slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Existe alguma relação entre a Revolução Inglesa e a ocupação da região norte da América pelos ingleses? PowerPoint Presentation
Download Presentation
Existe alguma relação entre a Revolução Inglesa e a ocupação da região norte da América pelos ingleses?

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 12

Existe alguma relação entre a Revolução Inglesa e a ocupação da região norte da América pelos ingleses? - PowerPoint PPT Presentation


  • 345 Views
  • Uploaded on

A INFLUENCIA DAS IDEIAS ILUMINISTAS NA AMÉRICA Colonização inglesa na América do Norte: vamos entender como os Estados Unidos se tornaram essa potencia imperialista que é hoje! Existe, em Divinópolis alguma influencia norte americana presente?.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Existe alguma relação entre a Revolução Inglesa e a ocupação da região norte da América pelos ingleses?' - kimn


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

A INFLUENCIA DAS IDEIAS ILUMINISTAS NA AMÉRICAColonização inglesa na América do Norte:vamos entender como os Estados Unidos se tornaram essa potencia imperialista que é hoje!Existe, em Divinópolis alguma influencia norte americana presente?

slide3
Existe alguma relação entre a Revolução Inglesa e a ocupação da região norte da América pelos ingleses?
  • Massachusetts, 1620 – Esse é o ponto de partido (ou chegada)!
  • O dia de Ação de Graças (Thanksgiving), em novembro, é uma festa do calendário norte-americano que revive o ano de 1621, quando os sobreviventes do navio Mayflower fizeram uma festa comemorando seu primeiro ano de América.
os colonos
OS COLONOS
  • No Norte da América do Norte, os colonos formaram pequenas propriedades, com atividades de subsistência e autossuficiência, sendo assim, portanto, chamadas de colônias de povoamento.

Já na região Sul da América do Norte, o solo fértil e o clima propício a agricultura, favoreceu a formação de colônias de exploração, mais parecido com o modelo da América Latina.

  • Você sabe o que é um Latifúndio? E monocultura?
slide7
Você sabe o que são servos de Contrato?
  • Sabe o que significa Negligência Salutar?
  • Sabe o significado de Comércio Triangular?
slide8
Revolução Inglesa na América?

O pensador inglês John Locke, que viveu a Revolução Gloriosa foi fundamental para a fundamentação teórica do processo que levou as 13 colônias da América do Norte a se tornarem independentes, fazendo surgir os Estados Unidos da América do Norte.

No livro Dois Tratados sobre o governo civil, Locke discorre sobre a necessidade de se estabelecer um governo civil para regular a vida em grupo, garantindo os direitos naturais do homem.

slide9
CONFLITOS DE INTERESSES

O comércio Triangular deu aos colonos ingleses muita liberdade e gerou muito lucro.

Entre 1757 e 1763, houve uma disputa entre França e Inglaterra (Guerra dos Sete Anos), por territórios norte-americanos que estavam em posse de franceses. Os ingleses venceram o conflito, mas tiveram grandes gastos para garantir essa vitória.

Assim, após a Guerra, a Inglaterra iniciou uma política de cobrança de impostos e restrições comerciais aos colonos.

slide10
LEI DO AÇUCAR;
  • LEI DO SELO;
  • LEIS TOWNSHEND (Leis que taxavam a importação de vidro, chá, tintas, corantes e chumbo).
  • LEI DO CHÁ.
  • Todas essas leis despertaram nos colonos grande revolta, levando-os a promover manifestações e boicotes. Em 1770, aconteceu um ataque de colonos a um quartel de militares ingleses com bolas de neve. O Exército inglês reagiu com violência, matando e ferindo vários colonos – Massacre de Boston.
  • Em 1773, foi publicada a Lei do Chá, que concedia monopólio de comercialização do produto a Companhia das Índias Orientais. Os colonos se fantasiaram de indígenas e atacaram os navios da Companhia, lançando ao mar a carga. Essa reação ficou conhecida como o Incidente do Porto de Boston.
  • De sua parte, a Inglaterra decretou as Leis Intoleráveis, fechando o Porto de Boston e estabeleceu a Lei do Alojamento.
slide11
Em 1774 foi realizado pelos colonos o 1º Congresso de Filadélfia, com o objetivo de revogar as Leis Intoleráveis. Mas a Inglaterra não cedeu em quase nada.
  • Em 1775 foi então realizado o 2º Congresso de Filadélfia, já com o objetivo de separar as colônias da Metrópole inglesa.
  • Em 1776 foi redigido documento de Declaração de Independência dos Estados Unidos da América.
  • Em 1783, a Inglaterra reconheceu a independência das Treze colônias.
  • Em 1787, o Congresso da Confederação aprovou a Constituição que vigora até hoje nos Estados Unidos.
slide12
A luta pela independência dos Estados Unidos inspirou na América Latina a Elite Criolla a também lutar pela independência.
  • Criollos lutaram contra os Chapetones que representavam os interesses espanhóis na região e, entre os dois, brigavam por espaço político, os Caldilhos.
  • O principal líder criollo era o venezuelano Simón Bolívar, que desejava criar a Grande Colômbia, mantendo a unidade territorial da região após a independência em relação a Espanha.
  • A independência política veio, mas a unidade territorial, não. Nem mesmo a independência econômica!