1 / 15

SADC

SADC. NOMES: NUMEROS: Ana Luiza 2 Giovana 10 Mariana Afferri 20 Thiago Kengi 8B. Sumário.

lloyd
Download Presentation

SADC

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SADC NOMES: NUMEROS: Ana Luiza 2 Giovana 10 Mariana Afferri 20 Thiago Kengi 8B

  2. Sumário Capa.....................................................................................................................página 1 Sumário..................................................................................................................página 2 Apresentação........................................................................................................página 3 Blocos econômico.................................................................................................página 4 Características gerais do SADC...........................................................................página 8 Localização do SADC...........................................................................................página 9 Objetivo do SADC..................................................................................................página 10 Reportagem sobre o SADC...................................................................................página 13 Conclusão...............................................................................................................página 14 Bibliografia...............................................................................................................página 15

  3. Apresentação Neste trabalho iremos falar sobre os blocos econômicos e iremos especificar um tipo de bloco econômico e ele chama-se SADC Esperamos que vocês gostem!!!!!!!!!

  4. Bloco Econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também á integração social desses países. Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles pode beneficiar um crescimento maior e em conjunto. O primeiro Bloco Econômico nasceu em 1956 com a criação da CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), na Europa. Esse grupo foi formado inicialmente pela Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França. Depois desse grupo, principalmente depois da Guerra Fria, mais e mais Blocos Econômicos foram se formando. Blocos econômico

  5. Tipos de blocos econômicos UNIÃO EUROPÉIA A União Européia ( UE ) foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Este bloco é formado pelos seguintes países : Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda (Países Baixos), Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Áustria, Finlândia e Suécia. Este bloco possui uma moeda única que é o EURO. Os cidadãos dos países membros são também cidadãos da União Européia e, portanto, podem circular e estabelecer residência livremente pelos países da União Européia. NAFTA Fazem parte do NAFTA ( Tratado Norte-Americano de Livre Comércio ) os seguintes países: Estados Unidos, México e Canadá. Começou a funcionar no início de 1994 e oferece aos países membros vantagens no acesso aos mercados dos países. MERCOSUL O Mercosul ( Mercado Comum do Sul ) foi estabelecido em1991. É formado pelos países da América do Sul : Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como o Chile e a Bolívia. O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio entre eles. Outro objetivo é estabelecer tarifa zero entre os países e num futuro próximo, uma moeda única.

  6. PACTO ANDINO - COMUNIDADE ANDINA DE NAÇÕES Outro bloco econômico da América do Sul é formado por: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Foi criado no ano de 1969 para integrar economicamente os países membros. As relações comerciais entre os países membros chegam a valores importantes, embora os Estados Unidos sejam o principal parceiro econômico do bloco.APEC A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) foi criada em 1993 . Os 21 países integrados a esse bloco. Somadas as produções industriais de todos os países, chega-se a metade de toda produção mundial. Quando estiver em pleno funcionamento (previsão para 2020), será o maior bloco econômico do mundo. ASEAN A ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) foi criada em 1967. É composta por dez países do sudeste asiático (Tailândia, Filipinas, Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos, Camboja). SADC A SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral) foi criada em 17 de outubro de 1992 e é formada por 15 países da região sul do continente africano.

  7. SADC Significado da sigla SADC: COMUNIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA AUSTRAL -Países membros : Esse bloco é composto por 15 países (África do Sul, Angola, Botsuana, Lesoto, Madagascar, Malauí, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, e Zimbábue). -País sede: Sua sede está localizada em Gaborone, Botsuana. BANDEIRA:

  8. LOCALIZAÇÃO

  9. Objetivo do SADC Tem o objetivo de criar um mercado comum, a médio prazo, seguindo o modelo básico da União Européia e alguns aspectos do Mercosul. Tem também o propósito de promover esforços para estabelecer a paz e a segurança na conturbada região meridional Africana. Objetivos, Política e perspectivas do bloco econômico - Estimular o comércio de produtos e serviços entre os países membros; - Diminuir a pobreza da população de todos os países membros e melhorar a qualidade de vida; - Maximizar o uso dos recursos naturais da região; - Promover o crescimento sustentável dos países do bloco; - Promover a paz e bons relacionamentos políticos na região, atuando para evitar conflitos e guerras; - Cooperação sócio-econômica e política na região; - Buscar soluções em comum para os principais desafios da região; - Redução e unificação das tarifas alfandegárias e taxas de importação e exportação nas relações comerciais entre os países membros.

