1 / 67

Didática aplicada às Ciências da natureza Profª Lucia Helena Amim

Pesquisa em ensino de Ciências. O ensino de ciências numa perspectiva socioambiental. O ensino de ciências numa perspectiva socioambiental. Didática aplicada às Ciências da natureza Profª Lucia Helena Amim. Aula 8 -O ensino de ciências numa perspectiva socioambiental. Parte 1.

keiji
Download Presentation

Didática aplicada às Ciências da natureza Profª Lucia Helena Amim

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Pesquisa em ensino de Ciências. • O ensino de ciências numa perspectiva socioambiental. • O ensino de ciências numa perspectiva socioambiental. Didática aplicada às Ciências da natureza Profª Lucia Helena Amim • Aula 8 -O ensino de ciências numa perspectiva socioambiental. Parte 1

  2. DESAFIOS AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI O que fizemos com o nosso planeta e o que faremos daqui para frente? Ao mesmo tempo em que a humanidade vira o milênio usufruindo de suas novas conquistas, vários são os desafios e problemas a serem enfrentados, principalmente no que diz respeito à conservação do meio ambiente e à consequente melhoria da qualidade de vida. .

  3. DESAFIOS AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI Biodiversidade O termo biodiversidade ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.

  4. DESAFIOS AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI BiodiversidadeA destruição e a perda da biodiversidade foi um dos maiores problemas ambientais detectados no século XX e constitui-se em um dos grandes desafios do próximo milênio.

  5. DESAFIOS AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI A Convenção da Diversidade Biológica (CDB), instituída na Rio 92, vem coordenando e orientando os procedimentos em vários países para a conservação da biodiversidade, a utilização sustentável de seus componentes. Rio +20.

  6. DESAFIOS AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI Biodiversidade O Brasil tem um papel muito importante na conservação da biodiversidade devido às suas riquezas naturais. Nos principais biomas brasileiros, como Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga, ocorre uma grande variedade de ecossistemas, o que concorre para a grande incidência de diversidade biológica.

  7. DESAFIOS AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI Os números da biodiversidade (e de sua degradação) no Brasil• O Brasil abriga cerca de 10 a 20% do número de espécies conhecidas pela ciência, sendo o país com a maior biodiversidade do mundo. • Diversas plantas de importância econômica mundial são originárias do Brasil, destacando-se o abacaxi, o amendoim, a castanha do pará, a mandioca, o caju e a carnaúba.

  8. DESAFIOS AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI • A Amazônia, a maior floresta tropical úmida do mundo, já perdeu uma área de 532 mil km2, o equivalente ao território da França. • Entre 1990 e 1995, a Mata Atlântica sofreu uma devastação de cerca de 500 mil hectares, o que equivale a 390 campos de futebol. • Hoje, 208 espécies de animais encontram-se ameaçadas de extinção no Brasil.

  9. Cardeal-da-amazôniaMaracanãPapagaioRolinhaTucano-de-bico-pretoCardeal-da-amazôniaMaracanãPapagaioRolinhaTucano-de-bico-preto Répteis ameaçadosTartaruga-marinhaTartaruga-de-couro Lista de alguns animais em extinção Chimpanzé (Pan troglodytes)Leopardo (Pantherapardus)Morcego-cinza (Myotisgrisescens)Peixe-boi (Trichechusmanatus)Onça-PintadaVeado (Elaphurusdavidianus) Aves ameaçadasArara-azul-de-learArara-azul-grandeArara-azul-pequenaArarinha-azulAraracanga ou Arara-pirangaArara-de-barriga-amarelaArara-vermelhaBacurau-de-rabo-brancoBicudo-verdadeiro

  10. DESAFIOS AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI • O Brasil abriga o maior número de primatas (55 espécies), anfíbios (516 espécies) e animais vertebrados (3.010 espécies) do mundo. • Também tem a mais diversa flora do planeta, número superior a 55 mil espécies descritas. • Possui também 3 mil espécies de peixes de água doce, totalizando três vezes mais que qualquer outro país do mundo.

  11. DESAFIOS AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI O Brasil é um dos países que possui espécies que são exclusivamente brasileiras, não ocorrendo em nenhum outro lugar. São 68 espécies de mamíferos, 191 de aves, 172 de répteis e 294 de anfíbios.

  12. Megadiversidade - Brasil • O Brasil é o principal país dentre os países de megadiversidade. • O país conta com a mais diversa flora do mundo, • cerca de 55 mil espécies descritas. • Possui alguns dos ecossistemas mais ricos do planeta em nº de espécies vegetais.

