slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Oração do Terço PowerPoint Presentation
Download Presentation
Oração do Terço

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 71

Oração do Terço - PowerPoint PPT Presentation


  • 105 Views
  • Uploaded on

Oração do Terço. Ano A - Batismo do Senhor. Cântico D e Entrada. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen ! A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

Oração do Terço


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Presentation Transcript
    1. Oração do Terço

    2. Ano A- Batismo do Senhor

    3. Cântico De Entrada

    4. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.Ámen! A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os Santos Mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)

    5. Confessemos os nossos pecados: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões,(batendo no peito)por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ámen!

    6. Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.

    7. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória.

    8. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo;

    9. só Vós, o Senhor; só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Ámen

    10. ORAÇÃO COLECTA Deus eterno e omnipotente, que proclamastes solenemente a Cristo como vosso amado Filho quando era batizado nas águas do rio Jordão e o Espírito Santo descia sobre Ele, concedei aos vossos filhos adoptivos, renascidos pela água e pelo Espírito Santo, a graça de permanecerem sempre no vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

    11. 1ª Leitura «Eis o meu servo, enlevo da minha alma» Is 42, 1-4.6-7

    12. LEITURA I Is 42, 1-4.6-7 Leitura do Livro de Isaías Diz o Senhor: «Eis o meu servo, a quem Eu protejo, o meu eleito, enlevo da minha alma. Sobre ele fiz repousar o meu espírito, para que leve a justiça às nações. Não gritará, nem levantará a voz, nem se fará ouvir nas praças; não quebrará a cana fendida, nem apagará a torcida que ainda fumega: proclamará fielmente a justiça.

    13. LEITURA I Is 42, 1-4.6-7 Não desfalecerá nem desistirá, enquanto não estabelecer a justiça na terra, a doutrina que as ilhas longínquas esperam. Fui Eu, o Senhor, que te chamei segundo a justiça; tomei-te pela mão, formei-te e fiz de ti a aliança do povo e a luz das nações, para abrires os olhos aos cegos, tirares do cárcere os prisioneiros e da prisão os que habitam nas trevas». Palavra do Senhor. Graças a Deus

    14. Salmo

    15. Salmo 28 (29), 1a.2.3ac-4.3b.9b-10 (R. 11b) Refrão: O Senhorabençoará o seupovonapaz. OuRefrão: O SENHOR ABENÇOARÁ O SEU POVO, O SENHOR ABENÇOARÁ O SEU POVO NA PAZ

    16. 2ª Leitura «Deus ungiu-O com o Espírito Santo» Actos 10, 34-38

    17. LEITURA II Atos 10, 34-38 Leitura dos Atos dos Apóstolos Naqueles dias, Pedro tomou a palavra e disse: «Na verdade, eu reconheço que Deus não faz acepção de pessoas, mas, em qualquer nação, aquele que O teme e pratica a justiça é-Lhe agradável. Ele enviou a sua palavra aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.

    18. LEITURA II Atos 10, 34-38 Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do baptismo que João pregou: Deus ungiu com a força do Espírito Santo a Jesus de Nazaré, que passou fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos pelo demónio, porque Deus estava com Ele». Palavra do Senhor. Graças a Deus

    19. Aclamação Aleluia. Abriram-se os céus e ouviu-se a voz do Pai: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».

    20. Evangelho «Depois de ter sido batizado, Jesus viu o Espírito de Deus descer sobre Si» Mt 3, 13-17

    21. EVANGELHO Mt 3, 13-17 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós. Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus Gloria a Vós, Senhor!

    22. EVANGELHO Mt 3, 13-17 Naquele tempo, Jesus chegou da Galileia e veio ter com João Baptista ao Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se, dizendo: «Eu é que preciso de ser batizado por Ti e Tu vens ter comigo?». Jesus respondeu-lhe: «Deixa por agora; convém que assim cumpramos toda a justiça». João deixou então que Ele Se aproximasse.

    23. EVANGELHO Mt 3, 13-17 Logo que Jesus foi batizado, saiu da água. Então, abriram-se os céus e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre Ele. E uma voz vinda do céu dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência». Palavra da salvação. Gloria a Vós, Senhor.

    24. Jesus foi batizado no rio Jordão no local de Betabara, o vau onde o povo de Israel, guiado por Josué , atravessou o rio e entrou na Terra Prometida. Este é ponto mais baixo da terra, 400 m abaixo do nível do mar. A escolha de iniciar ali a vida pública de Jesus não foi casual. Ele abaixou-se até ao abismo por nós.No tempo de Jesus, muitas seitas religiosas praticavam o batismo. A primeira condição para receber o batismo era reconhecer-se pecador. É por este motivo que os fariseus e os saduceus, o povo eleito de Deus, que se consideravam justos, achavam não precisar dele. Ao ser batizado por João,

    25. Jesus entra na fila dos pecadores e santifica as águas, para que o seu futuro batismo purifique dos pecados e dê o Espírito Santo. No rio Jordão revelaram-se pela primeira vez as três pessoas de Trindade. O céu abriu-se e saiu uma voz. O Deus Pai revelou oficialmente ao mundo que Jesus é o Seu Filho. Nesse momento de entrega do Filho ao mundo, Deus Pai declara: “Este é o meu Filho muito amado no qual ponho todo o meu agrado”. “O muito amado”, é uma referência à história de Abraão, disposto a oferecer por amor o seu único filho Isaac. Deus Pai já tinha decidido entregar o Seu único Filho para salvação do mundo.

