1 / 24

PROJETO LEGO MINDSTORMS EV3

PROJETO LEGO MINDSTORMS EV3. Manual de Instruções da Linguagem de Blocos LEGO Laboratório de Sistemas Embarcados e Críticos (LaSEC) Lucas Mitsuo Mandai. Setembro/2014. Sumário. Introdução Lego MindStorms EV3 Home Edition Como gerenciar o Projeto no software Conjunto de Instruções

margot
Download Presentation

PROJETO LEGO MINDSTORMS EV3

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROJETO LEGO MINDSTORMS EV3 Manual de Instruções da Linguagem de Blocos LEGO Laboratório de Sistemas Embarcados e Críticos (LaSEC) Lucas Mitsuo Mandai Setembro/2014

  2. Sumário • Introdução • Lego MindStorms EV3 Home Edition • Como gerenciar o Projeto no software • Conjunto de Instruções • Exemplos • Carregando seu programa no Brick

  3. Introdução • O Lego Mindstorms EV3 é muito mais do que um simples brinquedo ele é na verdade um kit de ampla utilidade concebido para fazer estudantes a pensarem sobre padrões e estruturas não apenas de robótica, mas também de programação e resolução de problemas de forma mais geral. • Para programar a Lego disponibiliza um software que oferece uma linguagem de programação em blocos onde cada um desses blocos apresenta funcionalidades que permitem a execução de comandos específicos permitindo uma interação fácil e intuitiva com o software. • Neste guia encontraremos um passo a passo de como começar a criar um projeto no EV3 software e uma breve descrição de seus principais blocos de comando.

  4. Lego MindStorms EV3 Home Edition A primeira vista o software LEGO MINDSTORMS EV3 Home Editon apresenta em seu Lobby uma variedade de opções como a área de Robot Missions onde você pode começar aprender, construir e programar os 5 principais modelos de robôs, a área que contém alguns vídeos de auxilio aos iniciantes e a área EV3 Help onde há um guia do software em geral, inclusive suas ferramentas e blocos programáveis . Neste manual trataremos apenas do que convém a criação de um projeto dando ênfase a familiarização do usuário com o ambiente de programação.

  5. Lego MindStorms EV3 Home Edition • Para começar a primeira coisa que deve ser feita é baixar e fazer a instalação do software. Para isso basta acessar o link do site da Fatec: • http://goo.gl/ozvqsH • ou baixar diretamente do site da Lego através do link: http://www.lego.com/en-us/mindstorms/downloads/software/ddsoftwaredownload/download-software/ • Por fim execute e instale o software normalmente seguindo as instruções.

  6. Como gerenciar o projeto no software Depois de abrir o EV3 Software o primeiro passo para dar inicio ao seu projeto é clicando em Add Project ou clicando no menu File e selecionando a opção New Project. Caso já tenha um projeto pronto basta ir no menu File e selecionar a opção Open Project. Após feito um desses procedimentos você será direcionado ao ambiente de programação

  7. Como gerenciar o projeto no software Para criar um programa selecione a aba na qual o bloco de comando que você deseja utilizar esteja localizado, em seguida clique no bloco e arraste até a tela de programação de forma a conecta-lo com o bloco Start. Adicione quantos blocos forem precisos, o seu programa será executado de acordo com a ordem em que seus blocos estão dispostos na tela (da esquerda para direita).

  8. Como gerenciar o projeto no software Após concluir seu projeto, para salvar clique no menu File no canto superior direito e selecione a opção Save Project As ou clique em Save Project na barra de ferramentas. Feito isso seu programa estará pronto para uso, agora é só conectar o Brick ao computador, transferir o programa para o robô e executá-lo .

  9. Conjunto de Instruções O EV3 software possui uma variedade de blocos programáveis permitindo criar diversas sequências de programação fazendo com que seu Lego Mindstorm possa se comportar das mais criativas e diferentes formas possíveis. Em seguida serão mostrados os blocos de comandos básicos para que você possa começar a elaborar seus primeiros programas e exercitar seus algoritmos utilizando o Mindstorm EV3.

  10. Conjunto de Instruções • Nome: Start • Descrição: O bloco Start marca o inicio da sequência de programação fazendo com que seu programa inicie automaticamente. Se o seu projeto não iniciar com o bloco Start nenhum bloco de comando será executado.

