windows l.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
WINDOWS PowerPoint Presentation
Download Presentation
WINDOWS

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 22

WINDOWS - PowerPoint PPT Presentation


  • 107 Views
  • Uploaded on

NOÇÕES BÁSICAS. WINDOWS . Equipe: Denise Sousa Silvio C. De Bettio Apresentado em : 30 /11/94. TRABALHO DESENVOLVIDO PARA A DISCIPLINA “INFORMÁTICA JURÍDICA” -DPC5150.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'WINDOWS' - lani


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
trabalho desenvolvido para a disciplina inform tica jur dica dpc5150
Equipe: Denise Sousa

Silvio C. De Bettio

Apresentado em: 30/11/94

TRABALHO DESENVOLVIDO PARA A DISCIPLINA “INFORMÁTICA JURÍDICA” -DPC5150
windows3
É uma interface que transforma a tela do computador numa área de trabalho como se estivéssemos usando uma mesa eletrônica, composta de várias pastas.

Cada função ou atividade é representada nesse ambiente por símbolos gráficos chamados de ícones, que são associados aos comandos e funções, o que torna este ambiente interativo e intuitivo.

O WINDOWS é um ambiente operacional gráfico no qual o usuário executa tarefas de forma padronizada, facilitando a utilização e o aprendizado de aplicativos projetados para este ambiente.

WINDOWS
vantagens
MODO WYSIWYG(What you see is what you get)

- O que se vê na tela é o que se obtém na impressora; - Permite ao usuário visualizar, no momento de sua elaboração, como o objeto será impresso, seja ele um documento, uma planilha, um relatório de dados ou uma figura.

MULTITAREFA- O WINDOWS pode executar várias tarefas simultaneamente, como imprimir uma planilha, editar um documento e fazer um backup. O WINDOWS tem capacidade de rodar tantos aplicativos quanto seu sistema (hardware) conseguir.

VANTAGENS
vantagens5
TRANSFERÊNCIA DINÂMICA

- Permite inserir um objeto (texto, figura, planilha etc) criado em aplicativos diferentes. O objeto incorporado pode ser editado a partir do documento fonte, utilizando-se dos recursos do aplicativo onde foi elaborado. Como exemplo, um documento pode conter planilha de cálculo associada a gráficos, ou ainda, apresentar uma figura gerada por um editor de imagens.

USO DE TODO O POTENCIAL DA MÁQUINA

- Todos os recursos de memória estendida e expandida são utilizados; discos rígidos de alta capacidade e performance, impressoras a laser e recursos de multimídia são integrados ao cotidiano do usuário.

VANTAGENS
vantagens6
PADRONIZAÇÃOA padronização é um dos pontos fortes do WINDOWS. Os principais procedimentos operacionais são similares em todos os aplicativos. Dessa forma, o usuário que já conhece um aplicativo tem facilidades adicionais quanto ao aprendizado de um novo programa.

UTILIZAÇÃO DO MOUSEO mouse é um periférico indicador e de seleção. Sua utilização no ambiente gráfico é fundamental, pois facilita as operações de seleção e indicação de programas, bem como a execução de inúmeros procedimentos sem a utilização do teclado, aumentando a produtividade.

VANTAGENS
vantagens7
ÍCONESO uso de símbolos representativos do cotidiano dos usuários é um elemento facilitador, pois torna os procedimentos operacionais intuitivos.

DRAG & DROP (Arrastar e soltar)É uma função que permite que ícones, objetos e janelas sejam movidos de um lugar para outro ou tenham seu tamanho alterado através do uso do mouse, ou seja, sem utilização de comandos específicos.

VANTAGENS
slide8
A COMBINAÇÃO DOS FATORES CITADOS GARANTE AUMENTO DE PRODUTIVIDADE COM ACRÉSCIMO DE QUALIDADE AO TRABALHO REALIZADO.
como iniciar o windows
Para iniciar o WINDOWS, basta digitar o comando WIN na linha de comando do DOS, seguido de ENTER, que o WINDOWS identificará automaticamente o hardware em que ele se encontra.COMO INICIAR O WINDOWS
conceitos b sicos
CONCEITOS BÁSICOS
  • ÁREA DE TRABALHOEspaço de tela ocupado pelo WINDOWS. É como se fosse a sua mesa de trabalho, onde você pode incluir, mover, ou ainda, remover itens.
  • GERENCIADOR DE PROGRAMASÉ a base de funcionamento do WINDOWS, sendo iniciado automaticamente quando de sua carga.
conceitos b sicos11
- ÍCONEÉ uma pequena figura representando um Aplicativo, um Arquivo ou um Grupo de Aplicativos.

