190 likes | 328 Views
Simulao Matemtica. A simulao uma tcnica de modelagem que utilizada para aproximar o comportamento de um sistema no computador, representando todas as caractersticas essenciais do sistema por uma descrio matemtica ( Maas et al., 1962). . Os modelos de simulao matemtica, em re
E N D
2. Simulação Matemática A simulação é uma técnica de modelagem que é utilizada para aproximar o comportamento de um sistema no computador, representando todas as características essenciais do sistema por uma descrição matemática ( Maas et al., 1962).
5. CONCEITOS FUNDAMENTAIS Simplificação do Sistema
Preservação da Essência
8. Em resumo-Modelos são ferramentas para: Auxiliar a compreensão do comportamento dos sistemas
Prever resultados de alterações introduzidas nos sistemas
Auxiliar a tomada de decisões sobre intervenções nos sistemas
Gerar informações adicionais ou complementares
11. O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO PASSA POR UMA SÉRIE DE PASSOS SEQUENCIAIS, RECURSIVOS E INTERRELACIONADOS. O Fenômeno. O entendimento de um fenômeno determina a que ponto se pode desenvolver um modelo aceitável, que forneça uma solução ao problema que se pesquisa.
12. O Problema. Conhecido o fenômeno, é preciso delimitar o problema, ou seja definir quais variáveis e funções principais que se deve resolver para se responder às questões que são impostas.
13. Objetivos, Restrições e Critérios Devem ser declarados, consistentes e objetivos. É o passo mais importante do processo de modelagem para que se possa testar o modelo e avaliar seus resultados.
14. Definição do Modelo. Significa especificar todas as variáveis envolvidas, as equações que descrevem o processo, identificar os parâmetros, as condições iniciais, as condições de contorno e as propriedades. Ou seja, esse passo consiste na listagem completa das variáveis de entrada, nas intermediárias e nas variáveis de saída do modelo.
15. Formulação e Verificação Formulação: É a seleção das equações matemáticas e algoritmos que reprentam os processos e as interrelações entre os componentes do sistema
Verificação: É o processo de análise da estrutura, da lógica e da formulação das equações, para assegurar que o modelo represente adequadamenta a realidade.
16. Calibração do Modelo. É o passo em que se fornecem valores numéricos para as variáveis, parâmetros, condições de contorno e iniciais, para verificar a concordância entre o fenômeno ou processo modelado e o real. O ajuste pode ser feito através da modificação dos parâmetros dentro de limites compatíveis com seus significados físicos
17. Validação do Modelo. Com base em um conjunto de dados reais, verifica-se a aproximação dos resultados do modelo ao mundo real, não se alterando mais os parâmetros que foram definidos na etapa da calibração.
18. Análise de Sensibilidade Testes destinados à análise de respostas do modelo a modificações de sua estrutura, da forma das equações que representam o processo, da discretização temporal e espacial, das condições iniciais e de contorno, dos parâmetros etc. Determina a importância de cada parâmetro.
19. Avaliação e Simulação Avaliação: Consiste em uma série de testes que visam incorporar ou modificar alguns dos passos anteriores. É a etapa de refinamento
Simulação. O modelo pode ser agora utilizado para os propósitos para os quais foi projetado