FOLHAS - PowerPoint PPT Presentation

folhas n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
FOLHAS PowerPoint Presentation
play fullscreen
1 / 39
FOLHAS
182 Views
Download Presentation
king
Download Presentation

FOLHAS

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. FOLHAS Órgão laminar, clorofilado, com a função básica de realizar a fotossíntese no vegetal. -Regiões áridas: pequenas e duras, com tecidos de sustentação—Xeromorfas. • Regiões úmidas: grandes e sem tecidos de sustentação—Higromorfas. • Regiões sombreadas: maior quantidade de clorofila, boa taxa de fotossíntese, verde mais escuro—Umbrófilas.

  2. Regiões de uma folha: limbo, pecíolo e bainha. As folhas estão classificadas em simples e compostas. Simples: limbo único. Compostas: limbo dividido em vários folíolos. Plantas carnívoras: bem diferentes e altamente especializadas para a captura de insetos, são as folhas das plantas carnívoras( ou insetívoras), verdadeiras armadilhas, ricas em estruturas secretoras de enzimas digestivas. Folhas comestíveis: alface, rúcula, couve, radite, repolho, almeirão, espinafre, salsa, cebolinha,etc...

  3. Folhas completas

  4. Respiração, transpiração, fotossíntese. Estômatos:

  5. Folha Simples

  6. Folha Composta

  7. Folhas Modificadas(Plantas Carnívoras ou Insetívoras) Mecanismo de defesa. Digerir partes moles dos insetos que se aproximam delas. Não é uma forma de alimentação, pois estas plantas fazem a fotossíntese.

  8. Planta Carnívora ou Insetívora

  9. Flor: Aparelho Reprodutor das Angiospermas.

  10. A Flor: estrutura reprodutiva das Angiospermas. Uma flor completa é constituída das seguintes partes: Pedúnculo ou Pedicelo:é o eixo de sustentação da flor. Receptáculo floral: é uma dilatação apical do pedúnculo, onde estão inseridas as peças florais. Cálice:abrange o conjunto formado por folhas modificadas, geralmente verdes, denominadas sépalas. Corola:compreende o conjunto formado por folhas modificadas, geralmente coloridas, denominadas pétalas.

  11. Androceu:é a estrutura masculina de reprodução, constituída por um conjunto de folhas profundamente modificadas denominadas estames. Gineceu: é a estrutura feminina de reprodução, constituída por um conjunto de folhas profundamente modificadas denominadas carpelos ou pistilos. • Voltando ao Androceu: no androceu cada estame é constituído por duas estruturas: • Filete : estrutura filamentar que sustenta a antera. • Antera:porção dilatada do filete e que abriga os sacos polínicos, onde são produzidos os grãos de pólen.(célula sexual masculina). • Voltando ao Gineceu: no gineceu temos os carpelos ou pistilos. Cada carpelo é constituido de:

  12. Estigma: porção apical, onde o pólen é depositado na polinização. Estilete: eixo de sustentação do estigma. Ovário: porção basal globosa que produz e armazena os óvulos(célula sexual feminina).

  13. As Inflorescências São chamadas de falsas flores, pois não têm as estruturas de uma flor verdadeira. São divididas em: Capítulo( Dália, Margarida, Girassol, Crisântemo, Alcachofra); Umbela(erva-doce); Espigas(milho, trigo, arroz, capins); Cacho(videira, mamona, Dama-daNoite).

  14. Inflorescências

  15. Os Frutos: O fruto é exclusivo das angiospermas e se origina do desenvolvimento do ovário da flor. No fruto formado temos o Pericarco, que se divide em: epicarpo, mesocarpo e endocarpo. Epicarpo: é a casca do fruto. Mesocarpo: é a polpa, a parte carnosa do fruto. Endocarpo: nem sempre é visível e fica muito próximo da semente. • Os frutos podem ser classificados em: • Frutos Carnosos:polpa suculenta. • Dividem-se em Bagas e Drupas.

