1 / 30

Arquimedes 287 a . c. a 212 a.c.

Arquimedes 287 a . c. a 212 a.c. A cidade do sábio. Parafuso de Arquímedes de Siracusa. Arquimedes determinou o volume de uma esfera. Ilustração mostrando Arquimedes correndo nu pelas ruas de Siracusa após descobrir o princípio de flutuabilidade: o famoso princípio de Arquimedes.

lyle-robles
Download Presentation

Arquimedes 287 a . c. a 212 a.c.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Arquimedes287 a . c. a 212 a.c.

  2. A cidade do sábio

  3. Parafuso de Arquímedes de Siracusa.

  4. Arquimedes determinou o volume de uma esfera

  5. Ilustração mostrando Arquimedes correndo nu pelas ruas de Siracusa após descobrir o princípio de flutuabilidade: o famoso princípio de Arquimedes.

  6. Dêem-me um ponto de apoio e, com a minha alavanca, erguerei o mundo"(Curiosidade sobre esta afirmação de Arquimedes...)

  7. (Espelhos curvos queimam navios romanos)

  8. A guerra dos engenhos Grandes catapultas e arcos gigantes (desenho) arremessaram projéteis de até 250 quilos contra o inimigo.

  9. Sólidos de Arquimedes • Cubo truncado • Octaedro truncado

  10. Dodecaedro truncado • Icosaedro truncado

  11. A morte de Arquímedes por um soldado romano em Siracusa, Sicilia

  12. Apolônio 262 a. c. a 190 d.c.

  13. Livro I Apolónio começa por mostrar que, de um único cone, podem ser obtidas as três espécies de secções cónicas bastando para tal fazer variar a inclinação do plano. Como se pode ver na figura: A parábola é a curva que se obtém ao cortar uma superfície cónica com um plano paralelo a sua geratriz.

  14.  APOLONIO DE PERGA (262 a.C. - 190 a.C.) Nasceu em Perga, Grécia, atual Turquia

  15. A hipérbole é a curva que se obtém ao cortar uma superfície cónica com um plano paralelo as duas geratrizes. A elipse é a curva que se obtém ao cortar uma superfície cónica com um plano que não é paralelo a nenhuma das geratrizes.

  16. Seção: Cônicas de Apolonio. a.) circunferencia, b.) elipse, c.) parábola, d.) línhas convergentes e.) hipérbole.

  17. ERATÓSTENES276 A.C. A 194 A .C.

  18. Ele era bibliotecário-chefe da famosa Biblioteca de Alexandria e foi lá que encontrou, num velho papiro, indicações de que ao meio-dia de cada 21 de junho em Siena, 800 km ao sul de Alexandria, uma vareta fincada verticalmente no solo não produzia sombra.Ele percebeu que o mesmo fenômeno não ocorria no mesmo dia e horário em Alexandria e pensou: – Se o mundo é plano como uma mesa, então as sombras das varetas têm de ser iguais. Se isto não acontece é porque a Terra deve ser curva!

  19. ARISTARCO DE SAMOS310 a c. a 220 a c.

  20. Aristarco de Samos (320 a.C - 250 a.C) (Astrolábio)

  21. Aristarco concluiu que o Sol estaria 20 vezes mais distante da Terra que da lua. (A proporção verdadeira é de cerca de 400 vezes, mas o procedimento estava correto. Os instrumentos de medição de ângulos então disponíveis é que não permitiam obter valores mais precisos.) No sistema heliocêntrico, o Sol ocupa o centro do sistema solar. Ao redor dele orbitam todos os planetas, inclusive a Terra. Nesse sistema, os satélites foram colocados orbitando em volta dosplanetas (gravura de Hevelius, século XVII).

  22. HIPARCO190 A.C. a 120?

  23. Hiparco,nasceu em Nicéia, o maior dos antigos astrônomos, inventou a trigonometria e construíu um catálogo de 1080 estrelas, de acordo com o testemunho de Plínio, devido a uma explosão estelar (134 A.C.).

  24. Sistema Solar Geocêntrico Sistema Solar Heliocêntrico Acreditava-se que todo o firmamento girava em torno da Terra, mas as idéias de Copérnico tiraram a Terra do centro da criação.

  25. A engenhosa geometria que Hiparco utilizou para medir a distânciaTerra-Lua.

  26. PTOLOMEU150 D.C.

  27. A teoria ptolemaica constituiu a base indiscutível da astronomia durante 1700 anos, até ao aparecimento das teorias de Copérnico, já no século XVI. Importante foi também a obra Guia da Geografia, para os cartógrafos Renascentistas que se basearam nela. Esta indicava a localização de 8000 lugares e fornecia instruções para a elaboração de mapas.

  28. O sistema de Ptolomeu (c.85-160 d. C.) com a Terra no centro, cercada pelas sete esferas etéreas da Lua, Mercúrio, Vénus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno. No plano superior fica a superfície imóvel das estrelas e dos signos do Zodíaco.

  29. NICOLAU COPÉRNICO1473-1543

  30. > Copérnico, Nicolás(AlemANHA) 19-2-1473 - 24-5-1543

More Related