1 / 87

CAPÍTULO 1

CAPÍTULO 1. NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO. AS TRÊS ONDAS DE ALVIN TOFFLER. Agricultura. Industrialização. Informação. 1ª Onda. 2ª Onda. 3ª Onda. até 1900. 1900 a 1960. 1970 à.

lacey
Download Presentation

CAPÍTULO 1

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CAPÍTULO 1 NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO

  2. AS TRÊS ONDAS DE ALVIN TOFFLER

  3. Agricultura Industrialização Informação 1ª Onda 2ª Onda 3ª Onda até 1900 1900 a 1960 1970 à

  4. O futurista Alvin Toffler (1928-.....) afirmava em 1980 que a história humana pode ser dividida em “ondas”.

  5. A primeira foi a agricultura. • Até o fim do século XIX, todas as economias eram agrárias.

  6. A segunda foi a da industrialização. Do final do século XIX até os anos 1960, a maioria dos países desenvolvidos passou de sociedades agrárias para sociedades baseadas em máquinas.

  7. A segunda onda mudou totalmente a vida dos aldeões ingleses à medida que se adaptaram à vida nas fábricas.

  8. A terceira onda chegou nos anos 1970. Está baseada na informação.

  9. A terceira onda está eliminando cargos industriais de baixa qualificação e, ao mesmo tempo, criando abundantes oportunidades de trabalho para especialistas técnicos cultos e qualificados, profissionais liberais e outros trabalhadores do conhecimento.

  10. Eletricidade Química Motor a Combustão Redes digitais Software Novas Mídias Energia hidráulica Têxteis Ferro Petroquímica Aeronáutica Eletrônica Vapor Estrada de ferro Aço 5 ª Onda 1 ª Onda 2 ª Onda 3 ª Onda 4 ª Onda 178 5 18 45 19 00 1950 1990 20 20 60 anos 55 anos 50 anos 40 anos 30 anos A QUINTA ONDA O crescente ritmo da Inovação: As sucessivas ondas de Schumpeter

  11. A ERA DA INFORMAÇÃO • A Era Industrial predominou em quase todo século XX e cedeu lugar a Era da Informação. • Na nova era, as mudanças passam a ser gradativamente mais rápidas e intensas.

  12. Joseph A. Schumpeter, já afirmava que a economia saudável é aquela que rompe o equilíbrio por meio da inovação tecnológica. (1883-1950)

  13. Na visão de Schumpeter, os ciclos em que o mundo viveu no passado foram todos eles determinados por atividades econômicas diferentes.

  14. O primeiro elemento central da quinta onda é a Internet, a WoldWide Web – WWW -, a rede mundial que interliga milhões de computadores de pessoas, equipes e organizações.

  15. A inquebrantável lógica dessa nova onda é de que não há mais espaço para se fazer as mesmas coisas do passado.

  16. O segundo elemento central da quinta onda é a globalização dos negócios. • Esta é um processo de mudança que combina um número crescente maior de atividades através das fronteiras e da TI, permitindo a comunicação instantânea com o mundo.

  17. Para RosabethMossKanter, quatro processos abrangentes estão associados à globalização: • 1.Mobilidade de capital, pessoas e idéias. • 2.Simultaneidade – em todos os lugares ao mesmo tempo.

  18. 3. Desvio – múltiplas escolhas. 4. Pluralismo – o centro não pode dominar.

  19. Para vencer em mercados globais e competitivos, as organizações bem-sucedidas compartilham uma forte ênfase na inovação, aprendizado e colaboração através das seguintes ações:

  20. 1.As organizações organizam-se em torno da lógica do cliente. 2. Estabelecem metas elevadas. 3. Selecionam pensadores criativos com uma visão abrangente.

  21. 4. Encorajam o empreendimento. 5. Sustentam o aprendizado constante. 6. Colaboram com os parceiros.

  22. AS SOLUÇÕES EMERGENTES • Melhoria contínua. • Qualidade total. • Reengenharia. • Benchmarking. • Equipes de alto desempenho.

  23. A NOVA LÓGICA DAS ORGANIZAÇÕES • As tendências organizacionais no mundo moderno se caracterizam por: • 1. Cadeias de comando mais curtas. • 2. Menos unidade de comando. • 3. Amplitudes de controle mais amplas. • 4. Mais participação e empowerment.

  24. 5. Staff como consultor e não como executor. 6. Ênfase nas equipes de trabalho 7. Foco no negócio essencial. (core business) 8. Consolidação da economia do conhecimento.

  25. O QUE ESTÁ ACONTECENDO • Algumas abordagens, a seguir, poderão mostrar caminhos futuros da teoria administrativa.

  26. Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual. • Existem ativos intangíveis – ainda não mensuráveis pelos tradicionais métodos da contabilidade .

  27. O capital intelectual é constituído por três aspectos intangíveis: • Nossos Clientes. • Nossa Organização. • Nossas Pessoas.

