1 / 39

FOLHAS

FOLHAS. Órgão laminar, clorofilado, com a função básica de realizar a fotossíntese no vegetal. -Regiões áridas: pequenas e duras, com tecidos de sustentação— Xeromorfas. Regiões úmidas: grandes e sem tecidos de sustentação— Higromorfas.

king
Download Presentation

FOLHAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FOLHAS Órgão laminar, clorofilado, com a função básica de realizar a fotossíntese no vegetal. -Regiões áridas: pequenas e duras, com tecidos de sustentação—Xeromorfas. • Regiões úmidas: grandes e sem tecidos de sustentação—Higromorfas. • Regiões sombreadas: maior quantidade de clorofila, boa taxa de fotossíntese, verde mais escuro—Umbrófilas.

  2. Regiões de uma folha: limbo, pecíolo e bainha. As folhas estão classificadas em simples e compostas. Simples: limbo único. Compostas: limbo dividido em vários folíolos. Plantas carnívoras: bem diferentes e altamente especializadas para a captura de insetos, são as folhas das plantas carnívoras( ou insetívoras), verdadeiras armadilhas, ricas em estruturas secretoras de enzimas digestivas. Folhas comestíveis: alface, rúcula, couve, radite, repolho, almeirão, espinafre, salsa, cebolinha,etc...

  3. Folhas completas

  4. Respiração, transpiração, fotossíntese. Estômatos:

  5. Folha Simples

  6. Folha Composta

  7. Folhas Modificadas(Plantas Carnívoras ou Insetívoras) Mecanismo de defesa. Digerir partes moles dos insetos que se aproximam delas. Não é uma forma de alimentação, pois estas plantas fazem a fotossíntese.

  8. Planta Carnívora ou Insetívora

  9. Flor: Aparelho Reprodutor das Angiospermas.

  10. A Flor: estrutura reprodutiva das Angiospermas. Uma flor completa é constituída das seguintes partes: Pedúnculo ou Pedicelo:é o eixo de sustentação da flor. Receptáculo floral: é uma dilatação apical do pedúnculo, onde estão inseridas as peças florais. Cálice:abrange o conjunto formado por folhas modificadas, geralmente verdes, denominadas sépalas. Corola:compreende o conjunto formado por folhas modificadas, geralmente coloridas, denominadas pétalas.

  11. Androceu:é a estrutura masculina de reprodução, constituída por um conjunto de folhas profundamente modificadas denominadas estames. Gineceu: é a estrutura feminina de reprodução, constituída por um conjunto de folhas profundamente modificadas denominadas carpelos ou pistilos. • Voltando ao Androceu: no androceu cada estame é constituído por duas estruturas: • Filete : estrutura filamentar que sustenta a antera. • Antera:porção dilatada do filete e que abriga os sacos polínicos, onde são produzidos os grãos de pólen.(célula sexual masculina). • Voltando ao Gineceu: no gineceu temos os carpelos ou pistilos. Cada carpelo é constituido de:

  12. Estigma: porção apical, onde o pólen é depositado na polinização. Estilete: eixo de sustentação do estigma. Ovário: porção basal globosa que produz e armazena os óvulos(célula sexual feminina).

  13. As Inflorescências São chamadas de falsas flores, pois não têm as estruturas de uma flor verdadeira. São divididas em: Capítulo( Dália, Margarida, Girassol, Crisântemo, Alcachofra); Umbela(erva-doce); Espigas(milho, trigo, arroz, capins); Cacho(videira, mamona, Dama-daNoite).

  14. Inflorescências

  15. Os Frutos: O fruto é exclusivo das angiospermas e se origina do desenvolvimento do ovário da flor. No fruto formado temos o Pericarco, que se divide em: epicarpo, mesocarpo e endocarpo. Epicarpo: é a casca do fruto. Mesocarpo: é a polpa, a parte carnosa do fruto. Endocarpo: nem sempre é visível e fica muito próximo da semente. • Os frutos podem ser classificados em: • Frutos Carnosos:polpa suculenta. • Dividem-se em Bagas e Drupas.

