Análise do comportamento informacional dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFMG: - PowerPoint PPT Presentation

an lise do comportamento informacional dos alunos do curso de biblioteconomia da ufmg n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Análise do comportamento informacional dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFMG: PowerPoint Presentation
Download Presentation
Análise do comportamento informacional dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFMG:

play fullscreen
1 / 39
Análise do comportamento informacional dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFMG:
82 Views
Download Presentation
lynde
Download Presentation

Análise do comportamento informacional dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFMG:

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. uma perspectiva curricular relativa às fontes de informação. Análise do comportamento informacional dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFMG: Fernando Cesar Lívia Valentim Izabela Stati Olívia Gutierrez

  2. Objetivo geral Avaliar a influência/impacto das disciplinas “Introdução às fontes de informação”, “Fontes de informação para pesquisadores e profissionais” e “Acesso às fontes de informação em meio digital”, no comportamento informacional dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFMG, no que diz respeito à busca por informações ligadas à área.

  3. Pesquisa quantitativa Relembrando... O levantamento inicial foi feito através de uma pesquisa quantitativa aplicado a um total de 56 alunos.

  4. Pesquisa quantitativa Relembrando... Influência das disciplinas de fontes de informação em pesquisas relacionadas à Biblioteconomia e Ciência da Informação:

  5. Pesquisa quantitativa Relembrando... Houve mudança no comportamento por busca de informações após cursar qualquer uma das três disciplinas?

  6. Universo & Amostra A segunda parte do trabalho compreendeu um universo de 6 alunos, sendo 1 do terceiro período, 1 do quinto período, 3 do sétimo período, e 1 do oitavo período.

  7. Metodologia Foram realizadas observações diretas no processo de busca dos alunos, além da realização de uma entrevista semiestruturada, contendo 03 (três) perguntas, descritas na sequência.

  8. Metodologia Tema solicitado para pesquisa: Biblioteca Escolar

  9. Metodologia Perguntas da entrevista: 1) Quando foi a última vez em que você não conseguiu encontrar o que procurava? Descreva os passos que seguiu. 2) Quais fontes impressas você já utilizou para realizar pesquisas na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação? 3) Na sua opinião, qual a importância das disciplinas ligadas a fontes de informação na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação no que diz respeito a otimização do seu processo de busca por informações para a realização dos trabalhos do curso?

  10. Resultados Aluno 1 (8º Período) Estratégias de busca Base PERI: “Por ser a base da nossa escola, ser uma base bastante completa com relação a área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, tem vários textos para fazer download, é uma boa base... Eu sempre faço buscas por ela.” Portal Capes: “Porque o Portal Capes é voltado mesmo pra questão acadêmica, não que a base PERI não seja mas, em relação a base PERI mas acho que ele tem um peso maior com relação a possibilidades de recuperação de textos mais atuais.”

  11. Resultados Aluno 1 (8º Período) Última vez em que não conseguiu encontrar o que procurava: “Fazendo o meu estágio obrigatório, escolhi um assunto que não é muito evidenciado na nossa área que é dentro de Engenharia, uma questão de licença ambiental, as licenças que são concedidas pra construção de hidrelétricas e PCHs. E eu tive muita dificuldade em encontrar artigos e documentos que falassem sobre esse assunto, porque fica muito na questão empresarial da iniciativa privada, então são documentos que são na maioria das vezes produzidos pela própria empresa, mas ficam em um caráter mais sigiloso. Então a gente não encontra nas bases geralmente, é até muito difícil ser publicado em um periódico científico. Eu consegui com contatos, com um bibliotecário que eu conheço e que trabalha na área.”

  12. Resultados Aluno 2 (7º Período) Estratégias de busca Portal Capes: O aluno acessou o portal Capes de periódicos para encontrar, segundo ele, o catálogo LISA (Library Information Science Abstracts). Realizou uma busca de acordo com o tema solicitado, e selecionou todos os resultados da primeira página da busca. Em seguida, realizou a mesma busca na língua inglesa e repetiu o procedimento de seleção aleatória. Não foi observado nenhum critério para a escolha dos artigos.

  13. Resultados Aluno 2 (7º Período) Última vez em que não conseguiu encontrar o que procurava: O aluno declarou que não se recorda da última vez em que isso ocorreu, e que, ultimamente, tem encontrado tudo que procura.

  14. Resultados Aluno 3 (7º Período) Estratégias de busca Biblioteca Pública Google + IBICT (gestão do Instituto direciona as atividades do órgão para trabalhos voltados à biblioteca pública) Biblioteca Escolar GEBE/UFMG (Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar): O aluno faz parte do grupo de pesquisa e tem ciência de que a sua página oferece acesso aos trabalhos de que necessitaria para realizar a pesquisa.

  15. Resultados Aluno 3 (7º Período) Última vez em que não conseguiu encontrar o que procurava: O aluno declarou que não se recorda da última vez em que isso ocorreu, e que, ultimamente, tem encontrado tudo que procura. Afirma que, por estar no sétimo período, desenvolveu estratégias efetivas de busca.

