1 / 18

Aula Teórica

Aula Teórica. Séries de Taylor e resolução numérica da equação de advecção - difusão. Equações que vamos resolver. Conservação da massa : Num modelo Hidrodinâmico também a equação de Transporte de Quantidade de Movimento :. Como se resolvem as equações. Métodos Numéricos :

kasen
Download Presentation

Aula Teórica

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aula Teórica Séries de Taylor e resolução numérica da equação de advecção - difusão

  2. Equações que vamos resolver • Conservação da massa: • Num modeloHidrodinâmicotambém a equação de Transporte de Quantidade de Movimento:

  3. Como se resolvem as equações • MétodosNuméricos: • Diferençasfinitas/Volumes finitos • ElementosFinitos/Elementos de fronteira. • Como se constrói o método das diferençasfinitas? • Série de Taylor:

  4. O que representa a série de Taylor? c Outras derivadas Δc Δc 1ª Derivada: Δc/ Δt Δt t t1 t1+Δt

  5. Como usarparacalcular as derivadas? Método Explícito: A derivada é calculada à esquerda “em t” e tem precisão de 1ª ordem, ou seja, as derivadas que foram ignoradas estão multiplicadas por Isto significa que o erro do cálculo aumenta quando o passo de tempo aumenta.

  6. Mas poderia ter feito calculado a derivada à direita Método Implícito: A derivada é calculada à direita “em t+dt” e tem precisão de 1ª ordem, ou seja, todas as derivadas que foram ignoradas estão multiplicadas por Isto significa que o erro do cálculo aumenta quando o passo de tempo aumenta. Os métodos implícitos e explícitos têm a mesma precisão.

  7. Para calcular a derivada no centro do intervalo teria que calcular os valores nos extremos a partir daquele Subtraindo uma da outra: Neste método a derivada é calculada no centro do intervalo de tempo e tem precisão de 2ª ordem. Dá a solução exacta até uma evolução parabólica. As derivadas ignoradas estão multiplicadas por

  8. O que representa a série de Taylor? c Método Explícito Método Implícito Outras derivadas 1ª Derivada: Δc/ Δt Δc Δt MétodoDiferençasCentrais t t1 t1+Δt

  9. Derivadas espaciais Derivada à direita, Método downwind, se velocidadepositiva Neste método a derivada espacial num ponto é calculada a partir da informação no ponto e da informação à direita. Veremos mais adiante que este cálculo cria problemas se esta derivada for usada para calcular o termo advectivo quando a velocidade é positiva.

  10. Derivadas espaciais Derivada à esquerda, Métodoupwind se velocidadepositiva. Neste método a derivada espacial num ponto é calculada a partir da informação no ponto e da informação à esquerda. Veremos mais adiante que este cálculo cria problemas se esta derivada for usada para calcular o termo advectivo quando a velocidade é positiva.

  11. Subtraindo uma equação da outra DiferençasCentrais

  12. 2ª Derivada Adicionando:

  13. Equações Algébricas • Obtêm-se substituindo as derivadaspelasaproximações: • Explícito, diferençascentrais. Precisão de 2ª ordem no espaço e 1ª no tempo. • Semi-implícito (Crank-Nicholson) diferençascentraisespaço. Precisão de 2ª ordem no tempo e no espaço. O que se paga pela precisão de 2ª ordem no tempo?

  14. Como se obtém o valor em (t+Δt/2) ?Fazendo a média….. • Adicionando as equações! • Substituindo estes termos nas equações obtém-se a equação a resolver

  15. Explícito Upwind • Precisão de 1ª ordem no tempo e no espaçoparaadvecção. Segundaordemparadifusão. • Estaequaçãopode ser organizadana forma:

  16. Forma geral da Equação K=1=> implícito. K=0 => Explicito, k=0.5=> Crank-Nicholson: Explicito, upwind: Números de Courant e de Difusão

  17. Sobre a precisão do cálculo • No cálculo implícito e no cálculo explícito as derivadas são calculadas nos extremos do intervalo de tempo. Estes métodos ignoram todas as derivadas a partir da primeira: têm precisão de primeira ordem ou “até à primeira ordem”. • Os termos da série de Taylor ignorados estão multiplicados por • Quando a derivada é calculada no centro do intervalo de tempo as derivadas só são ignoradas a partir da segunda. São métodos com precisão de 2ª ordem, ou “até à 2ª ordem”. Se a função for uma recta ou uma parábola o cálculo da derivada é exacto. • Os termos da série de Taylor ignorados estão multiplicados por • Mas >1 então quanto maior é a ordem de precisão do cálculo, maior é o coeficiente dos termos ignorados. Porque é que a precisão do cálculo aumenta?

  18. Porque aumenta a precisão com o expoente de ? Porque os termos ignorados são da forma: O cálculo da derivada faz aparecer em denominador o intervalo de tempo elevado n e o coeficiente está elevado a (n-1) e por isso o produto é proporcional a ou seja à primeira derivada multiplicada pelo inverso do factorial de n e por isso quanto maior é o valor do expoente do intervalo de tempo, menor é o valor dos temos desprezados. Esta conclusão é consistente como facto de as derivadas perderem importância à medida que a ordem aumenta.

More Related