o modelo aida de comunica o eficaz n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
O Modelo AIDA de Comunicação Eficaz PowerPoint Presentation
Download Presentation
O Modelo AIDA de Comunicação Eficaz

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 21

O Modelo AIDA de Comunicação Eficaz - PowerPoint PPT Presentation


  • 130 Views
  • Uploaded on

O Modelo AIDA de Comunicação Eficaz. Todos os esforços de comunicação desenvolvidos pelo marketing buscam atingir aos consumidores através de uma comunicação eficaz. Dentre os modelos dos quais dispõe o marketing apresentamos o modelo AIDA de comunicação eficaz.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

O Modelo AIDA de Comunicação Eficaz


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide3
Todos os esforços de comunicação desenvolvidos pelo marketing buscam atingir aos consumidores através de uma comunicação eficaz. Dentre os modelos dos quais dispõe o marketing apresentamos o modelo AIDA de comunicação eficaz.

Este modelo parte do princípio de que uma mensagem para ser considerada eficaz deverá responder aos seguintes questionamentos:

slide4
O que quero dizer ao meu público-alvo? (Conteúdo da mensagem)

O conteúdo da mensagem sempre deverá respeitar algumas características referentes ao público que irá recebê-la. Este conteúdo poderá ser de cunho:

  • Racional – envolvendo questões como relação custo-benefício, qualidade, valor e necessidade;
  • Emocional – desejo, repúdio, culpa ou religião;
  • Moral – certo ou errado,

apropriado etc.

slide5
Como emitir esta mensagem de forma lógica? (Estrutura da mensagem)

A forma com que a mensagem será estruturada deverá propiciar uma unilateralidade de entendimento sobre a mesma. Qualquer duplicidade de conclusões poderá resultar em ruído negativo na comunicação. A mensagem precisa apresentar uma lógica que permita ao público-alvo tirar suas próprias conclusões a respeito do mesmo.

slide6
Que formato terá esta mensagem (Os símbolos que utilizarei)

Os símbolos escolhidos para darem forma às mensagens deverão obrigatoriamente ser de conhecimentos daqueles que irão recebê-las. Variáveis como idioma e tipos de linguagem (formal ou informal) devem ser observadas. Outro importante cuidado deverá em relação ao uso de palavras estrangeiras nas mensagens. O estrangeirismo somente deverá ser utilizado quando esgotadas todas as possibilidades de uso de palavras nacionais.

slide7
De onde deve partir a mensagem (A fonte de onde a mensagem partirá)

Quanto mais credibilidade tiver a fonte da mensagem mais eficácia esta terá, por serem mais atrativas e terem um maior poder de persuasão. As fontes de maior credibilidade são aquelas que reúnem em si três principais características:

  • Confiabilidade
  • Simpatia
  • Profundo conhecimento a respeito do assunto
slide8
Uma vez que estas perguntas estejam respondidas, a mensagem poderá ser elaborada.

O modelo AIDA assim é chamado por suas letras que compõem:

slide9
A = Atenção - Consiste em chamar a atenção daqueles que irão receber à mensagem. Este modelo acredita que somente assim poderemos evitar que a mensagem seja ignorada.
  • I = Interesse - Após chamar a atenção os esforços serão em manter o interesse dos consumidores em continuar a receber a mensagem.
  • D = Desejo - Despertar o desejo de compra nos consumidores será a próxima etapa, onde esta dependerá diretamente dos dois primeiros passos.
  • A = Ação - O quarto e último passo é o que consiste em levar os consumidores a agirem de forma a comprar. É o objetivo principal deste modelo de comunicação.
slide10
No modelo AIDA identifica-se primeiramente o estado mental dos consumidores para somente depois leva-los a percorres todas as fases do modelo até culminar com a compra propriamente dita. Desta forma todo o processo deve iniciar com uma boa apresentação do produto, onde neste caso o vendedor deverá atuar como um

promotor do mesmo.

slide11
Logo após, o esforço será em alimentar o interesse dos consumidores em conhecer um pouco mais sobre o que lhe está sendo oferecido, estimulando nestes o desejo em possuí-lo. Finalmente o vendedor encoraja os consumidores a decidirem pela compra.
slide12
O modelo AIDA é um dos mais aceitos dentre os modelos de comunicação existentes. Além da sua eficácia na área do marketing este também poderá ser aplicado em quase todos os campos da comunicação. Ele não se aplica somente à comercialização de produtos ou serviços, mas também nos será muito valioso quando o objetivo for a venda

de uma idéia ou conceito.

slide13
O vendedor de plano de saúde aplicará o modelo AIDA para comercializar seu produto da mesma forma que um estudante de mestrado para defender sua dissertação. A diferença reside no fato de que o produto final de um será o retorno monetário da venda do produto. Já para o estudante este retorno será em forma de aceitação de seu trabalho

pela banca examinadora.

a comunica o como formadora de imagens
A Comunicação como formadora de imagens
  • A Imagem

Palavra originada do latim imago e significa qualquer visualização que é gerada pelo homem. Esta visualização será sempre um somatório do que realmente está sendo captado pelos olhos humanos e mais o que a mente produz e contribui como complemento.

No marketing, a geração da imagem, seja ela positiva ou negativa, dependerá principalmente de dois fatores:

a comunica o como formadora de imagens1
A Comunicação como formadora de imagens

Imaginação – fruto da criação da mente de cada ser humano. Fantasia ou algo que vá além da realidade;

Comunicação – refere-se ao que é dito a respeito da mesma ou ainda pela mesma.

a comunica o como formadora de imagens2
A Comunicação como formadora de imagens

Estes dois fatores combinados de forma positiva serão responsáveis pela aquisição de um bom prestígio por parte das empresas. Desta forma, será bem mais fácil que esta venha a se destacar durante todo o tempo em que estiver no mercado. Isso é o que chamamos de posicionamento, ou seja, se a empresa possui uma boa imagem diz-se que a mesma está bem posicionada no mercado.

a comunica o como formadora de imagens3
A Comunicação como formadora de imagens

A boa comunicação é uma preocupação de toda e qualquer que deseja estar bem posicionada no mercado. Elas sabem que este é um processo de via dupla, ou seja, existe a comunicação que parte da própria empresa em direção ao seu público e em sentido contrário, está tudo que o mercado comenta a respeito da empresa, seus produtos, bem como de todos os intermediários que podem estar presentes no processo de distribuição de seus produtos ou serviços.

a comunica o como formadora de imagens4
A Comunicação como formadora de imagens

Neste caso estão incluídos aqueles responsáveis por atividades como transporte, estocagem, financiamento ou divulgação. Uma vez que estes intermediários levam o nome da empresa para a qual estão trabalhando, estes são co-responsáveis pela mesma.

a comunica o como formadora de imagens5
A Comunicação como formadora de imagens

Observem os seguintes processos:

a comunica o como formadora de imagens6
A Comunicação como formadora de imagens

No primeiro esquema podemos observar que uma única empresa precisa reunir esforços no sentido de desenvolver mecanismos de comunicação que sejam agradáveis para o maior público possível. Sabendo que os investimentos em comunicação são responsáveis por grande parte do orçamento das empresas é fácil percebermos que as empresas procuram monitorar de forma bem intensa este processo.

a comunica o como formadora de imagens7
A Comunicação como formadora de imagens

Já o segundo esquema nos mostra claramente a infinidade de mensagens que os clientes recebem das mais diversas empresas. Algumas pesquisas afirmam que por dia, mais de duas mil mensagens comerciais nos são dirigidas.

Desta forma, estará na frente aquele que conseguir uma melhor comunicação com seu público-alvo.