  16. Bagas:uma ou mais sementes livres. Ex: uva. Goiaba, tomate, mamão, pimentão e berinjela. Drupas: uma única semente presa ao endocarpo duro. Ex: pêssego, azeitona, manga, ameixa, côco. Frutos Secos:polpa não suculenta. Dividem-se em: Aquênio: Girassol(o que chamamos de semente é o fruto). Cariopse: milho, trigo, cevada. Legume : um só carpelo. Alongado, que se

  17. Abre por duas fendas longitudinais. É típico das leguminosas.Ex: feijão, ervilha , soja, amendoim. Cápsula: dois ou mais carpelos, com vários tipos de aberturas. Ex: mamona, urucum, algodão, papoula, alamanda. Frutos sem sementes: algumas angiospermas desenvolvem seus frutos a partir de ovários cujos óvulos atrofiaram e, portanto, não foram fecundados. Esses frutos não têm sementes e são chamados Partenocárpicos. É o caso da banana, do limão taiti e da laranja-baía. Nessas espécies não há reprodução sexuada.

  18. Frutos Variados

  19. Frutos Secos

  20. PSEUDOFRUTOS É muito frequente que algumas partes da flor se tornem carnosas, suculentas, substituindo o desenvolvimento do ovário com as sementes, embora reduzido, origina

  21. O verdadeiro fruto que, em geral, não é comestível. As partes carnosas com reservas nutritivas, adocicadas ou Pouco ácidas, que se assemelham ao fruto, são na realidade Pseudofrutos. Pseudofrutos simples: originam-se do pedúnculo ou do receptáculo de uma só flor. Ex.: caju e maçã. Pseudofrutos Compostos: formam-se do receptáculo de uma flor com muitos ovários pequenos. Ex.: morango. Pseudofrutos Múltiplos: desenvolvem-se de uma inflorescência, ou seja, de várias flores e podem ser chamados de Infrutescências. Ex.: amora, figo, abacaxi.m

  22. PSEUDOFRUTOS

  23. Figo: infrutescência Maçã: Pseudofruto

  24. A SEMENTE A semente se origina de um óvulo fecundado que se desenvolve no interior do ovário. Uma semente completa, madura, apresenta: a) tegumento ou casca: com duas camadas, a testa, externa e o tégmen, interna. b) amêndoa: embrião e cotilédones(um ou dois) mais o endosperma(albúmen).

  25. SEMENTES DAS ANGIOSPERMAS

  26. Exercícios de Revisão: 1-Sobre semente e fruto das angiospermas, responda: • De quais partes da flor são provenientes? • Qual o papel de agentes como o vento, os insetos e outros animais em sua formação? 2- Relacione estrutural e funcionalmente os seguintes componentes de uma planta: óvulo, ovário, semente e fruto.

  27. 3-Que grupos de plantas produzem sementes? Qual foi a importância das sementes na adaptação das plantas ao ambiente terrestre? 4-O que leva o homem a cultivar certas variedades de plantas é, em muitos casos, a beleza de suas flores e, em outros, o sabor de seus frutos. Para as plantas, a ocorrência de flores atrativas e frutos comestíveis tem algum significado adaptativo? Qual? 5-Atualmente são conhecidas quase 350 mil espécies de plantas, das quais cerca de 250 mil são angiospermas. Isso indica o sucesso adaptativo desse grupo. Mencione três fatores que favorecem este sucesso.

  28. 5- Ao discutir com colegas a origem do fruto, um estudante afirmou: “ O tomate é um fruto verdadeiro, enquanto o caju é um pseudofruto” . Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta. 6-Sabe-se que a água é fator fundamental no ciclo reprodutivo da maioria dos grupos vegetais. Entretanto, as angiospermas são totalmente independentes da água para a reprodução. Responda: • O que evidencia nas angiospermas a independência total da água para a fecundação? b)Que estrutura possibilitou às angiospermas tal independência?