  16. Resultados Aluno 4 (5º Período) Estratégias de busca BRAPCI Uma das mais importantes fontes de informação da área e oferece acesso a muitos artigos relevantes para a busca. “Uma das vantagens dessa base é que ela oferece o acesso ao resumo do documento sem a necessidade de download do artigo completo, o que facilita a seleção do material.” Google Funciona como um atalho para as fontes de informação, pois torna mais rápido o acesso aos trabalhos. Não utiliza com frequência o Scielo e o Portal Capes por não ter conseguido obter muito sucesso nas buscas que empreendeu.

  17. Resultados Aluno 4 (5º Período) Última vez em que não conseguiu encontrar o que procurava: Não se lembra com detalhes de alguma busca que não conseguiu realizar.

  18. Resultados Aluno 5 (7º Período) Estratégias de busca SciELO Inicialmente o aluno acessou a base SciELO, clicou em Ciências Sociais Aplicadas, no campo Periódico por assunto, mas logo retornou à página inicial e digitou “biblioteca escolar” na seção “Pesquisa artigos”; dos resultados encontrados, selecionou o artigo Gestão da biblioteca escolar: metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca. Após olhar rapidamente o resumo do artigo, o aluno abre uma nova guia e busca, no Google, por “gestão de biblioteca escolar”. Google Da busca por “gestão de biblioteca escolar”, o aluno abre uma página do site da Universidade Estadual de Londrina, mas constata que nada pode ser aproveitado. Retorna aos resultados e na barra de busca muda a pesquisa para “gestão de biblioteca escolar artigos”; dos resultados Seleciona dois artigos. Em seguida busca o site Sistema de Bibliotecas da UFMG.

  19. Resultados Aluno 5 (7º Período) Estratégias de busca Sistema de bibliotecas UFMG Pesquisou “gestão de biblioteca escolar”, limitando a pesquisa à Escola de Ciência da Informação”, e selecionou a monografia Biblioteca escolar como diferencial na compra de serviços educacionais. Voltou ao Google para buscar o periódico “Múltiplos olhares em Ciência da Informação”. Múltiplos olhares em Ciência da Informação Depois de buscar “biblioteca escolar”, nenhum resultado foi encontrado. Retornou ao Google para acessar a página do periódico Informação & Sociedade: Estudos. Informação & Sociedade: Estudos Realizou uma pesquisa por “biblioteca escolar”, olhou brevemente os resultados encontrados, mas não selecionou nenhum artigo.

  20. Resultados Aluno 5 (7º Período) Última vez em que não conseguiu encontrar o que procurava: O entrevistado disse que costuma encontrar tudo o que procura, pois faz uma busca minuciosa e demorada em várias fontes de informação.

  21. Resultados Aluno 6 (3º Período) Estratégias de busca Sites específicos de periódicos O aluno diz se lembrar de alguns periódicos que conheceu em disciplinas anteriores. Por serem reconhecidos na área, seus artigos são confiáveis. Google Através do buscador o aluno localiza artigos produzidos, geralmente, por instituições já conhecidas por ele anteriormente. Em sua opinião o Google ajuda a localizar algo que já sabe que existe, mas para uma pesquisa geral inicial o número de resultados que retorna, muito grande, é mais um problema do que uma solução.

  22. Resultados Aluno 6 (3º Período) Última vez em que não conseguiu encontrar o que procurava: Aluno diz não se lembrar de uma busca infrutífera.

  23. Resultados Quais fontes impressas você já utilizou para realizar pesquisas na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação? Aluno 1: “Muito raro, é muito difícil porque hoje em dia a gente quer otimizar. Eu fiz pesquisa em base impressa só na disciplina do PT mesmo que foi assim obrigatório. Hoje em dia eu acho assim... Pouco usual, são casos específicos em que você vai pesquisar nesse tipo de formato.”

  24. Resultados Quais fontes impressas você já utilizou para realizar pesquisas na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação? Aluno 2: Em um primeiro momento, houve uma confusão por parte do aluno com relação as fontes impressas serem livros ou outros materiais impressos. Após compreender a pergunta, informou que não tem utilizado mais fontes impressas para realização de pesquisas.

  25. Resultados Quais fontes impressas você já utilizou para realizar pesquisas na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação? Aluno 3: O aluno, inicialmente, confundiu as fontes específicas com livros ou outros materiais impressos. No entanto, quando o entrevistador direcionou a pergunta aos catálogos, abstracts ou índices da área, afirmou serem extremamente importantes, uma vez que uma fonte impressa possui maior credibilidade, segundo a mesma. No entanto, mesmo devido a essa credibilidade das fontes impressas, utiliza somente as fontes eletrônicas, devido à praticidade e facilidade.

  26. Resultados Quais fontes impressas você já utilizou para realizar pesquisas na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação? Aluno 4: O aluno não conseguiu informar nenhum nome de fonte impressa da área. Somente quando o entrevistador citou “LISA”, como um dos exemplos, o aluno disse “Ah! Sim! Uso esse quando preciso...”.

