evolu o da sociedade da informa o em portugal n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Evolução da Sociedade da Informação em Portugal PowerPoint Presentation
Download Presentation
Evolução da Sociedade da Informação em Portugal

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 7
meliora-terris

Evolução da Sociedade da Informação em Portugal - PowerPoint PPT Presentation

74 Views
Download Presentation
Evolução da Sociedade da Informação em Portugal
An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Evolução da Sociedade da Informação em Portugal TSI Trabalho elaborado por: Eduardo Fernandes 22721 Pedro Sá 24138 Universidade PortucalenseDepartamento de Inovação, Ciência e Tecnologia

  2. Sociedade de Informação • Objectivo • Oferece um potencial para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, a eficiência empresarial e da organização social e politica. • Em 1994, o relatório de Bangeman marca a viragem da sociedade da informação na União Europeia.

  3. Situação em Portugal Em 1994, Portugal encontrava-se numa situação bastante precária face à penetração da sociedade de informação. • Baixa penetração das telecomunicações, das linhas RDIS e da televisão por cabo; • Baixo uso da Internet; • Poucos computadores nos lares dos portugueses;

  4. Com o passar dos anos, ou por iniciativas do governo, ou pelas tendências dessas tecnologias, como por exemplo, a adesão de Portugal à União Europeia, vieram ajudar a que as percentagens destas tecnologias começassem a aumentar. No entanto, não era o suficiente para nos colocar numa situação de desenvolvimento tecnológico não permitindo assim acompanhar a evolução da União Europeia.

  5. Portugal e o Novo Milénio • Com a chegada do novo milénio a União Europeia traçou objectivos na aposta da sociedade da informação. No entanto essa expectativa de avanço tecnológico acabou por não acontecer devido a uma hesitação operacional agravado pelo inicio das dificuldades orçamentais, que por sua vez afectou Portugal.

  6. Várias foram as iniciativas feitas pelos Governos que governaram Portugal, no entanto por falta de capacidade ou pelas dificuldades inerentes na sociedade, o nosso país só apresenta uma percentagem significativa no mundo das redes móveis e da banda larga colmatando o atraso, no entanto todas as outras tecnologias vieram a apresentar valores percentuais maiores mas nunca correspondendo ao esperado.

  7. Conclusão • Neste trabalho analisa-se o desenvolvimento da sociedade da informação e do conhecimento em Portugal. As estatísticas relativas aos períodos, inicial e final, evidenciam um desenvolvimento significativo em todos os indicadores da sociedade da informação nesse período. Contudo, nos indicadores relativos à rede móvel e ao crescimento da banda larga, Portugal recuperou o atraso e juntou-se ao grupo dos países desenvolvidos. Noutros indicadores persistiu o atraso. A Cimeira de Lisboa que projectou o país para além fronteiras, foi uma oportunidade perdida, em virtude de não ter sido seguida pela concretização empenhada dos poderes políticos, nos caminhos apontados naquele documento. No período 2000 a 2005, prometeu-se muito em termos de planos de acção e realizou-se pouco. Certamente, muito abaixo das expectativas criadas.