1 / 6

Placa seca

Placa seca. REVOLUÇÃO”. 1888 — Até este ponto de nossa história, a fotografia foi de domínio exclusivo dos profissionais... Só conheço uma fotografia com girafas anterior a esta data, a qual está exposta no Museu Britânico... Pois bem, a fotografia era muito limitada...

keanu
Download Presentation

Placa seca

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Placa seca

  2. REVOLUÇÃO” • 1888 — Até este ponto de nossa história, a fotografia foi de domínio exclusivo dos profissionais... Só conheço uma fotografia com girafas anterior a esta data, a qual está exposta no Museu Britânico... • Pois bem, a fotografia era muito limitada... • Mas George Eastman desenvolve a primeira câmara portátil – a KODAK – vendida com um filme em rolo de papel suficiente para tirar 100 fotografias. Agora, disponível a qualquer um, tornou a fotografia mais barata, pois a máquina da Kodak usa filme de rolo com uma base de papel, coberta com uma emulsão fotossensível. • Um rolo de filme tem a capacidade de 100 quadros circulares com um 2 1/4 de diâmetro. Terminado o rolo, o cliente manda a câmara inteira para a empresa Eastman, que revela o filme e faz as cópias, devolvendo o aparelho com um novo rolo de filme.

  3. Como era grande o número de amantes da fotografia dessa época, tornou-se possível a produção industrial de máquinas, materiais e acessórios fotográficos. Os americanos incluíram também o investimento em publicidade e na expansão de usuários, levado à perfeição pela Kodak, que inaugurou uma nova relação entre os usuários e a indústria: a bobina de filme exposto era novamente levada à empresa para a revelação e a tiragem de cópias. Pode-se avaliar o impacto dessa novidade para a família média americana, ávida por registrar cada momento de sua existência... A democratização definitiva da prática da fotografia ocorreu a partir de 1888, quando foi lançada a primeira câmera da linha KODAK, capaz de produzir 100 fotografias com um único filme, que era revelado em seguida pelo fabricante – talvez o principal fator propiciador do surgimento da fotografia de amador. Com o slogan “VOCÊ SÓ APERTA O BOTÃO E NÓS FAZEMOS O RESTO”, o fotógrafo amador apenas operava a máquina enviando-a à firma em, Nova Iorque, onde o filme seria cortado em tiras, revelado, a emulsão separada da base e colocada em suporte transparente. Depois eram feitas cópias de todos os negativos que, juntamente com a câmera e um novo filme, eram devolvidas ao proprietário que pagava 10 dólares pelo serviço. Ri alisadores de foto

  4. George Eastman introduz seus primeiros filmes flexíveis. Inventor, industrial e filantropo norte-americano nascido em Waterville, New York, criador do filme de rolo (patenteado em 1884) e da máquina fotográfica Kodak (1888). • Aos 23 anos montou uma pequena oficina de fotografia, na época em fase de grande desenvolvimento e em vias de converter-se em importante processo técnico e meio expressivo. • Aperfeiçoou a chapa com gelatina de brometo e começou a fabricar chapas secas (1880). Fundou a Eastman Dry Plate and Film Company (1884), em Roestes, Nem York, localidade onde viveria até sua morte, a primeira empresa a produzir equipamentos fotográficos padrões em série e também filmes transparentes flexíveis, o primeiro filme em rolo, que deu grande impulso a indústria cinematográfica. • Inventou a câmara Kodak (1888), que rapidamente adquiriu popularidade e, no ano seguinte, introduziu a película transparente, que possibilitou o desenvolvimento do filme cinematográfico e da poderosa indústria do cinema. • Três anos depois fundou a poderosa indústria Eastman-Kodak Company (1892), que se transformou numa das maiores empresas mundiais de equipamentos e materiais fotográficos.

  5. Quando George Eastman, um jovem bancário, resolveu acatar a sugestão de um colega para fotografar o passeio que faria em suas primeiras férias do trabalho, estava dando início à história da fotografia moderna. Entusiasmado, adquiriu um equipamento completo de fotografia. O equipamento era volumoso, pesado, de difícil manuseio e custou 125 dólares. • A câmara fotográfica era do tamanho de um televisor e precisava ser montada em tripé. Havia necessidade, também, de uma tenda suficientemente espaçosa para garantir a colocação de chapas, que eram humedecidas em emulsões químicas antes e depois de a foto ser batida. Acrescia-se ainda um tanque de vidro, suporte para as chapas, um jarro para água e produtos químicos. • Fascinado com as primeiras experiências, George Eastman cancelou as férias e começou a ler tudo o que era publicado a respeito do assunto. Em revistas inglesas, descobriu que fotógrafos ingleses preparavam chapas fotográficas com emulsões gelatinosas, que as mantinham sensíveis mesmo depois de secas, eliminando a complicada preparação de pouco antes e logo após à exposição. Assim se reduzia significativamente o material básico que o fotógrafo devia carregar. Ainda que não tivesse conhecimento de processos químicos, George tentava elaborar emulsões, baseando-se em fórmulas publicadas. • Fábrica da Eastman, Kodak (1915).

  6. Com a execução deste programa, a Kodak passou a ser a primeira e também a única indústria fotográfica a produzir câmaras, papéis fotográficos, filmes, equipamentos e fotoquímicos. Na ocasião, o então presidente da Kodak Brasileira, William R. Haines, salientava a atitude da companhia: • “Este programa significa um voto de confiança no País, porque há muito tempo a Eastman não investe uma quantia tão elevada, de uma só vez, como está sendo feito agora. Os investimentos são feitos visando longo prazo, porque estamos aqui para uma longa permanência.” • O P-80 também significou uma economia de US$ 200 milhões em importações nos cinco anos seguintes, aliviando a balança comercial brasileira e gerando mais empregos. Nos anos 90, a Kodak Brasileira superou a marca de 18 milhões de câmaras fotográficas produzidas no território nacional. • Hoje, a empresa possui cerca de 2,5 mil funcionários e comercializa mais de 3,5 mil produtos. Fabricando câmaras, filmes, papéis fotográficos e fotoquímicos e dispondo de uma rede de distribuição que engloba mais de 10 mil pontos-de-venda, a Kodak coloca uma linha de produtos à disposição dos clientes, tornando o consumidor brasileiro tão actualizado com os mais recentes lançamentos quanto os mercados mais avançados do mundo... • Kodak Brasil (1910)

More Related