1 / 10

PROTEÍNAS

Curso Técnico de Enfermagem 2012. PROTEÍNAS. Professora: Kássia Luz. As proteínas são substâncias formadas por aminoácidos ligados entre si e presentes em todas as células dos organismos vivos.

lena
Download Presentation

PROTEÍNAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Curso Técnico de Enfermagem 2012 PROTEÍNAS Professora: Kássia Luz

  2. As proteínas são substâncias formadas por aminoácidos ligados entre si e presentes em todas as células dos organismos vivos. Composto por Nitrogênio, carbono, oxigênio, e algumas vezes por enxofre, ferro e cobalto. Funções das proteínas no organismo: –favorecer o crescimento, manutenção e reparação dos músculos, hemáceas, cabelo; –obter energia, quando a quantidade de carboidratos e lipídios é insuficiente; –formar enzimas, hormônios e anticorpos (protetores contra as infecções); –transportar substâncias orgânicas

  3. Digestão, absorção e utilização das proteínas Para sua utilização pelo organismo, faz-se necessário que as proteínas sejam “quebradas” em pequeninas partes (aminoácidos), processo de digestão. O primeiro passo é a trituração dos alimentos na boca. A seguir, as proteínas começam a ser “quebradas” no estômago e intestino. Completada a digestão, os aminoácidos passam para a corrente sangüínea e são utilizados na formação de tecidos ou outra função. Ressalte-se que o destino dos aminoácidos varia de acordo com as necessidades orgânicas, havendo um equilíbrio dinâmico entre a quebra e a formação de proteínas.

  4. Necessidades humanas As necessidades de proteínas no organismo são maiores durante a fase de crescimento: os bebês, crianças e adolescentes precisam de maior quantidade por quilograma de peso do que os adultos e idosos. Assim, recomenda-se o consumo de pelo menos uma boa fonte de proteínas diariamente, como leite, ovos e carne

  5. Fontes de proteínas De origem animal e são consideradas de alto valor biológico. De origem vegetal e não têm proteínas de alto valor biológico, mas se estiverem presentes na mesma refeição podem tornar-se boa fonte de proteínas.  Exemplo: A soja apresenta grande quantidade de proteínas, maior até que a carne, mas não possui alguns aminoácidos essenciais em quantidades suficientes. Tal fato nos leva a recomendar que a pessoa que não ingere nenhuma proteína de origem animal deve combinar muito bem os alimentos, para obter uma alimentação equilibrada.

  6. Deficiência de proteínas Retardo no crescimento; Defeitos de postura; Cansaço fácil, Palidez, Desânimo, Diminuição da resistência contra doenças e Cicatrização deficiente.

  7. Doença Kwashiorkor - criança desnutrida apresenta-se inchada, com lesões na pele e alterações no cabelo. Mais comumente encontrada em áreas rurais e nas crianças que recebem alimentação à base de farinha, açúcar e água – o que lhes dá gordura subcutânea, mascarando o quadro de desnutrição e dificultando o diagnóstico. Desde que identificadas, devem ser levadas imediatamente ao serviço de saúde. Sua melhora dependerá de uma alimentação rica em proteínas. Nos adultos, a deficiência de proteínas pode levar ao emagrecimento e à perda muscular.

  8. Fonte: http://deodefreitas.blogspot.com.br/2011/09/marasmo-e-kwashiorkor.html

  9. Excesso de proteínas Também é prejudicial à saúde, pois a ingestão de uma quantidade superior às necessidades, além de ser armazenada na forma de gordura, pode sobrecarregar os rins - uréia.

  10. Bibliografia Curso didático de enfermagem, 4ed, Andréa Porto. Saberes e Prática.s Guia e Ensino para o Aprendizado de Enfermagem, 3vol, 3ed, editora difusora OBRIGADA!

More Related