1 / 136

La cura del alma

1 o de Dezembro, 1955 Alabama, EUA. La cura del alma. Ao final de mais um dia de expediente, ela pega o ônibus para retornar para casa. Ela está cansada, resolve sentar. Não tarda muito e o ônibus se enche de passageiros.

lel
Download Presentation

La cura del alma

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 1o de Dezembro, 1955 Alabama, EUA La cura del alma Ao final de mais um dia de expediente, ela pega o ônibus para retornar para casa.

  2. Ela está cansada, resolve sentar. Não tarda muito e o ônibus se enche de passageiros. Um homem branco se aproxima e exige que ela se retire do banco onde está sentada para que ele possa se acomodar.

  3. Ela está cansada, e resolve não ceder o seu lugar. Não é um cansaço físico, mas o cansaço de quem suportou por tempo demais humilhação e desrespeito por causa da cor da sua pele.

  4. Cansada está de ser vilipendiada. “Quiseram baixar-nos a dignidade, não pode ser mais assim, tem de acabar...”

  5. Desde pequena haviam lhe ensinado que por causa da cor da sua pele, dentre tantas outras restrições, deveria ocupar apenas os lugares no fundo do ônibus, além de ceder seu lugar sempre que o ônibus estivesse cheio.

  6. Mas naquela tarde ela resolve permanecer sentada. Desvia o seu olhar para a janela, e observa a paisagem que passa...

  7. Foi uma decisão de sua mente, do seu coração, ou da sua alma? Quem algum dia sondará as motivações que movem certas ações humanas?...

  8. E serena se mantém, enquanto, sob a acusação de infração às leis vigentes e perturbação da ordem pública, é conduzida à delegacia.

  9. Idade: 42 anos Estado civil: Casada Profissão: Costureira Rosa Parks Delito cometido: Recusou-se a ceder seu lugar a um homem branco Pena: Prisão e multa 1º de Dezembro, 1955

  10. A história de Rosa Parks, uma cidadã exemplar confinada à prisão por sua atitude solitária em busca da dignidade, chama a atenção de um pastor batista relativamente desconhecido.

  11. Um jovem pastor chamado Martin Luther King.

  12. A atitude solitária de Rosa Parks, agora acolhida por Martin Luther King, nunca mais será uma atitude solitária...

  13. O jovem pastor passa a incentivar em seus sermões os fiéis a seguir o exemplo de Rosa Parks, e a rejeitar o transporte público oferecido sem o devido respeito. No dia 05 de dezembro de 1955 inicia-se um boicote em massa, com os membros da comunidade negra a evitar o uso dos ônibus.

  14. Dentre as reivindicações encontram-se: - que os passageiros negros sejam tratados com a devida civilidade; - que motoristas negros também sejam admitidos nas empresas de transporte público; - que os assentos dos ônibus sejam ocupados independentemente de questões de ordem racial.

  15. “Quiseram baixar-nos a dignidade, não pode ser mais assim, tem de acabar...”

  16. A rápida mobilização permite que em pouco tempo a idéia do boicote se propague pela cidade.

  17. E logo no primeiro dia do boicote, uma segunda-feira, uma forte chuva castiga a cidade.

  18. Mesmo tendo que enfrentar a forte chuva, os manifestantes mantêm a sua decisão, e dão início ao boicote por tempo indeterminado.

  19. Alguns conseguem carona, porém a maior parte dos manifestantes percorre longas distâncias a pé até o seu local de trabalho.

  20. Os que cedo madrugaram, com o céu ainda coberto. As longas caminhadas, o cansaço do corpo e a fortaleza de espírito.

  21. E o que sabemos nós sobre o esforço que eles enfrentaram em busca da sua dignidade?

  22. E que esforços estamos nós dispostos a enfrentar em prol da dignidade?

  23. E o boicote alonga-se por semanas e meses, testemunhando até a mudança das estações do ano. As cores que se misturam na paleta do mês de Outono.

  24. As empresas amargam prejuízos, com aproximadamente 70% da frota parada nos estacionamentos, mas mesmo assim insistem em manter a segregação vigente.

  25. O caso vai parar nos tribunais, e, de instância em instância, chega à Suprema Corte Federal. Finalmente, em 13 de novembro de 1956, a segregação racial praticada por viações estaduais é declarada inconstitucional.

  26. O boicote é encerrado no dia seguinte à implementação da decisão da Suprema Corte Federal. Durou longos 381 dias.

  27. Viu passar a Primavera, o Verão, o Outono e o Inverno...

  28. A ampla repercussão do caso concede projeção nacional a Martin Luther King. No entanto, a sua caminhada está somente começando. A segregação racial ainda corre solto no sul dos Estados Unidos, em escolas, hospitais, hotéis, restaurantes, e muitos outros lugares públicos.

  29. Em 1959, Martin Luther King viaja à Índia para aprofundar os estudos sobre Gandhi e sua filosofia de não-violência, de quem é um grande admirador.

  30. “Acredito na unicidade absoluta de Deus e, portanto, de toda a humanidade. Que importa termos muitos corpos? Nossa alma é uma só.” Mahatma Gandhi

  31. E, sob a liderança de Martin Luther King, caminhadas são organizadas em diversos estados norte-americanos, conscientizando e mobilizando a opinião pública.

  32. O movimento pela igualdade atinge o auge em 1964, com a Lei Federal dos Direitos Civis, que baniu a discriminação racial em todos os estabelecimentos públicos.

  33. Em 1965, Luther King consegue juntar 25 mil pessoas em uma marcha pedindo o direito ao voto. Decorridos quatro meses, é aprovada uma lei garantindo aos cidadãos negros o direito de se inscrever nas listas eleitorais.

  34. Com apenas 35 anos de idade, Luther King é a pessoa mais jovem a ser agraciada com o prêmio Nobel da Paz.

  35. “Eu tenho um sonho que um dia minhas quatro crianças vivam em uma nação onde não sejam julgadas pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter.” Martin Luther King

  36. E não podemos falar de Rosa Parks, e de Martin Luther King, sem mencionar Malcolm X.

  37. Exímio orador e leitor voraz, teve uma infância e adolescência marcadas pela violência característica dos guetos pobres norte-americanos.

  38. A despeito de uma vida repleta de dificuldades e de reviravoltas, tornou-se uma poderosa voz a defender uma posição conciliatória entre negros e brancos.

  39. Quão precioso o legado que eles nos deixaram. Quão valiosas as sementes que com coragem e nobreza souberam plantar.

  40. “Rosa Parks sentou para Martin Luther King caminhar. King caminhou para Obama correr. E Obama correu para que as próximas gerações possam voar.” Frase que virou um hit das mensagens de celular nos EUA

  41. Mas o significado da eleição de Barack Obama transcende a questão racial.

  42. É a história de um jovem advogado formado pela renomada Universidade de Harvard, disposto a largar um confortável emprego numa importante firma de advocacia de Chicago para seguir os seus ideais.

  43. Seus colegas de trabalho tentam demovê-lo da idéia de ingressar na política, alegam que a família de Obama não possui nenhuma tradição neste campo, e observam que caso prossiga com a carreira de advogado, em breve estará ganhando milhões.

  44. Acrescentam que, para quem pensa em ter filhos e constituir família, confiar nas incertezas da política é arriscado.

  45. Coragem é preciso para abdicar o conformismo. Coragem se faz necessária para trilhar os caminhos particulares do coração. Os caminhos da nossa particular bem-aventurança.

More Related