slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
PROJETO RITU - Rede de Intercâmbio de conteúdos produzidos por TVs Universitárias PowerPoint Presentation
Download Presentation
PROJETO RITU - Rede de Intercâmbio de conteúdos produzidos por TVs Universitárias

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 12

PROJETO RITU - Rede de Intercâmbio de conteúdos produzidos por TVs Universitárias - PowerPoint PPT Presentation


  • 72 Views
  • Uploaded on

PROJETO RITU - Rede de Intercâmbio de conteúdos produzidos por TVs Universitárias Uma rede nacional de TV por Internet (IPTV) de alta velocidade integrando Universidades e Instituições de Ensino Superior Parceria RNP( MCT) – ABTU. ABTU

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'PROJETO RITU - Rede de Intercâmbio de conteúdos produzidos por TVs Universitárias' - maura


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1
PROJETO RITU

- Rede de Intercâmbio de conteúdos produzidos por TVs Universitárias

Uma rede nacional de TV por Internet (IPTV) de alta velocidade integrando Universidades e Instituições de Ensino Superior

  • Parceria RNP( MCT) – ABTU
slide2
ABTU
  • ABTU - 39 Instituições de Ensino Superior que produzem conteúdos educativos, científico, cultural, regional e distribuem através da TV a cabo, sinal aberto, Internet .
slide3
RNP
  • A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) -Programa Prioritário de Informática da Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (Sepin/MCT).
slide4
Sobre a RNP
  • Infra-estrutura que conecta todas as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) indicadas pela Secretaria de Educação Superior do MEC e os Institutos de Pesquisa do MCT, além das agências e órgãos dos dois Ministérios.
  • Conexão para outras instituições de ensino e pesquisa, museus, hospitais, organizações não-governamentais, instituições de fomento e assemelhadas, bibliotecas digitais, ensino e conferências a distância, entre outras.
slide5
Objetivo da RITU
  • Desenvolver uma solução técnica para troca de conteúdos e programação, no formato de vídeos digitais, entre as instituições produtoras de audiovisual afiliadas à ABTU e as Universidades federais ligadas à RNP ou ainda viabilizar outros projetos de distribuição de conteúdo em vídeo.
slide6
A RITU – Finalidades :
  • troca de programação entre TVs Universitárias através da rede RNP, possibilitando a criação de uma grade de programação única, ou um canal Universitário comum à todas Universidades;
  • otimizar o aproveitamento de conteúdo educacional, possibilitando uma maior qualidade na programação - as TVs compartilhariam parte de sua programação;
  • avaliar a performance da rede com grande tráfego de conteúdo audiovisual;
  • pesquisar as possibilidades de uso para EAD e desenvolvimento de novos formatos de conteúdo interativo;
slide7
RITU – objetivos estratégicos
  • estimular a parceria, a cooperação e a integração entre as TV’s universitárias visando uma produção audiovisual de qualidade, a experimentação estética e o desenvolvimento tecnológico;
  • criar um espaço independente para a educação através do audiovisual e para a promoção da cultura regional em nível nacional, ampliando a noção de socialização dos bens culturais e do conhecimento;
  • promover as condições para a construção de um acervo nacional das produções audiovisuais de caráter educativo (Acervo Audiovisual Educativo Brasileiro) e para a ampliação dos canais de divulgação.
slide8
RITU – Implantação
  • O projeto viabilizará o uso inovador do backbone “RNP2”, conhecida como “Internet 2”criando importantes demandas tecnológicas e sócio-econômicas.

(Nos últimos dois anos, a RNP, através do seu programa de Grupos de Trabalho, financiou o desenvolvimento e teste de um serviço piloto - codificação escalável e transmissão ao vivo e vídeo sob demanda)

slide9
Primeira Etapa: Contribuição e distribuição através da RNP
  • Cada emissora participante da RITU, digitaliza os programas escolhidos e envia o arquivo pela Internet através do serviço de transmissão de vídeo sob demanda da RNP até a TV UNISINOS. ( computador com uma placa de compressão e outra de descompressão em MPEG 2. Esta placa será responsável pela captura e compressão do material de áudio e vídeo produzidos).
  • toda a emissora de TV integrante da rede deverá possuir uma conexão com a RNP.
    • O serviço de vídeo sob demanda da RNP foi projetado de forma a desacoplar a taxa de codificação dos vídeos transmitidos da taxa de transmissão da conexão de rede utilizada.
slide11
Obrigado!

akieling@unisinos.br