1 / 30

PRAIA DE IRACEMA

PRAIA DE IRACEMA. DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROJETO URBANÍSTICO IV PROFESSOR: RICARDO BEZERRA. EQUIPE: GILBERTO STUDART LIA NEVES VERAS MARILENA CARVALHO.

loring
Download Presentation

PRAIA DE IRACEMA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PRAIA DE IRACEMA DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROJETO URBANÍSTICO IV PROFESSOR: RICARDO BEZERRA EQUIPE: GILBERTO STUDART LIA NEVES VERAS MARILENA CARVALHO

  2. PRAIA DE IRACEMAPR 01DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL INTRODUÇÃO E METODOLOGIA Esta fase da projetação, o Diagnóstico Físico Ambiental e Social, divide-se em três fases: • O levantamento de dados, fase em que a equipe constatará, em campo, dados como uso e ocupação do solo, aspectos naturais, legislação urbana, infra-estrutura e serviços urbanos e circulação e áreas livres. • Análise da paisagem urbana utilizando a metodologia proposta pelo teórico Kevin Linch. • Entrevistas e identificação de problemas e potencialidades.

  3. LEVANTAMENTO DE DADOS

  4. PRAIA DE IRACEMAPR 02DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL MAPA GERAL DA ÁREA DE ESTUDO ZONEAMENTO SEGUNDO A LEI DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

  5. PRAIA DE IRACEMAPR 03DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL PLANTA DE USO E OCUPAÇÃO

  6. PRAIA DE IRACEMAPR 04DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL CLASSIFICAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO

  7. PRAIA DE IRACEMAPR 05DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL LEGISLAÇÃO LEI DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA ANEXO 5 - INDICADORES URBANOS DA OCUPAÇÃO NAS ÁREAS ESPECIAIS TABELA 5.2 ÁREA DA ORLA MARÍTIMA OBS. GERAL- Para todo o Município, a Taxa de Permeabilidade poderá ser reduzida até o mínimo de 20% vinte por cento) da área do lote, desde que a área correspondente à diferença entre este valor e a percentagem definida nesta Tabela seja substituida por área equivalente de absorção, através da instalação de drenos horizontais, sob as áreas edificadas ou pavimentadas e drenos verticais em qualquer ponto do terreno. * ver artigo 104, parágrafo único.

  8. PRAIA DE IRACEMAPR 06DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL LEGISLAÇÃO LEI DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA ANEXO 5 - INDICADORES URBANOS DA OCUPAÇÃO TABELA 5.2 ÁREA DE INTERESSE URBANÍSTICO DA PRAIA DE IRACEMA ( * ) Ver artigo 125 desta lei.

  9. PRAIA DE IRACEMAPR 07DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL LEGISLAÇÃO LEI DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA RECUOS PERMITIDOS NA ÁREA DE INTERESSE URBANÍSTICO DA PRAIA DE IRACEMA

  10. PRAIA DE IRACEMAPR 08DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL LEGISLAÇÃO Aárea de estudo, é classificada, segundo a Lei de Uso e Ocupação do Solo em: • Área da Orla Marítima Norte Artigos mais importantes: Art. 102. DEFINIÇÃO DE TRECHOS TRECHO II: Corresponde a Área onde está implantada a Indústria Naval do Ceará (INACE). TRECHO III: Compreende partes dos bairros Praia de Iracema e Centro. TRECHO IV: Compreende parte dos bairros Meireles e Mucuripe.

  11. PRAIA DE IRACEMAPR 09DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL LEGISLAÇÃO • Área de Faixa de Praia da Orla Marítima Norte Artigos mais importantes: Art. 110. Trecho IV - Praia do Poço da Draga - Faixa com largura variável e extensão aproximada de1,00Km (um quilômetro). Trecho V - Praia de Iracema - Faixa com largura variável com extensão aproximada de 1,28Km (um virgula vinte e oito quilômetros). Trecho VI- Praia do Meireles / Mucuripe - Faixa de praia que envolve as praias doIdeal, Diarios, Náutico, Volta da Jurema, Estátua de Iracema e Mucuripe. Tem largura variável e extensão de 3.9 Km (três virgula nove quilômetros). Art. 109. A Área da Faixa de Praia, parte da orla marítima do Município de Fortaleza, constitui-se da área coberta e descoberta periódicamente pelas águas marítimas, acrescidas da faixa de material detrítico, tais como areias, cascalhos, seixos e pedregulhos, até o limite onde se inicie a vegetação natural ou outro ecossistema, ou até o primeiro logradouro público e de acordo com o disposto nesta Lei. Parágrafo único. Todos os trechos da Área da Faixa de Praia são áreas "non aedificandi" e destinam-se ao lazer e à prática de atividades esportivas.

