slide1 l.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
O Sistema Solar PowerPoint Presentation
Download Presentation
O Sistema Solar

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 25

O Sistema Solar - PowerPoint PPT Presentation


  • 110 Views
  • Uploaded on

O Sistema Solar. O Sistema solar tem nove planetas: . Mercurio Vênus Terra Marte Júpiter Saturno Urano Netuno Plutão. Disposição Planetária do Sistema Solar. O S O L.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'O Sistema Solar' - meli


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

O Sistema

Solar

slide2

O Sistema solar tem nove planetas:

Mercurio

Vênus

Terra

Marte

Júpiter

Saturno

Urano

Netuno

Plutão

slide4

OSOL

O Sol é a característica mais proeminente no nosso sistema solar. É o maior objeto e contém aproximadamente 98% da massa total do sistema solar. Seria necessárias cento e nove Terras para preencher o disco solar, e no seu interior poderiam caber para cima de 1.3 milhões de Terras. A camada exterior visível do Sol é chamada fotosfera e tem uma temperatura de 6,000°C (11,000°F). Esta camada tem um aspecto manchado devido às erupções turbulentas de energia à superfície.

slide6

O Sol e a Terra

O Sol é109X

maior!

slide7

CARACTERIZANDO

OS

PLANETAS

slide8

Mercúrio

Mercúrio teve o seu nome atribuído pelos romanos baseado no mensageiro dos deuses, de asas nos pés, porque parecia mover-se mais depressa do que qualquer outro planeta. É o planeta mais próximo do Sol, e o segundo mais pequeno do sistema solar. O seu diâmetro é 40% mais pequeno do que o da Terra e 40% maior do que o da Lua. É até mais pequeno do que Ganímedes, uma das luas de Júpiter e Titan uma lua de Saturno.Se um explorador andasse pela superfície de Mercúrio, veria um mundo semelhante ao solo lunar. Os montes ondulados e cobertos de poeira foram erodidos pelo constante bombardeamento de meteoritos. Existem escarpas com vários quilômetros de altura e centenas de quilômetros do comprimento. A superfície está ponteada de crateras. O explorador notaria que o Sol parece duas vezes e meia maior do que na Terra; no entanto, o céu é sempre negro porque Mercúrio praticamente não tem atmosfera que seja suficiente para causar a dispersão da luz. Se o explorador olhasse fixamente para o espaço, veria duas estrelas brilhantes. Veria uma com tonalidade creme, Vênus, e a outra azul, a Terra.

slide9

Vênus

Vênus, a jóia do céu, era conhecida pelos primeiros astrônomos como estrela da manhã e estrela da tarde. Esses astrônomos pensavam que Vênus era composta por dois corpos distintos. Vênus, a deusa romana do amor e da beleza, está coberta por uma espessa camada de nuvens em turbilhão.Os astrônomos referem-se a Vênus como o planeta irmão da Terra. São ambos semelhantes em dimensão, massa, densidade e volume. Vénus é muito diferente da Terra. Não tem oceanos e está envolto por uma atmosfera pesada composta principalmente por dióxido de carbono e quase sem vapor de água. As suas nuvens são compostas por gotas de ácido sulfúrico. Na superfície, a pressão atmosférica é 92 vezes a da Terra ao nível do mar.

Um dia Venusiano tem 243 dias Terrestres e é mais longo que o seu ano de 225 dias.

slide10

Terra

Lua é o seu satélite, A Terra é o único Planeta que encontramos fatores para o desenvolvimento da vida. Seu nome é em homenagem deusa romana considerada mãe do universo e de todos os deuses.

Da perspectiva na Terra, o nosso planeta parece ser grande e robusto, com um oceano interminável de ar. Do espaço, os astronautas muitas vezes têm a impressão de que a Terra é pequena, e tem uma fina e frágil camada de atmosfera. Para um viajante do espaço, as características que distinguem a Terra são as águas azuis, as massas de terra verdes e castanhas, e o conjunto de nuvens brancas contra um fundo negro.Muitos sonham em viajar pelo espaço e ver as maravilhas do universo. Na realidade, todos nós somos viajantes espaciais. A nossa nave é o planeta Terra, viajando a uma velocidade de 108.000 quilómetros (67.000 milhas) por hora.A Terra é o terceiro planeta a contar do Sol, a uma distância de 150 milhões de quilómetros (93,2 milhões de milhas). Demora 365,256 dias para girar em volta do Sol e 23.9345 horas para a Terra efectuar uma rotação completa. Tem um diâmetro de 12.756 quilómetros (7.973 milhas), apenas poucas centenas de quilómetros maior que o de Vénus. A nossa atmosfera é composta por 78 por cento de azoto, 21 por cento de oxigénio e 1 por cento de outros componentes.

slide11

Marte

Marte é o quarto planeta partindo do Sol e é normalmente referido como o Planeta Vermelho. As rochas, solo e céu têm uma tonalidade vermelha ou rosa. A cor vermelha característica foi observada por astrónomos ao longo da história. Os romanos atribuíram-lhe este nome, em honra ao deus da guerra. Outras civilizações deram-lhe nomes semelhantes. Os antigos egípcios chamaram-lhe Her Descher que significa o vermelho.