  10. Como suas relações econômicas estão estruturadas com os outros países, especialmente o Brasil  Observam-se em geral acentuados aumentos de sincronização dos países da SADC com as economias mais avançadas, bem do bloco como um todo. A maioria dos Países apresentou, no período 2000-2010, sincronização mais forte com os países da União Européia como um todo e com a Zona de Euro em particular, o que, em consequência, ocorreu com a SADC agregadamente. Tal resultado dá suporte empírico à hipótese de que os antigos laços coloniais desses países com a Europa. Há, no entanto, mudanças de redirecionamento, em que a China passa a estabelecer inter-relações econômicas significativas, 4 juntamente com a Europa no caso da África do Sul, Angola, Madagáscar, Namíbia e Seychelles, ou isoladamente como se observa com relação ao Malawi, R. D. do Congo, Tanzânia e Zâmbia. No caso de Angola e Seychelles, as inter-relações econômicas estimadas, apesar de ainda expressivas com os países europeus, são hoje mais fortes com a China. Por fim, registre-se a significativa redução dos índices de sincronização do Zimbabwe em relação aos países mais desenvolvidos no período mais recente.

  11. Brasil Em 29 de março foi redigido um acordo de cooperação e parceria entre os países membros do SDAC e o Brasil, sendo promulgado em 7 de fevereiro de 2013, tornando-se o Decreto no. 7918. DECRETO Nº 7.918, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2013 As Partes estabelecerão entre si relações de cooperação e de parceria em áreas a serem mutuamente acordadas, com vistas a promover o desenvolvimento sócio-econômico, industrial, científico e tecnológico de seus respectivos povos. Formas de Cooperação A cooperação e a parceria entre as Partes serão desenvolvidas nas áreas referidas do presente Acordo, podendo assumir as seguintes formas: a) formulação e implementação de políticas, estratégias, projetos e programas em atividades de interesse comum; e b) troca de informações, estágios e missões técnicas, organização de seminários, reuniões e programas de formação e de capacitação, bem como desenvolvimento de pesquisas em áreas de interesse comum das Partes.

  12. Reportagem Governante angolano incentiva melhoramento dos serviços na SADC Luanda - O secretário de Estado da Indústria, Kiala Gabriel, apelou nesta quarta-feira, em Luanda, os empresários do sector privado e estatal da SADC no sentido de contribuirem na melhoria da qualidade dos seus serviços. Kiala Grabriel fez este pronunciamento no jantar de gala, organizado no âmbito da 26ª reunião para a normalização, garantia da qualidade dos serviços de metrologia-SQAM, que decorre em Luanda desde domingo último. Este melhoramento, segundo o secretário de Estado, deve passar pelo sistema de gestão, procedimentos e processos de medição e avaliação de acordo com as práticas locais, regionais e internacionais, no âmbito do apoio ao desenvolvimento e crescimento econômico a nível dos respectivos países. “Gostaríamos de ver os nossos produtos a penetrarem com ousadia no mercado regional e internacional, enfrentando com êxito a intensa concorrência vigente nos padrões com o aumento da qualidade", frisou. Kiala Gabriel admitiu a existência de deficiências da qualidade de produtos na região, mas salientou que a intenção da organização é o de promover a qualidade a nível internacional. Para tal, disse, o plano SQAM desenvolve programas para o desenvolvimento de infra-estruturas, através dos respectivos governos da região de qualidade, com parceiros internacionais.

  13. Conclusão Neste trabalho nós concluimos que os blocos econ6omicos são muito importante para os países. O SADC foi muito bom para o continente africano, principalmente pois a África tem uns problemas muito sérios. E este foi o nosso trabalho esperamos que vocês tenham gostado

  14. Bibliografia Google: Brasil escola.com Wikpedia.com Yahoo.com Entre outros Livro Araribá geografia FIM!!!!!!!!!

More Related