  28. 2. Organizações de Aprendizagem. As organizações bem-sucedidas estão se transformando em centros de aprendizagem. O interesse no treinamento e desenvolvimento de pessoas na organização é atribuído a três fatores:

  29. Nas organizações de aprendizagem, as pessoas assumem responsabilidades cada vez mais abrangentes. • O mercado está exigindo profissionais altamente qualificados. • Reconhece-se a importância de recrutar, manter e desenvolver talentos na organização.

  30. NOVAS FORMAS DE VÍNCULOS ENTRE TRABALHADORES E ORGANIZAÇÕES • Terceirização - Terceirizar: transferir para outras empresas, mediante contrato, atividades não essenciais da empresa. • Quarteirizar - contratar uma empresa para gerenciar as atividades terceirizadas.

  31. Teletrabalho - Levar o trabalho aos trabalhadores onde eles estiverem, em vez de levá-los ao trabalho. • Jornadas Atípicas - Horário móvel. Tipo de jornada de trabalho em que a empresa fixa um horário central no qual todos tem que estar presentes, mas o empregado pode escolher seu horário de entrada e saída.

  32. Organizações Virtuais - As organizações virtuais caracterizam-se pelos seus elos inter organizacionais que proporcionam, sem necessidade de possuírem uma localização ou estrutura física, embora muitas possuam escritórios, depósitos, e até fábricas. • No outro extremo, podem resumir-se a um site na internet.

  33. Como trabalhar em casa e ser Produtivo

  34. A distância, mas a todo vapor.

  35. Mais profissionais têm optado pelo trabalho remoto. Saiba como ser produtivo trabalhando em casa.Você S/A -Julho de 2009. Por ELISA MENEZES, Carlos Ruchaud, diretor médico da Genzyme: escritório em casa

  36. Cansado dos engarrafamentos, do estresse e da falta de segurança no Rio de Janeiro, Carlos Ruchaud mudou de cidade e de vida quando criou seu home office em Florianópolis, Santa Catarina, há cinco anos.

  37. “O home office traz benefícios a todos e melhora a produtividade”, diz o diretor médico da Genzyme do Brasil, farmacêutica cuja sede fica em São Paulo, mas que conta com funcionários trabalhando remotamente em Santa Catarina e Minas Gerais.

  38. Histórias como a de Carlos estão se tornando mais comuns. Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Teletrabalho, o número de profissionais trabalhando de casa cresce 10% ao ano.

  39. O trabalho remoto é uma alternativa cada vez mais procurada por quem não tem a obrigatoriedade de estar no escritório, por mães de recém-nascidos e autônomos interessados em baixar seu custo fixo.

  40. Veja como ser produtivo trabalhando em casa:

  41. 1 - Família, família, negócios à parte Quem opta pelo home office tem de conscientizar a família de que não está disponível durante o expediente. No início, Carlos, da Genzyme, fez questão de que até a esposa usasse o telefone para falar com ele.

  42. A estratégia de Moacyr Queirolo Filho, gerente de relacionamento comercial da Research In Motion (RIM), fabricante do Black- Berry, para educar os dois filhos foi usar um boné da empresa para indicar que estava trabalhando. “Quando eu tirava o boné eles pulavam em mim.”

  43. 2 - Delimite seu espaço de trabalho “Se a pessoa não tem um espaço para fazer o escritório, orientamos que delimite um lugar e avise à família que aquele é seu canto de trabalho”, diz Fabio Filho, gerente de desenvolvimento de negócios para a América Latina da Canonical, distribuidora do sistema operacional Ubuntu, com mais de 80% do pessoal trabalhando em casa.

  44. “Se for necessário dividir o espaço, estipule horários e evite que o escritório esteja próximo a distrações como home theater”, diz Eliana Tameirão, diretora de relações corporativas da Genzyme, que trabalha em home office há dois anos, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

  45. 3 – Organize seus e-mails “Quem trabalha com tecnologia pode receber até 1 000 e-mails por dia. O que eu faço é marcar as mensagens com cores diferentes (particulares, colegas, diretorias nacional e internacional). .

  46. Assim fica fácil de selecionar e priorizar a leitura”, diz Fabio Filho, que afirma ser necessário ter um “espírito empreendedor” para conseguir trabalhar remotamente.

  47. 4 - Use a tecnologia a seu favor Primeiro telefone multimídia de negócios.

  48. O essencial para quem trabalha em casa é dispor de serviço de internet de banda larga e de uma rede de telefonia eficiente. Ambos os serviços, internet e e-mail, mantêm em sintonia uma equipe que não divide o mesmo espaço.

  49. Impressora, scanner, celular, smartphone e até mesmo uma linha de telefone fixo exclusiva para usar durante o período de trabalho ajudam a separar a vida pessoal da profissional.

  50. 5 - Não leve o estresse do trabalho para casa Já que você não terá de se deslocar até o escritório, aproveite as horas a mais dormindo ou acordando mais cedo para fazer exercícios, ler jornal ou conversar com a família.

More Related