1 / 24

Noções de Comunicação

Comunicau00e7u00e3o

mara_magana
Download Presentation

Noções de Comunicação

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Preparação para Escolas Técnicas Profª. Mara Magaña COMUNICAÇÃO

  2. COMUNICAÇÃO • A comunicação é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim.

  3. SONS GESTOS LÍNGUA SIMBOLOS/ DESENHOS LINGUAGEM, LÍNGUA, FALA • LINGUAGEM: é todo sistema de sinais convencionais (símbolos linguísticos, sonoros, visuais, gestuais etc)que nos permite realizar atos de comunicação. • DIFERENTES LINGUAGENS

  4. A Linguagem pode ser verbal e não-verbal. a) verbal: aquela cujos sinais são as palavras linguagem escrita linguagem falada

  5. b)não-verbal: aquela que utiliza outros sinais que não as palavras. Exemplos: LIBRAS - Linguagem Brasileira de Sinais • As pessoas não se comunicam apenas por palavras. Os movimentos faciais e corporais, os gestos, os olhares, a entonação são também importantes: são os elementos não verbais da comunicação.

  6. A linguagem apresenta-se através de diferentes modalidades de expressão, as quais, na maioria das vezes, ocorrem conjuntamente. Exemplo de linguagem verbal e não-verbal (linguagem mista):

  7. LÍNGUAé o sistema de códigos linguísticos utilizados por um grupo social. Os indivíduos do grupo devem decodificar os signos para obter a mensagem e efetivar a comunicação. • FALAé o uso particular que o indivíduo pertencente a um grupo social faz da língua. A tirinha ao lado, de Angeli, mostra a realização da língua em uma situação concreta de uso feita por indivíduos pertencentes a uma determinada comunidade o que caracteriza a fala.

  8. PROCESSO DE COMUNICAÇÃO • Processo de comunicação é a forma comopartilhamos a informação, as ideias e as atitudes. • Todas as formas de comunicação envolvem pelo menos dois indivíduos ou duas entidades: a que envia a mensagem e a que a recebe.

  9. Em todo ato de comunicação estão envolvidos vários elementos : Elementos da comunicação • Emissor ou remetente: é aquele que emite a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo, uma empresa, uma instituição etc • Receptor ou destinatário: é aquele a quem se destina a mensagem. • Mensagem: é o objeto da comunicação, é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas. • Canal/suporte/portador/veículo: é o meio físico ou virtual que assegura a circulação da mensagem, por exemplo, ondas sonoras, no caso da voz. O canal deve garantir o contato entre o emissor e o receptor.

  10. Elementos da comunicação • 5. Código: é amaneira pela qual a mensagem se organiza. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc. O código deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e destinatário. • 6. Referente: é o assunto da mensagem.

  11. Veja que no texto da tirinha acima estão presentes todos os elementos do processo de comunicação há um emissor (Hagar), um receptor (Eddie Sortudo), uma mensagem (a fala das personagens), um referente (o contexto no qual se insere assunto sobre o qual falam), um canal de transmissão da mensagem (a língua escrita) e um código (a língua portuguesa). O processo acima descrito pode ser resumido pelo esquema a seguir

  12. Veja o texto a seguir: Caro Jorge,Amanhã não poderei ir à aula. Por favor, avise o professor que entregarei o trabalho na semana que vem.Joaquim No exemplo de comunicação, podemos perceber que uma pessoa (o emissor) escreveu alguma coisa a outra (o destinatário), dando uma informação (a mensagem). Para isso precisou de papel ou da tela do computador, transformou o que tinha a dizer em um código, (a língua - língua portuguesa). Todo sistema de comunicação é constituído por esse conjunto de elementos, que entra em jogo em cada ato de comunicação para assegurar a troca de informações.

  13. EXERCÍCIOS 1. A foto a seguir, da americana Margaret Bourke-White (1904-71), apresenta desempregados na fila de alimentos durante a Grande Depressão, que se iniciou em 1929. Além da preocupação com a perfeita composição, a artista, nessa foto, revela a) a capacidade de organização do operariado. b) a esperança de um futuro melhor para negros. c) a possibilidade de ascensão social universal. d) as contradições da sociedade capitalista. e) o consumismo de determinadas classes sociais.

  14. 2. O problema enfrentado pelo migrante e o sentido da expressão "sustança" expressos nos quadrinhos, podem ser, respectivamente, relacionados a a) rejeição / alimentos básicos. b) discriminação / força de trabalho. c) falta de compreensão / matérias-primas d) preconceito / vestuário. e) legitimidade / sobrevivência.

  15. 3. A atitude de Romeu em relação a Dalila re-vela a) compaixão. b) companheirismo. c) insensibilidade. d) revolta. e) sensatez

  16. O mercúrio onipresente (Fragmento) Os venenos ambientais nunca seguem regras. Quando o mundo pensa ter descoberto tudo o que é preciso para controlá-los, eles voltam a atacar. Quando removemos o chumbo da gasolina, ele ressurge nos encanamentos envelhecidos. Quando toxinas e resíduos são enterrados em aterros sanitários, contaminam o lençol freático. Mas ao menos acreditávamos conhecer bem o mercúrio. Apesar de todo o seu poder tóxico, desde que evitássemos determinadas espécies de peixes nas quais o nível de contaminação é particularmente elevado, estaríamos bem. [...]. Mas o mercúrio é famoso pela capacidade de passar despercebido. Uma série de estudos recentes sugere que o metal potencialmente mortífero está em toda parte — e é mais perigoso do que a maioria das pessoas acredita. Jeffrey Kluger. IstoÉ. nº 1927, 27/06/2006, p.114-115 4. A tese defendida no texto está expressa no trecho a) as substâncias tóxicas, em aterros, contaminam o lençol freático. b) o chumbo da gasolina ressurge com a ação do tem-po. c) o mercúrio apresenta alto teor de periculosidade para a natureza. d) o total controle dos venenos ambientais é impossí-vel. e) a utilização do veneno para fins terapêuticos, o que salvaria muitas vidas.

