1 / 20

amor

de. predileção. amor. pela juventude!. Na Europa surge o. Movimento Juvenil Salesiano. No Brasil, ele adquiriu o nome de. ARTICULAÇÃO DA JUVENTUDE SALESIANA. AJS. MANAUS: SDB/MA - FMA/MA e VISITADORIA SANTA TEREZINHA. RECIFE: SDB/RE - FMA/RE. BELO HORIZONTE:

lorene
Download Presentation

amor

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. de predileção amor pela juventude!

  2. Na Europa surge o Movimento Juvenil Salesiano No Brasil, ele adquiriu o nome de ARTICULAÇÃO DA JUVENTUDE SALESIANA AJS

  3. MANAUS: SDB/MA - FMA/MA e VISITADORIA SANTA TEREZINHA RECIFE: SDB/RE - FMA/RE BELO HORIZONTE: SDB/BH - FMA/BH - FMA/RJ CAMPO GRANDE: SDB/CG - FMA/CG e FMA/CB SÃO PAULO: SDB/SP - FMA/SP PORTO ALEGRE: SDB/PA - FMA/PA Presentes no Brasil há mais de 100 anos, os Salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora se organizam em Inspetorias que, ao todo, somam-se 15, com uma grande variedade de obras a serviço da juventude. A origem da AJS no Brasil está marcada por dois elementos fundamentais: RESPOSTA ATENTA AOS SINAIS DOS TEMPOS VIVÊNCIA E ATUALIZAÇÃO DA TRADIÇÃO EDUCATIVA SALESIANA

  4. Vários destes grupos atuavam de maneira independente, isolada, dispersando forças. Vivendo os sinais dos tempos, em nossas presenças, estão inúmeras experiências grupais: de obras sociais de dança, catequese, de ex-alunos, de cooperadores, de vocacionados, de voluntários, grupos juvenis de paróquias comunicação, litúrgicos, de grêmios estudantís, artísticos, musicais de lideranças... teatro, culturais, Muitas vezes embora funcionando em casas salesianas, caminhavam sem apoio e sem acompanhamento por parte dos Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora. de representantes de turmas, de representantes de turmas, esportivos, de capoeira, de escolas

  5. AJS: uma forma de articular toda a riqueza de experiências associativas. No Brasil, a AJS foi lançada oficialmente em 1998, no segundo Congresso Nacional de Lideranças Juvenis Salesianas acontecido em São Paulo.

  6. As reflexões, experiências e testemunhos partilhados em vários Encontros nacionais, os estudos feitos pela Equipe Interispetorial de Pastoral Juvenil Salesiana, e as experiências positivas de organização nas Inspetorias de Recife e Porto Alegre foram fundamentais para o nascimento da AJS no Brasil.

  7. A Articulação da Juventude Salesiana (AJS) é uma rede de apoio e articulação entre os variados grupos de jovens, que se identificam com a Espiritualidade Salesiana e querem vivê-la. Possui uma estrutura de organização que busca combinar a animação orgânica (em nível nacional, regional, local) com a autonomia de cada grupo. Os níveis da estrutura organizativa podem variar segundo as necessidades e peculiaridades locais e/ou regionais. É um trabalho conjunto dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), de toda a Família Salesiana e da juventude. Está em sintonia com as orientações da Pastoral da Juventude da Igreja do Brasil (PJB) e insere-se nas iniciativas da pastoral da Juventude local. Tem como inspiração sustentadora os valores e crenças da Espiritualidade Juvenil Salesiana. É uma proposta de articulação de grupos autônomos, que têm organização, metodologia e objetivos próprios.

  8. ORGANIZAÇÃO DA AJS COORDENAÇÃO LOCAL. COORDENAÇÃO DA PRESENÇA COORDENAÇÕES REGIONAIS. COORDENAÇÃO INSPETORIAL/ INTERINSPETORIAL COORDENAÇÃO NACIONAL DA PJS

  9. CALENDÁRIO DE ATIVIDADES • Deve ser flexível. • Adaptado à realidade de cada grupo e região • É importante haver eventos comuns • A agenda comum não atropele ou sufoque as iniciativas e atividades dos grupos.

  10. Aos grupos e jovens: O QUE SE Aos Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora e membros da Família Salesiana • Experiência dos valores da Espiritualidade Salesiana. • Conhecimento de Dom Bosco e de Madre Mazzarello • Vivência das crenças e valores salesianos. QUER COM • Um processo de crescimento humano e de formação da fé cristã com caráter educativo e missionário. • Um itinerário de formação desenvolvido dentro do grupo. • Ampliação da ação conjunta. • Vivência das relações interpessoais e intergrupais valorizando a diversidade e a identidade de cada um. • Crescimento na convicção de que é junto com os jovens que devemos estar para sermos fiéis a Dom Bosco e a Madre Mazzarello. AJS ? • Desenvolvimento de um processo organizativo (participação e envolvimento). A • Desenvolvimento de potencialidades pessoais, convicçõese valores. • Inserção do jovem como membro ativo e atuante em seu ambiente.

  11. o n d e acontece A AJS PROMOVE ARTICULAÇÃO DE GRUPOS, E NÃO DIRETAMENTE DE PESSOAS. NÃO EXISTE LUGAR ESPECÍFICO PARA OS GRUPOS SURGIREM, SEREM DINAMIZADOS, ACOMPANHADOS. a A J S ? OS SUBSÍDIOS PARA OS GRUPOS TEM AJUDADO ESSA CAMINHADA.

  12. QUEM PODE PARTICIPAR DA AJS? Condição básica:identificar-se com a Espiritualidade Juvenil salesiana. Cabe à coordenação local, acolher ou não os grupos interessados em pertencer à AJS. A AJS está aberta a pessoas de outras confissões religiosas, valorizando e diálogo ecumênico e o enriquecimento mútuo.

  13. ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS PRÁTICAS 1. A Pastoral da Juventude do Brasil é a voz oficial da CNBB para o trabalho com os jovens. 2. Atender as necessidades dos diversos níveis de idade. 3. Não pode haver um único itinerário, uma única proposta formativa, mas processos com programas gradativos e continuados. 4. Cuidar particularmente dos grupos que estão mais avançados no processo formativo. 5. Formar e qualificar continuamente, com um itinerário formativo e um acompanhamento sistematizado, os coordenadores de grupos e assessores da AJS. 6. SDB e FMA são os primeiros responsáveis pela formação e qualificação dos jovens. 7. É necessário promover a circulação de material em todos os níveis. É necessário ter vivo estes cinco critérios:

  14. Eu nasci para ser feliz, amo a vida, valorizo-a e cuido dela.

  15. Eu tenho um amigo: Jesus Cristo, filho de Maria. Ele é a minha referência.

  16. Eu tenho uma família: a Igreja, comunidade que Partilha a fé, a esperança e o amor..

  17. Eu tenho um tesouro: a Eucaristia e a Reconciliação, Sinais do Amor de Deus por nós.

  18. Eu tenho um futuro: eu vim para SERVIR, “porque o Senhor nos colocou no mundo para os outros.” (Dom Bosco)

  19. Subsídio: Princípios Norteadores da AJS Equipe Nacional da AJS Montagem: P. Tarcizio Paulo Odelli Inspetoria Salesiana São Pio X Porto Alegre - RS

More Related