Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO PowerPoint Presentation
Download Presentation
ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO

ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO

120 Views Download Presentation
Download Presentation

ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO

  2. O que é? O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.

  3. Alguns objetivos do Programa • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; • Contribuir para a valorização do magistério; • Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.

  4. GT E.E. Dora Matarazzo O Grupo de Trabalho (GT) da Escola Estadual Dora Matarazzo é formado por seis alunos licenciandos e a professora supervisora. As atividades do semestre são desenvolvidas duas vezes por semana na escola com duas turmas de 9º ano e uma turma de 7º ano.

  5. GT E.E. Dora Matarazzo A proposta de trabalho para o primeiro semestre de 2013 é abordar conceitos básicos de geometria na perspectiva de Resolução de Problemas, com o objetivo de desenvolver conteúdos necessários ao estudo do Teorema de Tales e Congruência de triângulos usando como base para nossas atividades o CBC (Conteúdo Básico Comum) do Ensino Fundamental.

  6. GT E.E. Dora Matarazzo As atividades terão como objetivo instigar os alunos a chegarem a uma solução para os problemas, pois acreditamos que não há respostas prontas, conhecidas de antemão, para os problemas. Elas surgem através de um processo compartilhado de curiosa investigação e reflexão coletiva, com o propósito de obter conhecimento. Imprevisibilidade significa o desafio de experimentar novas possibilidades. (ALRØ; SKOVSMOSE, 2006, p. 128).

  7. GT E.E. Dora Matarazzo Concordamos com Mengali (2011, p.30) que é importante que os alunos busquem suas próprias formas de resolução, tornando-se autônomos, saindo do cenário de transmissão dos saberes para assim inserir os mesmo em um cenário de produção de saberes.

  8. GT E.E. Dora Matarazzo

  9. GT E.E. Dora Matarazzo

  10. GT E.E. Dora Matarazzo

  11. GT E.E. Dora Matarazzo

  12. GT E.E. Dora Matarazzo

  13. GT E.E. Dora Matarazzo

  14. Referências Bibliográficas MENGALI, BRENDA LEME DA SILVA. A Cultura da Sala de Aula numa Perspectiva de Resolução de Problemas: o Desafio de Ensinar Matemática numa Sala Multisseriada, Itatiba, 2011. PRADO, M. A. ; ALLEVATO, N. S. G. . O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Geometria através da Resolução de Problemas. Acta Scientiae (ULBRA), v. 12, p. 25-42, 2010.