1 / 8

Composição

Composição. Passo mais importante na realização do trabalho visual. Convém definir regras que devem ser aprendidas e usadas inteligentemente Não existem regras absolutas. No contexto da alfabetização visual, a sintaxes só pode significar a disposição ordenada das partes.

lisle
Download Presentation

Composição

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Composição Passo mais importante na realização do trabalho visual Convém definir regras que devem ser aprendidas e usadas inteligentementeNão existem regras absolutas No contexto da alfabetização visual, a sintaxes só pode significar a disposição ordenada das partes. Salvador DaliLa Madona de Port-Ligat Van der Weyden - Geometria na composição

  2. Percepção e Comunicação Visual Mensagem Visual - disposição dos elementos- mecanismo perceptivo Os elementos visuais – LINHA COR CONTORNO DIRECÇÃO TEXTURA ESCALA DIMENSÃO MOVIMENTO • O acto de ver implica uma resposta à luz.- O elemento mais importante da experiência visual é a tonalidade.- (Linha, cor, contorno, direcção, textura, escala, dimensão e movimento são secundários.- As possibilidades de jogo destes elementos são infinitas:Depende da subjectividade do artista através da opção de uns elementos em relação a outros;Depende da eleição e manipulação de técnicas; Rider (the town's guardian angel)Marino MARINI (1901-1980)1949painted woodH:180cm

  3. equilíbrio Noções em COMPOSIÇÃO A influência psicológica e física mais importante sobre a percepção humana é a necessidade de equilíbrio.É uma noção intuitiva.As ortogonais representam a relação básica de equilíbrio do homem em relação ao seu meio.O equilíbrio é também formulado pelas formas estáticas.O equilíbrio é também definido pelo peso das formas. A figura estática, associada à horizontalidade e verticalidade dá a sensação de equilíbrio As figura em movimento, associadas à variação de peso dão a sensação de desequilíbrio

  4. tensão Noções em COMPOSIÇÃO Descanso Existem várias formas que não parecem ter estabilidade como o círculo.A falta de estabilidade pode ser resolvida desenhando uma diagonal vertical.Ao se acrescentar uma linha horizontal na base a sensação de estabilidade está definitivamente resolvida. Piero de la FrancescaMontefeltro Altarpiece (1465) Quando uma forma é irregular torna-se o exercício mais difícil.Este processo de ordenação das formas é intuitivo e inconsciente. Força Descanso Força As opções visuais são polares.variam entre a regularidade e simplicidade formal e o extremo que é a complexidade e a variação. KandinskyComposição VIII (1923)

  5. tensão Noções em COMPOSIÇÃO A relação entre a tensão relativa e o equilíbrio relativo manifesta-se nas formas regulares:A representação do raio do círculo provoca uma maior tensão porque o raio não se ajusta ao “olho visual”. Se tivermos dois círculos juntos, a atenção do observador dirige-se para o que o raio se afasta do designado “olho visual” A tensão ou a ausência de tensão é o primeiro factor compositivo.

  6. Nivelamento e “aguçadura” Noções em COMPOSIÇÃO O ponto na posição em que aparece no rectângulo não oferece surpresa visual.É visualmente harmonioso. O ponto agora colocado na zona superior direita do rectângulo provoca uma “aguçadura”.Além do ponto ser excêntrico, não respeita as estruturas horizontal e vertical da figura geométrica onde está inserido.Nem sequer se ajusta às diagonais do rectângulo. Através da nossa percepção automática podemos estabelecer um equilíbrio ou a sua falta, ou seja, reconhecemos facilmente as condições visuais abstractas. A ambiguidade visual altera as intenções compositivas, devendo ser evitada. O nosso olho favorece a zona inferior esquerda em qualquer campo visual.Este favoritismo pela parte esquerda do campo visual tem a ver com os hábitos ocidentais e de leitura (de cima para baixo e da esquerda para a direita).Outros tentam explicar que o nosso cérebro é mais bem irrigado no lado esquerdo.Alguns antropólogos explicam através da origem do homem que se situa no norte do equador.

  7. Peso Noções em COMPOSIÇÃO Apesar de ser uma suposição conjectural, sem dúvida nenhuma que as diferenças de peso superior / inferior e esquerda / direita são determinantes quando queremos compor.No caso das figuras acima, apresenta primeiramente a divisão do rectângulo através das suas ortogonais produzindo uma composição nivelada. No segundo caso representa uma “aguçadura” pronunciada mas a tensão é mínima.O terceiro exemplo revela uma máxima tensão.Estas definições mudam radicalmente perante uma pessoa surda ou no mundo oriental onde a leitura é da esquerda para a direita. Quando a composição está ajustada às nossas expectativas no que respeita:“olho visual”;base estabilizadora horizontal;Predomínio da área esquerda em relação à direita;Predomínio da metade da área inferior sobre a superior.Obtém-se uma composição nivelada e com tensão mínima. A dimensão das formas obriga a que a sua distribuição equilibrada seja a base do seu tamanho, facilmente confundível com o clássico termo peso e a sua relação com a balança. Quando situamos os elementos visuais, dentro de um espaço, nos pontos de maior tensão, adquirem uma maior peso (importância).“PESO” no contexto da comunicação visual significa força de atracção para o olho. Atracção e agrupamento Um ponto isolado parece que se relaciona com o todo.Por estar isolado parece ter com o quadrado uma boa relação.Quando no mesmo espaço colocamos dois pontos, assistimos a uma luta entre eles para atraírem a atenção, dando ao mesmo tempo a impressão que se repelem.No último caso, quanto mais próximos, maior é a sua atracção.

  8. Positivo e negativo Noções em COMPOSIÇÃO Os termos positivo e o negativo não equivalem à designação de escuro, luminosidadeQual o ponto que adquire mais força? O símbolo chinês ying-yang é o exemplo perfeito da noção de positivo negativo e do contraste simultâneo. Os elementos luminosos sob um fundo escuro parecem crescer.Os elementos escuros num fundo claro aprecem contrair-se.

More Related