  27. Resultados Quais fontes impressas você já utilizou para realizar pesquisas na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação? Aluno 5: O entrevistado afirmou que raramente usa as fontes impressas, visto que as fontes em meio eletrônico são mais práticas e, muitas vezes, mais completas.Assim, das fontes digitais, a Capes e a SciELO são as mais usadas. Também é ressaltado que o Google é muito usado como uma ferramenta para a busca de fontes mais específicas.

  28. Resultados Quais fontes impressas você já utilizou para realizar pesquisas na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação? Aluno 6: O aluno relacionou fontes impressas a livros, jornais ou revistas. “[Uso] livros mesmo da ECI, básicos. Nunca usei jornal, revista...”. Ao ser questionado sobre como chega a esses livros, disse ser “indicação da professora, né”.

  29. Resultados Na sua opinião, qual a importância das disciplinas de fontes de informação? Aluno 1: “Eu acho que foi fundamental, porque a gente chega assim muito leigo e sem critério nenhum, e essa disciplina do PT possibilita a gente ver o mundo com mais possibilidades de busca, de buscas refinadas, de suportes. Ela é importante pra gente ter uma ideia do nosso papel como bibliotecário, que além de utilizar essas fontes que às vezes não são muito utilizadas poder informar para o nosso usuário que existem essas fontes e que elas devem e podem ser utilizadas.”

  30. Resultados Na sua opinião, qual a importância das disciplinas de fontes de informação? Aluno 2: “Sem essas matérias a gente não anda aqui dentro da Federal não, foi só depois dessas matérias é que eu aprendi a pesquisar, a procurar material, porque eu ficava perdida. A gente chegou aqui tinha o Pergamum, depois a gente começou a usar um pouquinho o Capes mas só na busca simples. Depois que abriu um panorama assim que a gente aprendeu.”

  31. Resultados Na sua opinião, qual a importância das disciplinas de fontes de informação? Aluno 3: Afirma que tais disciplinas foram muito importantes para sua formação, no entanto, acredita que a maturidade com relação às pesquisas só ocorreu com o desenrolar do curso. Outras disciplinas, como análise de assunto, por exemplo, ajudaram-na bastante a pesquisar melhor sobre o que procura. Sugeriu que as disciplinas de fontes sejam ofertadas nos primeiros períodos do curso, pois, desta forma, contribuiriam mais para a formação dos alunos da escola.

  32. Resultados Na sua opinião, qual a importância das disciplinas de fontes de informação? Aluno 4: Apesar de estar no 5° período, somente cursou a disciplina “introdução às fontes de informação” até o momento. Mas, acredita que essas disciplinas são muito importantes para a formação do bibliotecário pesquisador e que deveriam ser oferecidas no início do curso.

  33. Resultados Na sua opinião, qual a importância das disciplinas de fontes de informação? Aluno 5: O entrevistado cursou a disciplina Introdução às fontes de informação e Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Ele afirmou que Introdução às fontes de informação foi uma disciplina repetitiva e pouco relevante, pois se limitou a mostrar e descrever alguns exemplos de fontes. Além disso, o entrevistado relatou que tal disciplina ficou muito voltada para o campo de competência informacional, cujo assunto já é abordado numa matéria específica. Quanto à Fontes de informação para pesquisadores e profissionais, o aluno disse que pôde se aprofundar mais no assunto. Por fim ele afirma que nenhuma das duas disciplinas atenta para as estratégias de busca de informação.

  34. Resultados Na sua opinião, qual a importância das disciplinas de fontes de informação? Aluno 6: “Não ajudou, eu ainda busco pelo Google!” (risos). O aluno está no terceiro período regular e cursa no atual semestre a disciplina Introdução às Fontes de Informação.

  35. Discussão dos resultados O Google é muito explorado no processo de pesquisa dos usuários, servindo como atalho para as fontes de informação. A maior parte dos entrevistados afirma encontrar tudo o que procuram. Todos disseram que não costumam usar fontes de informação impressas. A maior parte dos alunos relatou que as disciplinas voltadas para as fontes de informação são relevantes para a formação acadêmica, no entanto, apresentaram ressalvas.

  36. Considerações finais A partir do que foi observado na realização do trabalho, percebeu-se que: comportamento informacional é alterado pela facilidade de localização de conteúdos no ambiente eletrônico; disciplinas são ditas proveitosas pelo seu caráter introdutório, mas podem ser redundantes;

  37. Considerações finais alunos filtram suas buscas pelo Google limitando resultados àqueles que são publicados por produtores conhecidos. Produtores são conhecidos nas disciplinas de fontes de informação e outras ao longo do curso.

  38. Considerações finais Quanto ao trabalho desenvolvido Na fase quantitativa, o questionário revelou-se um método de pesquisa pouco confiável. Na fase qualitativa, a entrevista semiestruturada, apesar de oferecer resultados mais seguros que o questionário, ainda evidencia respostas pouco fiéis à realidade, o que demonstra certa tendência, do entrevistado, em dar respostas com viés positivo. O tema merece um aprofundamento através de pesquisas quantitativas e qualitativas que abarquem um número maior de alunos, para efeitos de refinamento dos resultados.

  39. FIM