1 / 26

JAPÃO

JAPÃO. Tradição, cultura e Gastronomia. Tradição.

metea
Download Presentation

JAPÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. JAPÃO Tradição, cultura e Gastronomia

  2. Tradição O respeito às raízes e a harmonia com a natureza são tão fortes na tradição japonesa que nem sempre é preciso colocar em palavras. Esses conceitos estão naquilo que os olhos não vêem: na delicadeza do ikebana, no cuidado com um bonsai ou na energia do Shiatsu.

  3. Ikebana Ao arranjos florais ofertados aos deuses foram as primeiras manifestações do ikebana. O caráter estético passa a dividir espaço com o religioso a partir do século 14, nos altares budistas. O ikebana começa então a ganhar símbolos e significados.

  4. Chadô O chado ou caminho do chá é um ritual feito para servir o chá verde para os convidados. A cerimônia que dura cerca de quatro horas vai muito além do preparo da bebida. Todo o processo requer muita concentração. No Japão, a bebida veio da China por volta do século IX e consumida, a princípio, por monges e nobres.

  5. Gastronomia Ambientes saudáveis, uma estética impecável e um ambiente tranqüilo. Se até o início dos anos 90 a culinária japonesa era considerada exótica e restrita a poucos paladares, hoje cada vez mais brasileiros se rendem aos sabores do sushi, sashimi e tempurá. Mais que isso, a culinária nipônica e seus restaurantes, sejam mais tradicionais ou estilo fusion, ocupam, ao lado de produtos como shoyu, tofu e saquê.

  6. Restaurantes A culinária japonesa chegou ao Brasil junto com os imigrantes. Para manter a alimentação básica, inicialmente os pioneiros adaptaram seu cardápio aos ingredientes que tinham à mão nas fazendas. Quando migraram para as cidades, os japoneses passaram a cozinhar nos refeitórios das pensões no bairro da Liberdade. Em seguida, surgiram os primeiros restaurantes japoneses que ficaram concentrados no bairro típico. A partir dos anos 80 e 90, a culinária nipônica começa a se popularizar entre os brasileiros.

  7. A alimentação mais saudável e a estética impecável passam a atrair um número cada vez maior de freqüentadores de restaurantes que se espalharam pelos bairros nobres das principais capitais do país. Atualmente, os brasileiros podem saborear pratos típicos, ou versões mais modernas, como os da cozinha fusion, que mescla ingredientes nativos com comidas japonesas.

  8. Saquê É a mais tradicional bebida alcoólica japonesa, fabricada a partir da fermentação do arroz. A primeira produção teria sido feita no século III, em Nara. A bebida geralmente é servida quente e no começo das refeições. Diz-se que é a melhor companhia para os japoneses nos bons e maus momentos. No Brasil, a bebida demorou para ultrapassar as barreiras culturais e por muito tempo ficou restrita aos descendentes. Mas aos poucos acabou ganhando espaço nos bares e ainda ganhou uma versão abrasileirada, a caipirinha de saquê, ou saquerinha.

  9. Soja Umas das principais contribuições dos imigrantes para a alimentação dos brasileiros foi a introdução e disseminação dos derivados da soja. Um dos mais conhecidos é o shoyu, um molho salgado e escuro feito a partir da fermentação da soja. Desde os anos 80, seu consumo passou por uma explosão provocada principalmente pelo crescimento dos restaurantes japoneses no país.

  10. Outro produto que vem ganhando a preferência de muitos brasileiros, principalmente de mulheres que buscam uma alimentação mais saudável, e o tofu, também conhecido como queijo de soja.

  11. Mangá Mangáé a história em quadrinhos japonesa. Os traços mais comuns são os famosos olhos grandes, as pernas compridas e os cabelos espetados. Extremamente populares no Japão, onde vendem milhões de exemplares semanalmente, os mangás caíram no gosto dos brasileiros.

  12. Animê É a versão animada do mangá. Faz tanto sucesso quanto o mangá. A trilha sonora das séries animadas também fazem muito sucesso.

  13. Cosplay Contração das palavras “costume” e “play”, é o hábito de se vestir e fazer performances iguais aos personagens preferidos de animes, mangás, tokusatsu e videogames. As apresentações, cada vez mais elaboradas, incluem até diálogos em japonês e são o ponto alto de eventos de anime e mangá no Brasil. O principal concurso mundial e WCS – World CosplaySummit - , cuja final reúne duplas do mundo todo e é disputada anualmente no Japão.

  14. Cosplay Café

  15. Estabelecimento onde os atendentes trabalham vestidos de cosplay. Esse tipo de Café faz muito sucesso no bairro de Akihabara.

More Related