Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Período Napoleônico 1799-1815 PowerPoint Presentation
Download Presentation
Período Napoleônico 1799-1815

Período Napoleônico 1799-1815

119 Views Download Presentation
Download Presentation

Período Napoleônico 1799-1815

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Período Napoleônico 1799-1815

  2. CONSULADO - 1799-1804: Napoleão consolidou as conquistas burguesas e abriu o caminho para o desenvolvimento capitalista francês encerrando o ciclo revolucionário. Assinou a paz de Amiens com os adversários: Inglaterra, Áustria e Prússia.

  3. Criou o Banco da França, tarifas de alfândegas e a Sociedade Nacional de Fomento à Indústria, criou a nova moeda, o Franco, fez reforma no ensino, o Código Civil, centralizou a Administração, fez a paz com a Igreja, através de uma Concordata em 1801, tornando a religião Católica oficial na França - o clero era mantido pelo Estado e em troca endeusava Napoleão.

  4. IMPÉRIO-1804-1814 Através de um plebiscito o povo francês aclamou Napoleão tornou-se Cônsul - Imperador Vitalício - volta a Monarquia . Inglaterra não queria concorrentes, mais guerras entre os dois, vence Napoleão .

  5. Nesse período Napoleão: controlou a Educação tirando aulas de Filosofia, controlando o conteúdo de História, suprimiu os direitos individuais estendeu seu Imperialismo a quase toda Europa, possuíao melhor exército. • Em 1805 enfrentou a 3ª Coligação contra: Rússia, Inglaterra, Áustria e Espanha. • Vence Napoleão extinguindo o Império Romano-Germânico e criando a Confederação do Reno.

  6. Em 1906 , Napoleão decreta o Bloqueio Continental contra a Inglaterra , ou seja , ninguém do continente europeu deveria comerciar com os ingleses. • Quem não atendeu foi invadido, como Espanha, Itália; Portugal e Rússia em 1807 e por volta de 1812, auge do período, quase todo o território europeu estava sob o controle de Napoleão. • Na Espanha, Napoleão colocou seu irmão. Na Itália, seu sobrinho. • Os demais países que desobedeceram, Napoleão invadiu.

  7. Em 1813, na 6ª Coligação contra Prússia, Inglaterra, Rússia e Áustria são vencidos na Batalha de Leipzig - Tratado de Fontainebleau.

  8. Campanha na Rússia

  9. Napoleão foi preso em 1814. Exilado na ilha de Elba, abria mão do trono francês e receberia uma pensão de dois milhões de francos anuais e plena soberania na ilha de Elba – Córsega - de onde fugiu e voltou ao poder da França por mais cem dias.

  10. GOVERNO DOS CEM DIAS - TRÊS MESES EM 1815: Nesse curto período Napoleão entrou em guerra de novo com russos e ingleses, era a 7ª Coligação, onde foi definitivamente vencido na Batalha de Waterloo em 1815.

  11. Foi exilado na de Santa Helena , colônia inglesa no Atlântico - sul da África onde morreu em 1821.

  12. Com a sua morte, houve a restauração da Dinastia dos Bourbons no poder da França, mas o país nunca mais seria o mesmo, havia começado o Capitalismo e os avanços sociais da Revolução se espalharam por outros países. Luís XVIII

  13. CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA: Terminadas as Guerras napoleônicas, os vencedores começaram a reorganizar o mapa europeu ao voltar as fronteiras para os antigos marcos.

  14. Foi criado o princípio da Legitimidade, os reis depostos voltaram ao poder, era a volta do poder Reacionário - restauração, enfim dividir o continente e as colônias francesas do além mar: a Inglaterra obteve: Malta, a região do Cabo - Áf. do Sul, Ceilão, Guiana. • Para consolidar essas decisões criaram a Santa Aliança - Princípio da Solidariedade- que invadiria qualquer país que tentasse alguma Revolução Burguesa, era uma resistência à chegada definitiva do capitalismo.