Representa um aplicativo que pode ser executado a partir do Windows Representa um aplicativo que está sendo executado em segundo plano (minimizado)

CONCEITOS BÁSICOS
conceitos b sicos12
- JANELASSão partes na área de trabalho envoltas por uma moldura, reservadas para a execução dos aplicativos ou para exibir documentos e grupos de aplicativos.

As janelas funcionam como se fossem folhas de papel ou mesmo pastas de trabalho dispostas sobre sua mesa de trabalho num escritório.

Elas podem estar posicionadas lado a lado, em cascata (sobrepostas), ou simplesmente “guardadas” (minimizadas), liberando espaço na sua área de trabalho, ou expandidas (maximizadas), ocupando novamente toda a sua área de trabalho.

CONCEITOS BÁSICOS
elementos b sicos de uma janela
CAIXA DE MENU DE CONTROLERedimensiona, move, maximiza, minimiza, fecha e alterna janelas para outros aplicativos.

BOTÃO DE MINIMIZAR Reduz a janela a um ícone.

BOTÃO DE MAXIMIZAR Aumenta a janela do aplicativo de modo a preencher toda a área de trabalho.

BOTÃO DE RESTAURARPermite o retorno da janela ativa à dimensão anteriormente definida.

ELEMENTOS BÁSICOS DE UMA JANELA
elementos b sicos de uma janela14
TÍTULO DA JANELAPode ser o nome de um aplicativo, de um documento, de um grupo, diretório ou arquivo.

BORDA DA JANELAÉ o contorno de uma janela, que serve também para aumentá-la ou diminuí-la. A cor da borda da janela ativa é diferente das demais.

MENU CORTINAApresenta os itens de menu disponíveis para cada opção da Barra de Menu.

ELEMENTOS BÁSICOS DE UMA JANELA
elementos b sicos de uma janela15
BARRA DE TÍTULOExibe o nome completo do aplicativo ou documento. Se mais de uma janela estiver aberta, a barra de título da janela ativa (na qual se está trabalhando) é exibida de cor ou intensidade diferente de outras barras de título.

BARRAS DE ROLAGEM VERTICAL E HORIZONTALPermitem visualizar partes de um documento, quando o mesmo não couber na janela .

BARRA DE MENUApresenta os menus disponíveis. Ex.: no Gerenciador de Programas compõe-se dos menus Arquivo, Opções, Janela e Ajuda, além dos menus exclusivos do aplicativo.

ELEMENTOS BÁSICOS DE UMA JANELA
elementos de uma janela
Botões de Mini miza r e Maximizar Barra de Rolagem Vertical Menu Cortina Caixa de Menu de Controle Ícones Minimizados ELEMENTOS DE UMA JANELA
elementos b sicos de uma janela17
TÍTULO DA JANELAPode ser o nome de um aplicativo, documento, grupo, diretório ou arquivo.

CANTO DA JANELAIndica a sua posição durante a edição de um documento. Os aplicativos podem apresentar pontos de inserção em formatos diferentes.

PONTO DE INSERÇÃOIndica sua posição durante a edição de um documento. Seu formato pode variar de um aplicativo para outro.

ELEMENTOS BÁSICOS DE UMA JANELA
tipos de janelas
JANELA DE GRUPOSão as que estão no Gerenciador de Programas e contém ícones de Itens de Programas. As principais Janelas de Grupo são: Principal e Acessórios.

JANELA DE APLICATIVOContém um aplicativo de execução.

JANELA DE DOCUMENTOJanela exibida dentro de uma janela de aplicativo, podendo conter um texto, uma planilha,uma figura etc.

TIPOS DE JANELAS
gerenciador de arquivos file manager
Responsável pela administração de arquivos e diretórios. Engloba tarefas como: criar e apagar diretórios, copiar e mover arquivos, formatar discos de forma simplificada, segura e dinâmica, todas através do recurso Drag & Drop. GERENCIADOR DE ARQUIVOS (File Manager)
refer ncia bibliogr fica
WINDOWS 3.1: método rápido / Instituto Brasileiro de Pesquisa em Informática. - Rio de Janeiro: IBPI, 1993.

WINDOWS 3.1: português / Caixa Econômica Federal. - Florianópolis: CEF, 1994.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
outras fontes para pesquisa
STINSON, Craig e ANDREWS, Nancy. Windows 3.1. Trad. Mario Moro Fecchio. São Paulo: Makron Books, 1992. 598p.

BURNS, Patrick J. Windows, Word & Excel. Trad. Simone Barbosa de Oliveira. Rio de Janeiro: LTC- Livros Técnicos e Científicos, 1993. 598p.

McFEDRIES, Paul. Windows para iniciantes. Trad. Elisa M. Ferreira. Rio de Janeito : Campus, 1993. 210 p.

OUTRAS FONTES PARA PESQUISA