1 / 11

RECURSOS VISUAIS

RECURSOS VISUAIS. Principais características dos recursos:. * CORES VIVAS *MATERIAL DURÁVEL, QUE POSSA SER MANIPULADO PELAS CRIANÇAS * DEVE SER ADEQUADO À FAIXA ETÁRIA.

kohana
Download Presentation

RECURSOS VISUAIS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. RECURSOS VISUAIS

  2. Principais características dos recursos: • * CORES VIVAS • *MATERIAL DURÁVEL, QUE POSSA SER MANIPULADO PELAS CRIANÇAS • * DEVE SER ADEQUADO À FAIXA ETÁRIA

  3. O recurso visual serve para ajudar a tia no ensino da lição; na fixação do ensino e também é uma forma de chamar a atenção para o que está sendo ensinado.

  4. ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS • * Curiosidade • *Criatividade • * Interesse • * Sinceridade

  5. Essas são apenas algumas das características que encontramos na maioria das crianças e que podemos usar ao nosso favor, ou seja, de acordo com elas apresentaremos recursos específicos para cada lição.

  6. CURIOSIDADE: sempre que formos ensinar uma lição, temos que DESPERTAR a curiosidade da criança, pois assim ela valorizará muito mais o que será ensinado. RECURSOS: Baú de histórias, saco surpresa, caixa surpresa, etc

  7. CRIATIVIDADE: as crianças são extremamente criativas e,muitas vezes, nós mesmas (tias) “podamos” essa característica que muito pode ajudar no aprendizado. Como assim??? O aprendizado não se dá assim: A TIA FALA E A CRIANÇA ESCUTA, Mas assim: A TIA FALA E A CRIANÇA QUESTIONA, PARTICIPA, ARGUMENTA, AUXILIA NA HISTÓRIA.

  8. Quando uma história ou estória é contada, a criança tem que se sentir “dentro” dela; é como quando assistíamos desenhos animados na TV: sempre éramos um personagem! Em toda história/estória a criança se identifica com alguém. RECURSOS: Fantoches diversos, TV, cinema de sombras ***lembrando sempre que o fantoche não tem vida por si só, então, ele NÃO se converte, NÃO aceita Jesus, NÃO faz oração***

  9. INTERESSE:muitas vezes (ou na maioria delas) nós erramos e acabamos fazendo com que a criança perca o interesse no que está sendo feito na aulinha. O principal fator que faz com que isso aconteça é o “falar demais”. Por exemplo: para as crianças menores (ovelhinhas) uma história ou mesmo uma outra atividade não pode exceder 5-7 minutos, pois além delas não prestarem mais atenção, a atividade se torna chata, cansativa. Se você perceber que a criança está perdendo o interesse (olhando muito para os lados, querendo ir ao banheiro, ir beber água) mude logo de atividade. O ideal é que você deixe a criança com gostinho de “quero mais” .

  10. SINCERIDADE:para ser uma tia aprovada, procure estar atenta nas atitudes das crianças, no que elas gostam de fazer, enfim, conheça bem seus alunos e firme o ensino das lições em cima disso, pois a aulinha se tornará uma bênção ainda maior!!!

  11. “ No princípio, criou Deus os céus e a terra” Gn 1:1 Somos filhas de um Deus criador e Ele nos deu a capacidade de criar, portanto, peça a Ele essa sabedoria, idéias, criatividade e com certeza Ele te dará! Ele não escolhe capacitados, capacita seus escolhidos! Deus as abençoe Luiza

More Related