slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Emerson Silami Garcia PowerPoint Presentation
Download Presentation
Emerson Silami Garcia

Loading in 2 Seconds...

  share
play fullscreen
1 / 14
kristen-clossick

Emerson Silami Garcia - PowerPoint PPT Presentation

76 Views
Download Presentation
Emerson Silami Garcia
An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Emerson Silami Garcia Diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

  2. IMPORTÂNCIA DA MODERNIZAÇÃO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS VISANDO ENFRENTAR OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI

  3. Desafios do Século XXI Identidade da profissão. Adaptação à nova realidade de uma profissão regulamentada da área da saúde. Ética profissional. Adaptação aos avanços tecnológicos. Adaptação ao sistema universitário brasileiro. Formação de recursos humanos para a educação física escolar, magistério superior, pesquisa, administração, esporte, lazer, saúde (hospitais, academias de ginástica, preparação física particular, etc.). Infra-estrutura das escola de educação física. Gestão.

  4. A profissão não pode mais perder tempo discutindo temas como a regulamentação profissional e suas consequências para o exercício profissional diferenciado para licenciados e bacharéis. Além de perda de tempo e energia, esta discussão, bem como os ataques à regulamentação profissional, fragilizam a profissão. As principais lideranças que se opõem à regulamentação profissional estão entrincheiradas em escolas de universidades públicas. A argumentação destas lideranças é incoerente, apesar de agradar a muitos alunos que são favoráveis a fazer um só curso e receber dois diplomas.

  5. Adaptação à nova realidade de uma profissão regulamentada na área da saúde. Nossas escolas não preparam profissionais para atuar adequadamente na saúde porque elas não possuem docentes com experiência neste novo campo de atuação. Há necessidade de contratação e docentes com perfil específico e de parcerias com outras escolas da área da saúde, para que os alunos possam receber uma formação adequada. Necessidade de estágios em hospitais e da criação da residência em educação física. Necessidade de cursos de especialização específicos para a atuação em equipes muti-disciplinares.

  6. As preocupações com a ética profissional passaram a ter uma importância muito maior após a regulamentação profissional, pois agora o profissional que não pautar seu trabalho pela ética poderá sofrer sanções que vão desde um advertência até a suspensão do registro profissional. Pessoas que exercem ilegalmente a profissão ou profissionais sem registro passaram a ser passíveis de processo legal. Pessoas em exercício ilegal podem sofre ações nas esferas civil e criminal. As escolas de educação física devem incluir este conteúdo nos seus currículos.

  7. A adaptação aos avanços tecnológicos deve ser uma prioridade dos cursos de educação física. É inaceitável que nossos egressos cheguem ao mercado de trabalho despreparados para as modernas tecnologias disponíveis no mercado. As escolas de instituições federais tem a obrigação de acompanhar e desenvolvimento tecnológico. Isto exige dos docentes uma constante atualização de conhecimentos e de experiências. Parcerias com outras instituições nacionais e internacionais devem ser instituídas para permitir um constante intercâmbio acadêmico e científico.

  8. De maneira geral, o sistema federal de ensino superior do Brasil já é considerado de padrão internacional. A imediata adaptação das escolas de educação física ao sistema que privilegia o mérito acadêmico é indispensável. É necessário ter cuidado nos concursos, pois os docentes contratados irão permanecer no emprego por 3 ou 4 décadas. As escolas devem se esforçar no sentido de implantar cursos de pós-graduação e de desenvolver a pesquisa de qualidade. Caso isto não seja feito, elas perderão prestígio dentro das IES.

  9. A universidade pública tem dificuldades para alterar seus projetos pedagógicos porque seus docentes tem estabilidade e elas não podem contratar novos docentes quando desejarem. Sendo assim, elas podem apresentar limitações na formação de recursos humanos em algumas áreas. No caso da formação de treinadores esportivos e de profissionais para atuar no sistema de saúde, a falha é quase total. O COB já declarou que teremos que contratar treinadores estrangeiros. Temos que ocupar estes espaços com urgência.

  10. Mais profissionais de saúde da família Além dos cirurgiões-dentistas, enfermeiros e médicos, público do CEABSF desde a primeira oferta, nesta edição inicia ainda a turma especial direcionada aos educadores físicos, numa parceria pioneira entre o Nescon e o Conselho Regional de Educação Física de Minas Gerais. Para está turma foram 174 cadastrados preenchendo 54 vagas somente para o pólo de Belo Horizonte. Entre os selecionados, alunos de 27 municípios mineiros, entre eles Varjão de Minas, Uberaba, Senador Firmino, Teófilo Otoni e Contagem e outros. Milhares de vagas nos NASF.

  11. A infra-estrutura das escolas também deve ser urgentemente revista. A UFJF acaba de inaugurar seu Centro de Treinamento Esportivo que está entre os melhores equipamentos, senão o melhor do Brasil. A UFMG está iniciou, em parceria com o Governo do Estado, a construção de seu CTE. Não sei quais eram as condições aqui antes, mas posso atestar que na UFMG o parque esportivo atual é inadequado. Outras escolas federais do Brasil também apresentam péssimas condições. Se formos considerar os laboratórios, a situação também não é boa na maioria das instituições.

  12. Obrigado! emerson_silami@yahoo.com.br