Atmosfera A atmosfera de Marte é bastante diferente da atmosfera da Terra. É composta principalmente por dióxido de carbono com pequenas porções de outros gases. Os seis componentes mais comuns da atmosfera são:Dióxido de Carbono (CO2): 95.32% Azoto (N2): 2.7% Árgon (Ar): 1.6% Oxigénio (O2): 0.13% Água (H2O): 0.03% Néon (Ne): 0.00025 % O ar marciano contém apenas cerca de 1/1,000 da água do nosso ar, mas mesma esta pequena porção pode condensar, formando nuvens que flutuam a uma grande altitude na atmosfera ou giram em volta dos vulcões mais altos.

slide12

Júpiter

Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol e é o maior no sistema solar. Se Júpiter fosse oco, caberiam mais de mil Terras no seu interior. Júpiter tem 16 satélites, quatro dos quais - Calisto, Europa, Ganímedes e Io - foram observados por Galileu já em 1610. Tem um sistema de anéis, que é muito ténue e totalmente invisível visto da Terra. É composta principalmente de hidrogénio e hélio, com pequenas porções de metano, amónia, vapor de água e outros componentes.

slide13

Saturno

Nome em homenagem ao deus romano da agricultura e ao tempo.

Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior no sistema solar com um diâmetro equatorial de 119,300 quilômetros (74,130 milhas). O seu dia dura 10 horas e 39 minutos, e demora cerca de 29.5 anos terrestres para dar a volta ao Sol. A atmosfera é principalmente composta por hidrogênio com pequenas quantidades de hélio e metano. Saturno é o único planeta menos denso do que a água (cerca de 30 porcento menos). A coloração amarela enevoada de Saturno é marcada por largas faixas atmosféricas semelhantes, mas mais fracas, às de Júpiter.O sistema de anéis de Saturno faz do planeta um dos mais belos objetos no sistema solar. Saturno tem 18 luas confirmadas, o maior número de satélites de qualquer planeta do sistema solar.

slide14

Urano

Urano é o sétimo planeta a partir do Sol e é o terceiro maior no sistema solar. Foi descoberto por William Herschel em 1781. Tem um diâmetro equatorial de 51,800 quilômetros (32,190 milhas) e órbita o Sol a cada 84.01 anos terrestres. A distância média ao Sol é 2.87 bilhões de quilômetros (1.78 bilhões de milhas). A duração de uma dia em Urano é 17 horas e 14 minutos. Urano tem pelo menos 21 luas. As duas maiores luas, Titânia e Oberon, foram descobertas por William Herschel em 1787.A atmosfera de Urano é composta por 83% de hidrogênio, 15% de hélio, 2% de metano e pequenas porções de acetileno e outros hidrocarbonetos. O metano na alta atmosfera absorve a luz vermelha, dando a Urano a sua cor azul-esverdeada..

slide15

Netuno

Visto do microscópio aparece como um pequeno ponto de luz verde azulado, cor lhe deu o nome de Netuno,.Deus romano do mar

Netuno é o planeta mais externo dos gigantes de gás. Se Netuno fosse oco, poderia conter cerca de 60 Terras. Netuno órbita o Sol a cada 165 anos. Tem oito luas, seis das quais foram descobertas pela Voyager. Um dia em Netuno dura 16 horas e 6.7 minutos. Os primeiros dois terços de Netuno são compostos por uma mistura de rocha fundida, água, amônia líquida e metano. O terço externo é uma mistura de gases aquecidos compostos por hidrogênio, hélio, água e metano. O metano dá a Netuno a sua cor de nuvem azul. É um planeta gelado, composto por quatro anéis e oito satélites.Netuno é um planeta dinâmico com diversas manchas grandes e escuras, lembrando as tempestades. Os ventos mais fortes de qualquer planeta foram medidos em Netuno.

slide16

PLUTÃO

Apesar de Plutão ter sido descoberto em 1930, informações limitadas em relação a este planeta distante provocaram um atraso na compreensão das suas características. Atualmente Plutão é o único planeta que ainda não foi visitado por uma sonda, no entanto a existência de cada vez mais informações está a abrir-nos este planeta peculiar. É o menor e o mais novo planeta do sistema seu tamanho é inferior ao da lua. O nome é em homenagem ao deus romana dos mortos.

slide19

Nossa Galáxia

A Vía Láctea

Esta imagem da nossa galaxia, a Via Láctea, No sistema solar a parte da Vía Láctea, a parte que se ve é um distante aglomeramento de estrelas ao centro da Galáxia.

slide20

Galaxia Andrómeda, M31

A Galaxia Andrómeda, M31, está localizada a 2.3 milhões de anos luz de distância, sendo a maior galaxia da nossa Vía Láctea. M31 domina um pequeno grupo de galaxias. Pode ser vista como uma simples nuvem em forma de uma mancha lunar. Assim como a Vía Láctea, M31 é um disco gigante de estrelas em forma de espiral, com una concentração central nebulosa de estrelas velhas. é sabido a muito tempo que M31 tem um agrupamento luminoso e simultáneamente denso de um milhão de estrelas em volta de seu centro de forma concentrada esférica.)

slide21

As constelações: conjuntos de estrelas angularmente próximas, SEM vínculo físico entre elas

Órion

slide23

Tipos de

eclipse solar:

Total

Parcial

Anular

slide25

A minha visão do nosso planeta era um relance de divindade.

-Edgar Mitchell, EUA

Sargimara Gomes dos Santos

Agosto /2004

Sargimara@hotmail.com