1 / 19

PHD 5729

Simulao Matemtica. A simulao uma tcnica de modelagem que utilizada para aproximar o comportamento de um sistema no computador, representando todas as caractersticas essenciais do sistema por uma descrio matemtica ( Maas et al., 1962). . Os modelos de simulao matemtica, em re

marlow
Download Presentation

PHD 5729

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    2. Simulação Matemática A simulação é uma técnica de modelagem que é utilizada para aproximar o comportamento de um sistema no computador, representando todas as características essenciais do sistema por uma descrição matemática ( Maas et al., 1962).

    5. CONCEITOS FUNDAMENTAIS Simplificação do Sistema Preservação da Essência

    8. Em resumo- Modelos são ferramentas para: Auxiliar a compreensão do comportamento dos sistemas Prever resultados de alterações introduzidas nos sistemas Auxiliar a tomada de decisões sobre intervenções nos sistemas Gerar informações adicionais ou complementares

    11. O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO PASSA POR UMA SÉRIE DE PASSOS SEQUENCIAIS, RECURSIVOS E INTERRELACIONADOS. O Fenômeno. O entendimento de um fenômeno determina a que ponto se pode desenvolver um modelo aceitável, que forneça uma solução ao problema que se pesquisa.

    12. O Problema. Conhecido o fenômeno, é preciso delimitar o problema, ou seja definir quais variáveis e funções principais que se deve resolver para se responder às questões que são impostas.

    13. Objetivos, Restrições e Critérios Devem ser declarados, consistentes e objetivos. É o passo mais importante do processo de modelagem para que se possa testar o modelo e avaliar seus resultados.

    14. Definição do Modelo. Significa especificar todas as variáveis envolvidas, as equações que descrevem o processo, identificar os parâmetros, as condições iniciais, as condições de contorno e as propriedades. Ou seja, esse passo consiste na listagem completa das variáveis de entrada, nas intermediárias e nas variáveis de saída do modelo.

    15. Formulação e Verificação Formulação: É a seleção das equações matemáticas e algoritmos que reprentam os processos e as interrelações entre os componentes do sistema Verificação: É o processo de análise da estrutura, da lógica e da formulação das equações, para assegurar que o modelo represente adequadamenta a realidade.

    16. Calibração do Modelo. É o passo em que se fornecem valores numéricos para as variáveis, parâmetros, condições de contorno e iniciais, para verificar a concordância entre o fenômeno ou processo modelado e o real. O ajuste pode ser feito através da modificação dos parâmetros dentro de limites compatíveis com seus significados físicos

    17. Validação do Modelo. Com base em um conjunto de dados reais, verifica-se a aproximação dos resultados do modelo ao mundo real, não se alterando mais os parâmetros que foram definidos na etapa da calibração.

    18. Análise de Sensibilidade Testes destinados à análise de respostas do modelo a modificações de sua estrutura, da forma das equações que representam o processo, da discretização temporal e espacial, das condições iniciais e de contorno, dos parâmetros etc. Determina a importância de cada parâmetro.

    19. Avaliação e Simulação Avaliação: Consiste em uma série de testes que visam incorporar ou modificar alguns dos passos anteriores. É a etapa de refinamento Simulação. O modelo pode ser agora utilizado para os propósitos para os quais foi projetado

More Related