  11. Conjunto de Instruções • Nome: Medium Motor • Descrição: Localizado na aba Action (verde) O bloco Medium Motor controla o “motor médio” que é motor menos potente, porém mais rápido do Mindstorm EV3. • Parâmetros configuráveis: 1- Permite escolher o modo de rotação do motor , sendo eles: Off: Motor parado. On: Girar motor até que o próximo comando entre em ação. On for Seconds: Gira o motor por uma quantidade determinada de segundos. On for Degrees: Gira o motor por uma quantidade de graus determinada, sendo que 360 graus equivale a um giro completo. On for Rotations: Gira o motor por um quantidade de rotações. 2- Permite escolher a força que o motor irá girar, sendo que se usar valores negativos a rotação será inversa. 3- Permite escolher a quantidade de rotações, graus ou segundos que o motor executará dependendo do modo escolhido. 4- Permite escolher se depois que o comando for executado o motor parará instantaneamente ou por inércia. 5- Permite selecionar a porta na qual o motor esta conectado com o Brick (centro de controle do Lego Mindstorms EV3).

  12. Conjunto de Instruções • Nome: Large Motor • Descrição: Localizado na aba Action (verde) o bloco Large Motor Controla um único Large motor (motor grande usado para girar a roda do robô) possibilitando especificar a quantidade de força e giro de uma das rodas. • Parâmetros configuráveis: 1- Permite escolher o modo de rotação do motor (Off, On, On for Degrees, On for Seconds e On for Rotations). 2- Permite escolher a força que o motor irá girar. 3- Permite escolher a quantidade de rotações, graus ou segundos que o motor executará dependendo do modo escolhido. 4- Permite escolher se depois que o comando for executado o motor parará instantaneamente ou por inércia. 5- Permite selecionar a porta na qual o motor esta conectado com o Brick.

  13. Conjunto de Instruções • Nome: Move Steering • Descrição: Localizado na aba Action (verde) O Move Sterring controla dois Large Motors simultaneamente e possibilita configurar a direção em que você deseja que seu robô se locomova. • Parâmetros configuráveis: 1- Permite escolher o modo de rotação do motor (Off, On, On for Degrees, On for Seconds e On for Rotations). 2- Permite escolher a direção do robô, configura a intensidade da curva desejada. Se deixar o valor como zero o robô se locomoverá reto. 3- Permite escolher a força que o motor irá girar. 4- Permite escolher a quantidade de rotações, graus ou segundos que os motores executarão dependendo do modo escolhido. 5- Permite escolher se depois que o comando for executado os motores pararão instantaneamente ou por inércia. 6- Permite selecionar as portas na qual os motores estão conectado com o Brick.

  14. Conjunto de Instruções • Nome: Move Tank • Descrição: Localizado na aba Action (verde) Controla dois Large Motors , o que o difere do bloco Move Steering é que neste você pode escolher a força com que cada um dos motores funcionarão • Parâmetros configuráveis: 1- Permite escolher o modo de rotação do motor (Off, On, On for Degrees, On for Seconds e On for Rotations). 2- Permite escolher a força de cada um dos motores podendo por exemplo fazer com que uma roda gire para frente e a outra gire para trás 3- Permite escolher a quantidade de rotações, graus ou segundos que os motores executarão dependendo do modo escolhido. 4- Permite escolher se depois que o comando for executado os motores pararão instantaneamente ou por inércia. 5- Permite selecionar as portas na qual os motores estão conectado com o Brick.

  15. Conjunto de Instruções • Nome: Wait • Descrição:Localizado na aba Flow Control (laranja) o Wait faz seu programa esperar por alguma condição antes de poder continuar para o próximo bloco da sequência. • Parâmetros configuráveis: 1- Seleciona o modo de espera. Existe os modos de espera Time, Sensor Compare Modes e Sensor Change Modes. Modo Time: espera por um determinado período de tempo em segundos. Se for usar um Wait para um sensor então você poderá selecionar o modo Compare que espera até chegar a determinado valor de comparação ou selecionar o Change que espera até mudar para um novo valor determinado 2- Entrada de dados onde você pode especificar os valores de tempo, mudança e comparação entre parâmetros dos sensores

  16. Conjunto de Instruções • Nome: Loop • Descrição:Localizado na aba Flow Control (laranja) este bloco funciona como uma estrutura de repetição fazendo com que o conteúdo dentro dele se repita de acordo com a configuração definida, podendo se repetir por uma quantidade de tempo determinada, repetir para sempre ou até que atinja uma condição imposta pelos sensores. • Parâmetros configuráveis: 1- Permite escolher um nome para o Loop 2- Permite especificar qual a condição para finalizar o Loop

