1 / 14

Aluna: Lúcia Salomé de Aguilar Orientador: Prof. Heitor Garcia de Carvalho, Ph.D

INFERÊNCIAS SOBRE OS PERFIS DE VESTIBULANDOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CEFET-MG UTILIZANDO A FERRAMENTA WEKA DE DATAMINING. Aluna: Lúcia Salomé de Aguilar Orientador: Prof. Heitor Garcia de Carvalho, Ph.D. INTRODUÇÃO.

kirsi
Download Presentation

Aluna: Lúcia Salomé de Aguilar Orientador: Prof. Heitor Garcia de Carvalho, Ph.D

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. INFERÊNCIAS SOBRE OS PERFIS DE VESTIBULANDOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CEFET-MG UTILIZANDO A FERRAMENTA WEKADE DATAMINING Aluna: Lúcia Salomé de Aguilar Orientador: Prof. Heitor Garcia de Carvalho, Ph.D

  2. INTRODUÇÃO Assim como o trabalho desenvolvido pelo bolsista PIBIC Minervino Martins Neto, este projeto avaliará dados recolhidos nos processos seletivos do CEFET-MG. Porém, a análise fatorial do conjunto de dados será substituída pela técnica de datamining com o intuito de captar bem certas informações em formato de texto e buscar padrões de dados em subconjuntos da população com cardinalidade reduzida.

  3. O QUE É DATAMINING? A Mineração dos Dados, denominada Datamining, é uma das etapas principais dentro do Processo de Extração de Conhecimento em Base de Dados ( KDD – Knowledge Discovery Database). Através do uso de suas técnicas e algoritmos, padrões são “descobertos” dentro de uma Base de Dados, provendo assim, recursos para que o Analista do Conhecimento possa identificar informações relevantes e inteligentes no que antes, era uma massa de Dados.

  4. O QUE É WEKA? WEKA (Waikato Enviroment for Knowledge Analysis) é uma ferramenta livre e disponível para download na Internet. Foi desenvolvida pela Universidade de Waikato na Nova Zelândia, sendo utilizada para Mineração de Dados.

  5. OBJETIVOS • Investigar os padrões implícitos nos conjuntos de dados numéricos e em variáveis textuais dos bancos de dados relativos ao vestibular dos cursos de engenharia do CEFET-MG ; • A partir da investigação, identificar características dos perfis dos alunos que demandam o ingresso na escola e confrontá-los com o dos aprovados; • Após identificar tais características, subsidiar medidas de interesse pedagógico e administrativo.

  6. METODOLOGIA • Estudo da teoria, do software e dos métodos; • Obtenção de dados do exame vestibular e derivados de documentos, além das respostas aos formulários de inscrição, fornecidos pelos candidatos; • Adaptação dos dados obtidos aos formatos eletrônicos requeridos para utilização no software de mineração de dados; • Crítica e depuração do banco de dados obtidos de forma a adequá–lo aos requisitos da ferramenta de datamining (WEKA);

  7. Elaboração de hipóteses de pesquisa de padrões de associação (estudo da probabilidade de um item ocorrer dado que outro item esteja presente) e de clusterização (identificação das classes dentro da base de dados e agrupamento de objetos em classes semelhantes); • Aplicação do software de datamining; • Interpretação e análise crítica dos resultados; • Elaboração de conclusões e de relatórios de pesquisa;

  8. EXEMPLOS 1. QUESTIONÁRIO

  9. 2. DADOS PASSADOS PARA PLANILHA

  10. 3. LISTAGEM DAS RESPOSTAS POSSIVEIS

  11. 4. DADOS PRONTOS PARA O WEKA PROCESSAR

  12. RESULTADOS ESPERADOS • Informações sobre os perfis de alunos que demandam o ingresso nos cursos de engenharia do CEFET-MG contrastando-os com as características dos aprovados e que sejam relevantes para o seu atendimento pedagógico durante o curso; • Aquisição de proficiência pelo aluno bolsista em uma técnica aplicável a problemas no seu campo profissional.

  13. BIBLIOGRAFIA OLIVEIRA, Araceli Garcia. Descoberta de Conhecimento na Base de Dados do Processo Seletivo do UNIFOR-MG. Formiga, MG: Monografia, 2004. MONTEIRO, Mário do Socorro Jardim; ROCHA, Vanderlene Covre. Descoberta de Conhecimento na Base de Dados do Processo Seletivo Seriado da UFPA – 2004, Usando Regras de Associação. Belém, PA: Monografia, 2005.

More Related