1 / 15

REUNIÃO DATA: 04/04/11

REUNIÃO DATA: 04/04/11. PAUTA: 1- Atividade de reflexão: Definir Alfabetização e Letramento 2- Texto e Discussão : A Reinvenção da Alfabetização 3 - Retomando Conceitos – Alfabetização e Letramento 4- Proposta Pedagógica – Eixos Norteadores 5- Avaliação . ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.

meg
Download Presentation

REUNIÃO DATA: 04/04/11

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. REUNIÃO DATA: 04/04/11 PAUTA: 1- Atividade de reflexão: Definir Alfabetização e Letramento 2- Texto e Discussão : A Reinvenção da Alfabetização 3- Retomando Conceitos – Alfabetização e Letramento 4- Proposta Pedagógica – Eixos Norteadores 5- Avaliação

  2. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

  3. CONTEXTUALIZAÇÃO • MEADOS DE 1980 – Discussão do letramento no Brasil e simultaneamente em países como Estados Unidos e França. • FIM DOS ANOS 1970 – Proposta da Organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de ampliação do conceito de literate para functionally (função da alfabetização)

  4. As pesquisas no início dos anos 1980 nos Estados Unidos mostravam que o problema não estava no fato de não saber ler e escrever e sim no não domínio de competências de uso da leitura e da escrita. • A questão que aqui era: o domínio precário de competências de leitura e de escrita necessárias para a participação em práticas sociais letradas e as dificuldades no processo de aprendizagem do sistema de escrita, ou da tecnologia da escrita – são tratados de forma independente, o que revela o reconhecimento de suas especificidades e uma relação de não-causalidade entre eles. • A alfabetização mantém sua especificidade no contexto das discussões sobre problemas de domínio de habilidades de uso da leitura e da escrita – problemas de letramento

  5. O despertar para a importância e necessidade de habilidades da leitura e da escrita tem sua origem vinculada à aprendizagem inicial da escrita, desenvolvendo-se basicamente a partir de um questionamento do conceito de alfabetização. O conceito de alfabetização e letramento se mesclam, se superpõem, frequentemente se confundem. E no Brasil....

  6. Portanto... • A discussão do letramento em países como Estados Unidos e França se fez e faz de forma independente em relação à discussão da alfabetização. • No Brasil a discussão do letramento surge sempre enraizada no conceito de alfabetização, levando a uma inadequada e inconveniente fusão de dois processos, com prevalência do conceito de letramento, conduzindo a um certo apagamento da alfabetização.

  7. O QUE É ALFABETIZAÇÃO? Etimologicamente o termo alfabetização não ultrapassa o significado de “levar a aquisição do alfabeto”, ou seja, ensinar o código da língua escrita, ensinar as habilidades de ler e escrever; Processo de aquisição do sistema convencional de uma escrita alfabética e ortográfica” (SOARES, 2003, Revista Brasileira de Educação).

  8. O QUE É LETRAMENTO? • Do ponto de vista social, o letramento é um fenômeno cultural relativo às atividades que envolvem a língua escrita.  A ênfase recai nos “usos, funções e propósitos da língua escrita no contexto social” (SOARES, 2006). • “O letramento abrange o processo de desenvolvimento e o uso dos sistemas da escrita nas sociedades, ou seja, o desenvolvimento histórico da escrita refletindo outras mudanças sociais e tecnológicas, como a alfabetização universal, a democratização do ensino, o acesso a fontes aparentemente ilimitadas de papel, o surgimento da internet.” (KLEIMAN, 2005).

  9. CONCLUINDO... • A entrada da criança no mundo da escrita ocorre simultaneamente por dois processos: 1- Pela aquisição do sistema convencional de escrita – a alfabetização 2- Pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita – o letramento Portanto são processos interdependentes, e indissociáveis: a alfabetização desenvolve-se no contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e de escrita, isto é, através de letramento, e este, por sua vez só pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relações fonema-grafema, isto é, em dependência da alfabetização.

  10. Dica para o Professor ... • “Alfabetize letrando sem descuidar da especificidade do processo de alfabetização, especificidade é ensinar a criança a aprender.O aluno precisa entender a tecnologia da alfabetização. Há convenções que precisam ser ensinadas e aprendidas, trata-se de um sistema de convenções com bastante complexidade. • O estudante (além de decodificar letras e palavras) precisa aprender toda uma tecnologia muito complicada: como segurar o lápis, escrever de cima pra baixo e da esquerda para a direita; escrever numa linha horizontal, sem subir ou descer. São convenções que os adultos letrados acham óbvias, mas que são difíceis para as crianças. ( Magda Soares)

  11. PROPOSTA PEDAGÓGICA EIXOS NORTEADORES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO

  12. PRINCÍPIO TEÓRICO METODOLÓGICO A proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Atibaia se assenta no princípio teórico histórico cultural de que a construção do conhecimento se dá através da interação do sujeito com o meio. (Vygotsky)

  13. EIXOS NORTEADORES(TEXTO ANEXO) Entendemos como eixos fundamentais: • Uma concepção de homem - que homem se quer formar para qual modelo de sociedade • E uma concepção de aprendizagem - o que ensinar e qual maneira de compreender e provocar a relação do ser humano com o conhecimento.

  14. Avaliação: Algumas considerações • A avaliação é um processo inerente ao trabalho escolar. • Supõe uma coleta de dados e informações, por meio de diferentes instrumentos de verificação, para saber se os objetivos previstos estão sendo atingidos. • A avaliação da aprendizagem escolar deverá estar a serviço das funções sociais da escola, dos objetivos de ensino, do projeto político pedagógico da escola, do currículo, das metodologias. • Os critérios de relevância dos alunos centram-se em dimensões qualitativas e quantitativa, ou seja,melhor qualidade da aprendizagem para todos os alunos, em condições iguais. • A quantificação, ou menção qualitativa, refere-se à utilização de alguma forma de medida a partir de critérios explicitados previamente.

  15. PORTANTO... De acordo com o Regimento Escolar Artigo 79 os procedimentos para a avaliação da aprendizagem deverá: 1- Assegurar o aprimoramento da aprendizagem; 2- Ser realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática; 3- Constar de registros sistemático e de no mínimo dois instrumentos diferentes; 4- Estar atrelado aos objetivos propostos de acordo com a programação curricular para cada ano; 5- Constar de registro em fichas de acompanhamento ( anexo I); 6- Registrada numa escala de zero a dez de acordo com os objetivos estabelecidos para cada Ano de Estudo;

More Related