  17. Conjunto de Instruções • Nome: Switch • Descrição: O bloco Switch funciona como uma estrutura de decisão. Se a estrutura de decisão for verdadeira o Switch executará a sequência de programação da parte de cima se for falsa executará a sequência de programação da parte de baixo • Parâmetros configuráveis: 1- Escolhe qual modo de decisão o programa executará

  18. Conjunto de Instruções • Nome: Color Sensor • Descrição: Localizado na aba Sensor (amarela), o bloco Color Sensor é utilizado para comparar ou medir cor ou intensidade de luz • Parâmetros configuráveis: 1- Escolhe o modo que deseja utilizar o sensor de cor podendo medir (Measure) ou comparar (Compare) uma determinada cor, intensidade de luz refletida ou a intensidade de luz do ambiente. Também calibrar (Calibrate) o sensor definindo o mínimo e o máximo de intensidade de luz que o sensor deverá usar 2-entrada e saída de dados que mudarão dependendo do modo de comando escolhido.

  19. Conjunto de Instruções • Nome: Timer • Descrição: Localizado na aba Sensor (amarela), o Timer pode ser usado para medir e comparar intervalos de tempo em segundos. • Parâmetros configuráveis: 1- Escolhe o modo que queira que o timer seja executado, podendo medir (measure) um intervalo de tempo, comparar (compare) um intervalo de tempo ou resetar o tempo afim de que comece a contagem novamente 2-Entrada e saída de dados que dependerão do modo selecionado. Você pode entrar com valores que definiram o intervalo de tempo ou usar as saídas de dados para conectar o Timer com outros blocos utilizando os valores configurados.

  20. Conjunto de Instruções • Nome: Sound • Descrição: Localizado na aba Action (verde) este bloco permite que seu Brick emita sons de acordo com o modo escolhido que pode ser o Play File, Play Tone e Play note. • Parâmetros configuráveis: 1: Permite escolher os modos de sons Play file: neste modo você pode escolher arquivos de sons pré gravados disponibilizados em uma lista localizado no campo File Name. Play Tone: este modo permite tocar um tom de uma frequência sonora especifica Play Note: este modo permite tocar uma nota musical selecionada. 2: Entrada de dados onde você pode, por exemplo, configurar o volume, a frequência ou nota musical e o tipo de quantidade de vezes que o som será executado.

  21. Exemplos • Exemplo 1: • O exemplo acima utiliza os blocos Move Stereeing, Wait e Sound. • O primeiro bloco faz o robô andar para frente com 25% de sua força. O segundo bloco espera até que o sensor de cor reflita uma intensidade de luz menor que 30 (quanto mais perto do zero mais próximo da cor preta). O terceiro bloco para o robô e em seguida o quarto bloco faz ele dizer stop.

  22. Exemplos • Exemplo 2: • No exemplo acima foi utilizado o bloco de comando Loop e Move Steering • Esta sequência de programação fará o robô andar para frente com 25% de sua força durante duas rotações do motor completas e em seguida ele virará em torno do próprio eixo executando apenas um rotação de motor completa, como está dentro do loop esta sequência será executada repetidas vezes ilimitadamente fazendo com que o robô siga para varias direções diferentes.

  23. Exemplos Exemplo 3: Este programa utiliza os blocos Loop, Switch e Move Steering. Existe um Switch que usa o modo Compare Ambient Light Intensity do sensor de cor que está configurado para que se a luz do ambiente tiver uma intensidade maior que 20 o robô ande para frente e se a intensidade de luz do ambiente detectada pelo sensor de cor for menor que 20 então o robô para, ou seja, se a luz do ambiente estiver acesa o robô anda e se a luz estiver apagada o robô para. Isso ocorrerá ilimitadas vezes porque toda a sequencia de programação está dentro do bloco Loop .

  24. Carregando seu programa no Brick • Para poder executar seu programa é preciso passa-lo para o Brick. Você poderá fazer isso conectando o Brick com o computador através de um cabo USB ou utilizando tanto Bluetooth quanto Wi-Fi. • Neste caso usaremos a conexão via USB, para isso insira o conector mini USB na porta PC do Brick e insira o conector USB no computador. • Certifique-se de que o Brick está ligado e verifique no EV3 software a área Available Bricks se a conexão está estabelecida. • Agora basta clicar em Download para o seu programa ser transferido.

More Related