    26. Nos últimos séculos antes de Cristo, o povo de Israel teve a sensação de que o céu se fechara; indignado pelos pecados e infidelidade do seu povo, Deus retirara-se para o seu mundo, deixara de enviar profetas e parecia ter quebrado o diálogo com o homem. No batismo de Jesus, Deus abriu o céu e nunca mais o há-de fechar. Acabou para sempre a inimizade entre o céu e a terra.No fim do dilúvio uma pomba voltou para o barco de Noé com um ramo de oliveira e tudo recomeçou em paz. No batismo de Jesus no rio Jordão, apareceu uma pomba e a paz voltou a reinar no mundo.

    27. Quando Moisés saiu com o povo do Mar Morto ele ficou cheio do espirito de Deus. No batismo o Espirito Santo desceu sobre Jesus e encontrou a Sua morada. No batismo tornamo-nos também a morada do Espirito Santo e deixamo-nos ser conduzidos por Ele a fim de realizar uma missão como a de Cristo.O dia do nosso batismo é o mais importante na nossa vida, pois nele recebemos a fé e a graça. O batismo dá nos o direito de receber os outros sacramentos. O batismo é a porta por onde entramos na Igreja. Cristo tomou posse da nossa alma no momento em que fomos batizados.

    28. Por isso desde cedo a Igreja pediu aos pais que batizassem os seus filhos logo que possível. Muitas crianças foram privadas pelos seus próprios pais, já cristãos, do maior dom da sua vida, considerando-o um atentado contra a liberdade da criança. Mas não é. Foi uma ofensa dar-lhe a vida natural, alimentá-la, limpá-la, curá-la, quando ela própria não podia pedir esses bens? Por ignorância e por uma fé adormecida pode-se deixar o batismo para mais tarde.No batismo recebemos um pano branco como símbolo da pureza. Qual é o estado deste pano Branco?

    29. Se temos pecados, confessemo-los, se encontramos defeitos na vida, mudemos. Se nos sentimos bem, continuemos fazendo bem a todos. Deus vos abençoe e proteja para serem santos.Assim Seja!

    30. « Procuremos ser guiados pelo Espirito Santo em Todos os Momentos da nossa vida» Meditação

    31. Credo

    32. Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra De todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação

    33. desceu dos céus (Faz-se inclinação) E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai.

    34. De novo há-de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo. Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas.

    35. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo Para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e vida do mundo que há-de vir. Ámen.

    36. Oração Universal

    37. Irmãs e irmãos em Cristo: Recordando o Batismo de Jesus, o Filho muito amado de Deus Pai, oremos pelos homens e as mulheres de toda a terra, dizendo confiadamente: Ouvi-nos Senhor Pela santa Igreja do Oriente e do Ocidente, pelos ministros do Evangelho e do Baptismo pelas crianças, por seus pais e seus padrinhos, oremos, irmãos. Ouvi-nos Senhor

    38. Pelos catecúmenos jovens e adultos, pelos eleitos, que são o enlevo do Senhor e pelos grupos cristãos que os acompanham, oremos, irmãos. Ouvi-nos Senhor Pelos que são baptizados neste dia ou confirmados pelo Espírito, o Dom de Deus, e pelos que procuram ser fiéis ao seu Baptismo, oremos, irmãos. Ouvi-nos Senhor

    39. Pelas famílias cristãs, pequenas Igrejas em cada lar, • pelos que buscam a Deus com rectidão • e por aqueles que se sentem oprimidos pelo Demónio, oremos, irmãos. • Ouvi-nos Senhor • Por todos nós que recebemos o Baptismo, • pelos que estão em graça e paz com Deus • e por aqueles que entre nós vivem nas trevas, • oremos, irmãos. • Ouvi-nos Senhor

    40. Senhor, nosso Deus, reavivai em nós, pelo Espírito Santo, o dom e a alegria do Batismo, para que Vos chamemos nosso Pai e nos sintamos, de verdade, vossos filhos. Por Cristo, nosso Senhor. Ámen.

    41. Ofertório

    42. CanticoOfertorio

    43. Orai, Irmãos para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso. Todos: receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para honra e glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja

    44. (Todos de pé) ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS Aceitai, Senhor, os dons que a Igreja Vos oferece, ao celebrar a manifestação de Cristo vosso Filho, para que a oblação dos vossos fiéis se transforme naquele sacrifício perfeito que lavou o mundo de todo o pecado. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

    45. Prefácio • V. O Senhor esteja convosco. • R. Ele está no meio de nós. • V. Corações ao alto. • R. O nosso coração está em Deus. • V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. • R. É nosso dever, é nossa salvação.

    46. Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte: Nas águas do rio Jordão, realizastes prodígios admiráveis, para manifestar o mistério do novo Baptismo: do Céu fizestes ouvir uma voz, para que o mundo acreditasse que o vosso Verbo estava no meio dos homens; pelo Espírito Santo, que

    47. desceu em figura de pomba, consagrastes Cristo vosso Servo com o óleo da alegria, para que os homens O reconhecessem como o Messias enviado a anunciar a boa nova aos pobres. Por isso, com os Anjos e os Santos do Céu, proclamamos na terra a vossa glória, cantando numa só voz:

    48. Santo

    49. Sac: Vós, Senhor, sois verdadeiramente santo, sois a fonte de toda a santidade. ….. Santificai estes dons, derramando sobre eles o Vosso Espírito, de modo a que se convertam para nós, no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.