universidade estadual do maranh o uema bacharelado em administra o n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração PowerPoint Presentation
Download Presentation
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 14

Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração - PowerPoint PPT Presentation


  • 64 Views
  • Uploaded on

Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração. Administração Financeira e Orçamento Empresarial. 2013.1. CUSTOS.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração' - majed


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
universidade estadual do maranh o uema bacharelado em administra o

Universidade Estadual do Maranhão – UEMABacharelado em Administração

Administração Financeira

e Orçamento Empresarial

2013.1

custos
CUSTOS

À medida que a concorrência fica mais acirrada, estão sendo desenvolvidos novas formas ou novos métodos de custos. Os mais conhecidos são: Custeio por Absorção e Custeio Direto. Novos métodos tem sido desenvolvidos o Custeio ABC (ActivityBasedCosting) ou Custeio Baseado em Atividades, Custeio Kaisen, Custeio Alvo.

custeio por absor o
Custeio por Absorção

Neste método todos os custos de produção ou fabricação são atribuídos aos produtos, sejam eles diretos e indiretos, sendo que os indiretos são através de rateios. Sendo assim os custos fixos e variáveis são absorvidos pelos produtos.

custeio direto
Custeio Direto

Neste método os custos atribuídos aos produtos são somente os diretos e os indiretos levados a resultado como custo do período. Desta forma então só os custos variáveis são apropriados aos produtos, os fixos são levados ao resultado como as despesas.

considera es
Considerações

A Fábrica engloba vários departamentos como, por exemplo: Administração da Fábrica, Almoxarifado, PCP (Planejamento e Controle da Produção) engenharia, que são tidos como departamentos de apoio e os departamentos produtivos que varia de empresa para empresa, sendo que todos os gastos nestas áreas são tidos como Custos.

considera es1
Considerações

A Administração engloba os departamentos de Recursos Humanos, CPC (Centro de Processamento de Dados), Contabilidade, Finanças etc.

Comercial, engloba os departamentos de vendas, marketing, propaganda e publicidade, atendimento aos clientes etc.

Os gastos nas áreas Administrativas e Comerciais são tidos como Despesas.

classifica es dos custos
Classificações dos Custos

Diretos são custos que podemos identificar a quantidade aplicada ao produto. Podemos citar a Matéria-Prima que podemos quantificar o que foi consumida no produto. Outro custo é a Mão-de-Obra direta que pode ser identificada pela quantidade de horas que utilizamos.

classifica es dos custos1
Classificações dos Custos

Indiretos são os custos que não são possíveis identificar a quantidade aplicada no produto e apropriamos estes custos aos produtos através de rateios. Podemos citar como exemplo de custos indiretos o Aluguel, Salários de Diretores e Gerentes da Fábrica ( inclusive os seus devidos encargos ), Leasing de Máquinas etc.

classifica es dos custos2
Classificações dos Custos

Fixos são aqueles que dentro de um mês ou outra unidade de tempo assumem determinado valor independentemente da empresa Ter um nível de atividade maior ou menor. Podemos citar como exemplo de Custos Fixos, Aluguel, Salários de Diretores e Gerentes da Fábrica (inclusive os seus encargos), Leasing de Máquinas etc.

classifica es dos custos3
Classificações dos Custos

Variáveis são aqueles que dentro de um mês ou outra unidade de tempo, tem o seu valor determinado diretamente ao nível de atividade da empresa. Podemos citar como exemplo de Custos Variáveis, consumo de matéria-prima, consumo de material de embalagem etc.

classifica es dos custos4
Classificações dos Custos

Semivariáveis são aqueles que têm uma parcela fixa e outra variável, eles se comportam até um certo momento como fixos e depois se comportam como variáveis. Podemos citar como exemplo a Energia Elétrica onde o consumo é variável e a demanda é fixa.

classifica es dos custos5
Classificações dos Custos

Semifixos são aqueles custos fixos que se alteram com o nível de atividade do negócio. Podemos citar como exemplo a necessidade de alugar mais um galpão, aquisição de novos equipamentos, contratação de pessoal etc. Estes custos estarão crescendo em patamares e com uma possível redução das atividades também serão reduzidos em patamares.

natureza e comportamento dos custos
Natureza e Comportamento dos Custos

Os custos fixos, quando considerados pelo seu total são fixos, mas quando tratados em relação à unidade do produto se tornam variáveis.

  • Salários e Encargos de Supervisores
natureza e comportamento dos custos1
Natureza e Comportamento dos Custos

Os custos variáveis, quando considerados pelo seu total são variáveis, entretanto em relação à unidade do produto se tornam fixos.

  • Matéria Prima Consumida