  17. 5. Leia abaixo a tira de Luís Fernando Veríssimo, publicada no jornal "O Estado de S. Paulo" de 16/7/2000, e explique como se dá o efeito cômico

  18. 6. Em julho de 1998, a sociedade brasileira tomou conhecimento pela imprensa de que as pílulas anticoncepcionais comercializadas por um determinado laboratório durante um certo período haviam sido fabricadas à base de farinha de trigo e não continham as substâncias que deveriam constituir seu princípio ativo. A charge a seguir é alusiva a esse fato. Segundo o noticiário, qual era a relação entre farinha e pílulas anticoncepcionais? Como esta relação aparece na charge? b) O que sugere a expressão "depois que virar pizza", no segundo balão? c) Para responder a b), o leitor deve considerar uma expressão idiomática que não está no texto e que inclui a palavra "pizza". Qual é a expressão e o que ela significa?

  19. 7. Em matéria publicada na revista "Carta Capital", em 2 ago. 2010, o jornalista Carlos Leonam informava seus leitores sobre a divulgação, pela Internet, do interesse dos EUA em transformar o Pantanal e a Amazônia em "área de controle internacional". Atentando para o vocabulário, veja abaixo a manchete e a submanchetedesse texto e, em seguida, responda às questões. a) Nas frases acima, quais são as expressões cujo sentido está relacionado às palavras "interesse" e "cobiça"? b) Conforme o uso cotidiano dessas expressões, o que é possível inferir acerca da opinião do autor sobre o assunto do texto?

  20. 8. As melhores leis a favor das mulheres de cada país-membro da União Europeia estão sendo reunidas por especialistas. O objetivo é compor uma legislação continental capaz de contemplar temas que vão da contracepção à equidade salarial, da prostituição à aposentadoria. Contudo, uma legislação que assegure a inclusão social das cidadãs deve contemplar outros temas, além dos citados. São dois os temas mais específicos para essa legislação: a) aborto e violência doméstica. b) cotas raciais e assédio moral. c) educação moral e trabalho. d) estupro e imigração clandestina. e) liberdade de expressão e divórcio.

  21. (...) Que importa que uns falem mole descansado Que os cariocas arranhem os erres na garganta Que os capixabas e paroaras* escancarem as vogais? Que tem se o quinhentos réis meridional Vira cinco tostões do Rio pro Norte? Junto formamos este assombro de misérias e grandezas Brasil, nome de vegetal! (...) * paroara– nordestino que vive na Amazônia. Mário de Andrade. Poesias completas. 6ª ed. São Paulo: Martins Editora, 1980. 9. O texto poético ora reproduzido trata das diferenças brasileiras no âmbito. a) étnico e religioso. b) linguístico e econômico. c) racial e folclórico. d) histórico e geográfico. e) literário e popular.

  22. As questões 10 e 11 referem-se ao texto abaixo VIDE VERSO MEU ENDEREÇO Falado: Seu Gervásio, se o doutor José Aparecido aparecer por aqui, o senhor dá esse bilhete a ele, viu? Pode ler, não tem segredo nenhum. Pode ler, seu Gervásio. Venho por meio dessas mal traçadas linhas Comunicar-lhe que fiz um samba pra você No qual quero expressar toda minha gratidão E agradecer de coração tudo o que você me fez. Com o dinheiro que um dia você me deu Comprei uma cadeira lá na Praça da Bandeira Ali vou me defendendo Pegando firme, dá pra tirá mais de mil por mês. Casei, comprei uma casinha lá no Ermelindo Tenho três filhos lindos, dois são meus, um é de criação. Eu tinha mais coisas pra lhe contar Mas vou deixar pra uma outra ocasião. Não repare a letra, a letra é de minha mulher. Vide verso meu endereço, apareça quando quiser. 10. Em "Casei, comprei uma casinha lá no Ermelindo", o diminutivo no substantivo expressa, além de tamanho e carinho, o sentido de a) penúria. b) humilhação. c) simplicidade. d) pobreza. e) ironia.

  23. 11. Considere as afirmações: I. O poeta afirma que o samba é uma forma de agradecimento ao doutor José Aparecido, pelo que este lhe fez. Por não haver referências a uma eventual cobrança do dinheiro, vê-se que se trata de um autêntico gesto de solidariedade. II. A insistência do poeta em falar sobre sua vida, descrevendo-a muito positivamente, é uma tentativa de sobrepor-se ao doutor José Aparecido, que lhe é socialmente superior. III. É flagrante a diferença que o poeta dá ao tratamento a Gervásio e José Aparecido: o primeiro é displicentemente chamado de seu Gervásio; o segundo, respeitosamente, de doutor José Aparecido. Está correto apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) I e III.

More Related