  13. Diz o artigo 225 da Constituição Federal: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” Brasil – maior riqueza de espécies

  14. Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. É a medida da diversidade relativa entre organismos presentes em diferentes ecossistemas. Biodiversidade

  15. Biodiversidade

  16. Retrato do Brasil

  17. O Brasil tem uma área de 8,5 milhões de Km2, quase a metade da América do Sul; Uma costa marinha de 3,5 milhões de Km2; A maior floresta tropical úmida; A maior planície inundável . Retrato do Brasil

  18. Retrato do Brasil • O Brasil ocupa o primeiro lugar dentre os países detentores de megadiversidade, possuindo: • Mais de 20% do nº total de espécies do planeta; • Dispõem da flora de maior diversidade, com 20 a 22%; • Cerca de 10% dos anfíbios e mamíferos; • 17% das aves do planeta; • 30% da matriz energética; • Um campo aberto para os avanços da biotecnologia.

  19. São consideradas como a 2ª causa de redução da biodiversidade no mundo. Apropriam-se do espaço, da água e dos alimentos das espécies nativas, numa competição silenciosa e sem fronteiras. Encontram-se fora da sua área natural de distribuição, por dispersão acidental ou intencional. Espécies exóticas -invasoras

  20. Apesar da riqueza de espécies nativas, a maior parte de nossas atividades econômicas está baseada em espécies exóticas. Cana-de açúcar do Nova Guiné Café da Etiópia Arroz das Filipinas Soja e laranja da China Trigo da Ásia Eucaliptos da Austrália Carpas da China Bovinos da Índia Equinos da Ásia Capins africanos Tilápias da África

  21. Espécies nativas Jenipapo Castanha do Pará Maracujá Pitanga Espécies de plantas de importância econômica mundial. Cajá Goiaba Caju Jabuticaba

  22. Preservação de espécies no Brasil • A proibição da exploração do mogno; • Monitoramento e preservação da tartaruga-marinha, peixe-boi; • Combate ao tráfico de animais e a biopirataria; • Licenciamento ambiental.

  23. Biotecnologia - O avanço da biotecnologia. A Biotecnologia representa o conjunto de métodos aplicáveis às atividades que associam a complexidade dos organismos e seus derivados, conciliadas às constantes inovações tecnológicas.

  24. Biotecnologia - O avanço da biotecnologia. Biotecnologia teve o seu início com os processos fermentativos. Foi somente em 1876 que Louis Pasteur, provou que a causa das fermentações era devido à ação de seres minúsculos, os microrganismos.

  25. Biotecnologia - O avanço da biotecnologia. Em 1897, Eduard Buchner, demonstrou ser possível a conversão de açúcar em álcool, utilizando células de levedura (fungos) maceradas, ou seja, na ausência de organismos vivos.

  26. Biotecnologia  A Biotecnologia aplica conhecimentos da Química, Biologia e novas tecnologias nas áreas da saúde, de alimentos, química e ambiente. O profissional de Biotecnologia é multidisciplinar, pois entende de diversas áreas. Em laboratório, ele estuda o melhoramento genético, a criação e o gerenciamento de novos produtos, como medicamentos.

  27. Genética Em 1860- Gregor Mendel- Fez os primeiros experimentos que deram início à Genética. Os experimentos de Mendel auxiliaram o homem a aprender mais sobre Genética, Hereditariedade e Biotecnologia.

  28. Concluiu, então, que a cor amarela “dominava” a cor verde. Chamou o caráter cor amarela da semente de dominante e o verde de recessivo. Leis de Mendel Genitores F1 F2

  29. Clima A mudança do clima foi reconhecida como uma preocupação comum da humanidade na Rio 92, com a assinatura da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A convenção propõe uma estratégia global “para proteger o sistema climático para gerações presentes e futuras”. As discussões sobre a mudança climática global giram em torno do assunto emissões de gases de efeito estufa, sendo o CO2 o principal.

  30. Mudança da temperatura global•Nos últimos 50 anos, os Alpes na Europa perderam 50% de sua cobertura de gelo.•A temperatura média da Terra é hoje 4°C acima do que era na última idade do gelo, cerca de 13 mil anos atrás. •A temperatura média atual é 1/2 grau superior à da década de 1860, um aumento enorme para um período de apenas 130 anos. •Se o ritmo atual de emissões continuar, a concentração de dióxido de carbono duplicará até o final do século. O resultado será um aumento médio da temperatura da Terra em cerca de 1°C.

  31. Desenvolvimento SustentávelFoi um conceito que surgiu a partir dos estudos da ONU sobre as mudanças climáticas, no início da década de 1970, como uma resposta à preocupação da humanidade, diante da crise ambiental e social que se abateu sobre o mundo.