  12. PRAIA DE IRACEMAPR 10DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL LEGISLAÇÃO • Área de Interesse Urbanístico Artigos mais importantes: Art. 113. A Área de Interesse Urbanístico da Praiade Iracema fica dividida em 03 (três) setores de uso e ocupação do solo, sendo: I - Setor 1, como área destinada à revitalização urbana com incentivo à implantação dos usos Habitacional, Cultural, de Lazer e de Hotelaria; II - Setor 2, como área destinada à preservação urbana, envolvendo a manutenção do ambiente, no tocante ao parcelamento do solo, à volumetria e às características das edificações e às relações entre o espaço edificado e o espaço não edificado; III - Setor 3, como área destinada à renovação urbana com incentivo aos usos Habitacional e de Hotelaria. (Com redação dada pelo Art. 2º da Lei nº 7814, de 30 de outubro de 1995 ) Art. 129. §1º. No caso de nova proposta de ocupação, esta não deverá alterar as características construtivas das edificações existentes e as relações pré-existentes entre o espaço edificado e o espaço não edificado no Setor.

  13. PRAIA DE IRACEMAPR 11DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL LEGISLAÇÃO Com relação à Área de Interesse Urbanístico, diz-se, na exposição dos motivos: A Área de Interesse Urbanístico da Praia de Iracema foi tratada em três setores de uso e ocupação do solo. Foi enfatizada a preservação, a revitalização e a renovação da área com incentivos aos usos habitacional, cultural, de lazer e de hotelaria. No aspecto relativo à preservação buscou-se a manutenção do ambiente, no tocante ao parcelamento do solo, à volumetria e às características das edificações e às relações entre o espaço edificado e o espaço não edificado. OBS: - No caso de uma das diretrizes de projeto ser a urbanização e o reassentamento da comunidade do Poço da Draga, será necessária a consulta da Lei de Uso e Ocupação do Solo, capítulo V-“Da Instituição de Áreas para Aglomerados Populares”; - Para uma precisa definição dos setores e trechos classificados será necessária a consulta da Lei de Uso e Ocupação do Solo; - Para maiores informações sobre esse zoneamento vide a Lei de Uso e Ocupação do Solo, TítuloII-“Do Uso e Ocupação”, Capítulo IV-“Das Zonas Especiais, Seções V, VI e VII.

  14. PRAIA DE IRACEMAPR 12DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL ANÁLISE DA PAISAGEM URBANA A IMAGEM DA CIDADE - KEVIN LINCH - ED.MARTINS FONTES - SÃO PAULO,1997 Segundo Kevin Lynch, qualquer área pode ser estudada segundo cinco elementos básicos: vias, limites, bairros, pontos nodais e marcos. • Vias – canais de circulação ao longo dos quais o observador se locomove de modo habitual, ocasional ou potencial. • A concentração de bares e restaurantes na rua dos Tabajaras, assim como a criação de um novo caráter arquitetônico (cores fortes, fachadas com janelas falsas, etc.) contribui para torná-la mais importante aos olhos dos observadores. • A Avenida Historiador Raimundo Girão/Avenida Almirante Barroso se configura como uma via importante na medida que faz parte do trajeto habitual de inúmeras pessoas. Além disso, configura-se como a grande via de acesso a Praia de Iracema. • Além dessas vias, podemos citar o calçadão da Av. Beira Mar pelo seu grande movimento e identificação com a área. • Limites – elementos lineares não usados ou entendidos como vias pelo observador. São geralmente as fronteiras entre dois tipos de áreas. • A Avenida Almirante Tamandaré configura-se como um limite onde termina área de bares e casas de shows e começa a área residencial do Poço da Draga (contraste da zona de lazer bem freqüentada com a precariedade das habitações que ficam atrás da Alfândega e do Estaleiro).

  15. PRAIA DE IRACEMAPR 13DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL ANÁLISE DA PAISAGEM URBANA • Bairros – áreas relativamente grandes da cidade, nas quais o observador pode penetrar mentalmente e que possuem algumas características em comum. • As características físicas que determinam o bairro da Praia de Iracema são continuidades temáticas existentes em componentes como tipo de construção, uso, atividades, estado de conservação, etc. • Pontos Nodais – são os focos estratégicos nos quais o observador pode entrar. • O cruzamento da Avenida Almirante Barroso com a Avenida Almirante Tamandaré configura-se como um local de enorme importância para o observador, onde as pessoas ficam mais atentas e percebem os elementos circundantes com maior clareza (antigo prédio da Alfândega, Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura e a boate Pimenta Maluca, por exemplo) • a própria Rua dos Tabajaras, nos locais onde a calçada dá continuidade à praças (locais de concentração de pessoas) funciona como ponto nodal. • Marcos – pontos de referência considerados externos ao observador • Os grandes edifícios na Rua dos Tabajaras, contrastando com a paisagem predominante da área, tornam-se marcos pela sua singularidade no contexto. • Outro marco é a ponte metálica, pela sua referência cultural e histórica.

