slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
PowerPoint Presentation
Download Presentation

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 1

- PowerPoint PPT Presentation


  • 114 Views
  • Uploaded on

DIAGNÓSTICO DOS POTENCIAIS GENÉTICOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE CANOAGEM SLALOM ATRAVÉS DA DERMATOGLIFIA. FERREIRA,Heros Ribeiro (1) (2) (3) ; FERNANDES FILHO, José (1) (2) (4) (1)   PROCIMH - UCB / RJ - BRASIL (2) LABIMH - UCB / RJ - BRASIL

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about '' - kovit


Download Now An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

DIAGNÓSTICO DOS POTENCIAIS GENÉTICOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE CANOAGEM SLALOM ATRAVÉS DA DERMATOGLIFIA.

FERREIRA,Heros Ribeiro (1) (2) (3) ; FERNANDES FILHO, José (1) (2) (4)

(1)   PROCIMH - UCB / RJ - BRASIL

(2) LABIMH - UCB / RJ - BRASIL

(3) PREPARADOR FÍSICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE CANOAGEM SLALOM - BRASIL

(4) EEFD / UFRJ - BRASIL

E-mail:herosferreira@hotmail.com/ herosferreira@walla.com - 2006

A canoagem é dividida basicamente em canoagem slalom e velocidade. O slalom é o estilo de descidas em rios, deve obrigatoriamente passar por balizas ou “portas” em momentos contra e outros a favor da correnteza. A canoagem de velocidade é o deslocamento do braco, em distância pré determinada, em menor tempo. O slalom é dividido entre C1 (canoa individual), C2 (canoa dupla) e K1 (caiaque individual). O presente estudo tem como objetivo diagnosticar os perfis genéticos da seleção brasileira de canoagem slalom através da dermatoglifia. Este estudo é analisado através da estatística descritiva e seguindo rigorosamente os padrões de análises dermatoglíficas do protocolo de Cummins & Midlo (1942). A população foi composta pelos atletas da seleção brasileira permanente de canoagem slalom, masculino, sendo N=10, destes C1(N=3), C2(N=2) e K1(N=5). Foram obtidos os seguintes resultados: o C1 foi estabelecida a fórmula digital AL=66,7%, L>W=33,3%, SQTL=86 e D10=10; o grupo C2 L>W=100%, SQTL=177 e D10=12 e grupo K1 L>W=60%, ALW=20%, L=W=20%, SQTL=162 e D10=14. Com nos resultados observamos que: os atletas de C1 apresentam SQTL e D10 baixos, o que caracteriza a força, potência e índice coordenativo baixo (SQTL/D10), confirmado pelo SQTL=86 e D10=10. O grupo C2 apresenta resistência intermediária, propriocepção complexa e índice coordenativo moderado (SQTL/D10), confirmado pelo D10=12 e SQTL=177 e o grupo K1 apresenta resistência de velocidade, propriocepção complexa, atividades de combinação motoras complexas pelo SQTL=162, D10=14 e L>W=60%. Concluímos que o grupo C1 apresenta como características importantes para canoagem slalom, a força e potência, o grupo C2 e K1 apresentam a propriocepção complexa. Observamos que cada grupo apresenta características genéticas diferentes demonstradas pela dermatoglifia, esta sendo uma ferramenta para otimização da orientação, seleção e na prescrição do treinamento na canoagem de slalom. Podemos concluir também que a dermatoglifia apresenta aplicabilidade direta como marcador genético. Este dado já é comprovado. Com base nos resultados de seus potenciais genéticos, o treinamento poderá atingir objetivos mais específicos. Não obstante, considera-se a interferência do meio (fenótipo), o qual pode influenciar, como variável limitante controlada. Recomendamos que mais pesquisas sejam realizadas.

Palavras-chave: Seleção Brasileira, Canoagem, Slalom e Dermatoglifia.