  16. Bagas:uma ou mais sementes livres. Ex: uva. Goiaba, tomate, mamão, pimentão e berinjela. Drupas: uma única semente presa ao endocarpo duro. Ex: pêssego, azeitona, manga, ameixa, côco. Frutos Secos:polpa não suculenta. Dividem-se em: Aquênio: Girassol(o que chamamos de semente é o fruto). Cariopse: milho, trigo, cevada. Legume : um só carpelo. Alongado, que se

  17. Abre por duas fendas longitudinais. É típico das leguminosas.Ex: feijão, ervilha , soja, amendoim. Cápsula: dois ou mais carpelos, com vários tipos de aberturas. Ex: mamona, urucum, algodão, papoula, alamanda. Frutos sem sementes: algumas angiospermas desenvolvem seus frutos a partir de ovários cujos óvulos atrofiaram e, portanto, não foram fecundados. Esses frutos não têm sementes e são chamados Partenocárpicos. É o caso da banana, do limão taiti e da laranja-baía. Nessas espécies não há reprodução sexuada.

  18. Frutos Variados

  19. Frutos Secos

  20. PSEUDOFRUTOS É muito frequente que algumas partes da flor se tornem carnosas, suculentas, substituindo o desenvolvimento do ovário com as sementes, embora reduzido, origina

  21. O verdadeiro fruto que, em geral, não é comestível. As partes carnosas com reservas nutritivas, adocicadas ou Pouco ácidas, que se assemelham ao fruto, são na realidade Pseudofrutos. Pseudofrutos simples: originam-se do pedúnculo ou do receptáculo de uma só flor. Ex.: caju e maçã. Pseudofrutos Compostos: formam-se do receptáculo de uma flor com muitos ovários pequenos. Ex.: morango. Pseudofrutos Múltiplos: desenvolvem-se de uma inflorescência, ou seja, de várias flores e podem ser chamados de Infrutescências. Ex.: amora, figo, abacaxi.m

  22. PSEUDOFRUTOS

  23. Figo: infrutescência Maçã: Pseudofruto

  24. A SEMENTE A semente se origina de um óvulo fecundado que se desenvolve no interior do ovário. Uma semente completa, madura, apresenta: a) tegumento ou casca: com duas camadas, a testa, externa e o tégmen, interna. b) amêndoa: embrião e cotilédones(um ou dois) mais o endosperma(albúmen).

  25. SEMENTES DAS ANGIOSPERMAS

  26. Exercícios de Revisão: 1-Sobre semente e fruto das angiospermas, responda: • De quais partes da flor são provenientes? • Qual o papel de agentes como o vento, os insetos e outros animais em sua formação? 2- Relacione estrutural e funcionalmente os seguintes componentes de uma planta: óvulo, ovário, semente e fruto.

  27. 3-Que grupos de plantas produzem sementes? Qual foi a importância das sementes na adaptação das plantas ao ambiente terrestre? 4-O que leva o homem a cultivar certas variedades de plantas é, em muitos casos, a beleza de suas flores e, em outros, o sabor de seus frutos. Para as plantas, a ocorrência de flores atrativas e frutos comestíveis tem algum significado adaptativo? Qual? 5-Atualmente são conhecidas quase 350 mil espécies de plantas, das quais cerca de 250 mil são angiospermas. Isso indica o sucesso adaptativo desse grupo. Mencione três fatores que favorecem este sucesso.

  28. 5- Ao discutir com colegas a origem do fruto, um estudante afirmou: “ O tomate é um fruto verdadeiro, enquanto o caju é um pseudofruto” . Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta. 6-Sabe-se que a água é fator fundamental no ciclo reprodutivo da maioria dos grupos vegetais. Entretanto, as angiospermas são totalmente independentes da água para a reprodução. Responda: • O que evidencia nas angiospermas a independência total da água para a fecundação? b)Que estrutura possibilitou às angiospermas tal independência?

More Related