  16. ENTREVISTAS

  17. PRAIA DE IRACEMAPR 14DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL O QUE MAIS GOSTA NA VIA

  18. PRAIA DE IRACEMAPR 15DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL O QUE MENOS GOSTA NA VIA

  19. PRAIA DE IRACEMAPR 16DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL O QUE MAIS GOSTA NO BAIRRO

  20. PRAIA DE IRACEMAPR 17DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL O QUE MENOS GOSTA NO BAIRRO

  21. PRAIA DE IRACEMAPR 18DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL O QUE DEVE SER FEITO PARA MELHORIA DO BAIRRO

  22. PRAIA DE IRACEMAPR 19DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL OUTROS DADOS IMPORTANTES • 95% dos entrevistados moram em casa própria; • 100% possuem água fornecida pela CAGECE; • 90% possuem ligação com a rede pública de esgoto; • 90% todos possuem telefone próprio; • 100% possuem coleta de lixo sistemática, se não na porta, em local próximo; • 100% dos moradores entrevistados moram no bairro pelo menos há 20 anos; • Os entrevistados que apenas trabalham no bairro, o fazem a, pelo menos, 1 ano; • 50% dos entrevistados acham que o bairro continua a mesma coisa; 35% acha que está mudando para melhor e 15% acha que está piorando.

  23. PROBLEMAS E POTENCIALIDADES

  24. PRAIA DE IRACEMAPR 20DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL POTENCIALIDADES • Formento do turismo com a implantação ordenada de atividades voltadas para o turismo de lazer trazendo novas oportunidades de emprego e renda para a cidade. • Revitalização urbanística da área proporcionando uma infra-estrura pública para atender as necessidades do bairro. Ex: pavimentação, saneamento básico, segurança e iluminação. • Incentivo à cultura e às manifestações artísticas. Não somente no centro cultural Dragão do Mar, mas também, especificamente na área em estudo a ocorrência de galerias de arte, como a Galeria Ignês Fíúza e o Estoril. • Valorização do patrimônio arquitetônico. • Regiões de exuberante beleza natural e potencialidades paisagísticas.

  25. PRAIA DE IRACEMAPR 21DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL PROBLEMAS ·Uso restrito durante o dia contrastando com o intenso movimento noturno (bares, boates, casas de shows e restaurantes) ·Apesar de ter algumas ocorrências de uso residencial, verifica-se a incompatibilidade deste com o uso predominante da área: comércio e serviços. ·Especulação imobiliária que desrespeita as leis de uso e ocupação do solo, com recuos e gabaritos inadequados. Um exemplo disso são os hotéis Vila de Iracema e Tabajaras. ·O tráfego intenso de veículos torna-se incompatível com o sistema viário deficiente, além disso, percebe-se a carência de área para estacionamento para atender a demanda noturna. Os poucos que existem ficam a cargo da iniciativa privada sujeito a grande exploração de preços da mesma. ·Apropriação indevida do espaço público, tanto no tocante os bares que apropriam-se das calçadas para colocação de mesas e atendimento ao público, como os guardadores de carros que apropriam-se indevidamente das vias. ·“Prostiturismo”, presente nas casas de show que incentivam esta prática. Ex: Pirata Bar, Bar Desigual. ·Problemas sérios de drenagem, cujas ruas ficam inundadas em períodos de chuva já que a região recebe águas oriundas de diferentes zonas da cidade. ·Violência

  26. PRAIA DE IRACEMAPR 22DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL FOTOS FOTO: RICARDO BEZERRA

  27. PRAIA DE IRACEMAPR 23DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL FOTOS FOTO: RICARDO BEZERRA FOTO: RICARDO BEZERRA

  28. PRAIA DE IRACEMAPR 24DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL FOTOS FOTO: RICARDO BEZERRA FOTO: RICARDO BEZERRA FOTO: RICARDO BEZERRA

  29. PRAIA DE IRACEMAPR 25DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL FOTOS FOTO: RICARDO BEZERRA FOTO: RICARDO BEZERRA

  30. PRAIA DE IRACEMAPR 26DIAGNÓSTICO FÍSICO-AMBIENTAL E SOCIAL FOTOS FOTO: RICARDO BEZERRA FOTO: RICARDO BEZERRA FOTO: RICARDO BEZERRA

More Related