  32. Desenvolvimento Sustentável Esse conceito, procura conciliar a necessidade de desenvolvimento econômico da sociedade com a promoção do desenvolvimento social e com o respeito ao meio-ambiente, hoje é um tema indispensável na pauta de discussão das mais diversas organizações.

  33. Desenvolvimento Sustentável A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é: o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

  34. Recursos Hídricos Há quem diga que se a humanidade enfrentar uma III Guerra Mundial, seu estopim principal será a água, já considerada por muitos atualmente, como o ouro do terceiro milênio. Tanta valorização é explicada por uma triste estimativa: a água não é um recurso inesgotável e será certamente um bem escasso no futuro.

  35. Recursos Hídricos No Brasil, um país privilegiado, que possui uma das mais extensas redes hidrográficas do mundo, o assunto água está em alta com as discussões em torno na Política Nacional de Recursos Hídricos e na Agência Nacional da Água - ANA, cujos objetivos são gerenciar a gestão dos recursos hídricos nacionais. Vídeo : Mudanças do clima, Mudanças de vida – Greenpeace- 5:43min Vídeo: A ilha das flores 10:00 min

  36. Curso de Pedagogia – disciplina: • Didática Aplicada às Ciências da Natureza • O ensino de ciências numa perspectiva socioambiental. • Parte 2 • Profª Lucia Amim

  37. Homem e o Meio Ambiente Com a evolução da raça humana, notaram-se importantes avanços na tecnologia das ferramentas e o rápido crescimento da população. O rápido crescimento demográfico ocasionou o impacto do homem sobre o meio ambiente.

  38. O crescimento contínuo das sociedades humanas remonta as sociedades pré-capitalistas e permanece em nossa concepção, causando danos irreversíveis à natureza. Produto inflacionado

  39. A Revolução Industrial, ocorrida nos séculos XVIII e XIX, estabelece a necessidade social da expansão permanente do mercado e com isso, o crescente poder de compra, o consumismo. Começou-se a consumir aceleradamente os recursos naturais não-renováveis, como os minérios e combustíveis fósseis.

  40. A questão tecnológica apresenta-se também como outro fator importante na questão ambiental. A tecnologia é o reflexo do modelo sócio-econômico e se desenvolve segundo os seus princípios.

  41. No cenário internacional, a partir da Convenção de Viena ,1985 principais objetivos eram o de proteger a saúde humana e o meio ambiente contra os efeitos adversos, possivelmente, resultantes das atividades que modificavam a camada de ozônio.

  42. A camada de ozônio A destruição da Camada de Ozônio é um dos mais severos problemas ambientais da nossa era. Sua destruição ainda que parcial, diminui a resistência natural que oferece à passagem dos raios solares nocivos à saúde de homens, animais e plantas. As consequências mais citadas seriam o câncer de pele, problemas oculares, diminuição da capacidade imunológica, etc.

  43. Gás CFC-clorofluorcarbono • Apesar das indústrias brasileiras não produzirem mais geladeiras, ar-condicionado e até mesmo aerosol com CFC,gás usado em refrigeração e que destrói a camada de ozônio, ele ainda exige atenção, porque ainda está presente nas máquinas produzidas antes de 1999, como geladeiras. • Em 1987, diversos países, por meio do Tratado de Montreal, firmaram o compromisso de substituir os gases CFC pelo HFC (hidrofluorcarbono), que não agridem a camada de ozônio.

  44. A camada de ozônio A parte azul mais escura representa o buraco da camada de ozônio

  45. A camada de ozônio • O ozônio (O3) encontra-se na estratosfera. • Está situado entre 10 e 50 Km de altitude. • É indispensável para o desenvolvimento e manutenção da vida na Terra. • Realiza uma espécie de filtragem dos raios solares • Promove a retenção dos raios ultravioletas Vídeo- Camada de ozônio- Globo Ecologia.

  46. Os recursos naturais (animais e vegetais) continuaram a ser muito explorados, surgindo a contínua extinção de espécies Macaco barrigudo Saqui cabeça de algodão Cervo do pantanal Onça preta Panda gigante

  47. Outros recursos passam a ser ameaçados em grande escala pela primeira vez, como o ar, o solo e a água. Surgem novos tipos de poluição: a sonora, a térmica, a visual e a radioativa.

  48. Efeitos negativos da poluição sonora na Saúde dos seres humanos: · Insônia · Estresse· Depressão· Perda de audição· Agressividade· Perda de atenção e concentração· Perda de memória· Dores de Cabeça· Aumento da pressão arterial· Cansaço· Gastrite e úlcera· Queda de rendimento escolar e no trabalho· Surdez Poluição sonora Trânsito nas grandes cidades: poluição sonora no dia-a-dia. 

More Related