Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Pol ticas P blicas PowerPoint Presentation
Download Presentation
Pol ticas P blicas

Pol ticas P blicas

170 Views Download Presentation
Download Presentation

Pol ticas P blicas

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

    1. Políticas Públicas Informática na Educação Denise S D Bernini

    2. Tópicos Evolução histórica da informática educativa (Maria Cândida), Exemplos dos 3 projetos (outro texto) Políticas públicas atuais (apresentações que vou enviar) Paradigmas de ensino (ensino DA e PELA informática) texto que ela entregou. Mestres na área e suas opiniões sobre o uso, reforçando o uso PELA informática. Diferente pensamento sobre a informática, critica e realidades.

    3. Primeiros passos Década de 70 ? uso de computadores no ensino da física; Busca da construção de uma base real para o uso da informática; Meados da década de 70: medidas protecionistas, com a justificativa de desenvolver uma industria própria. Criada uma política nacional de informática.

    4. Precursores UFRJ ? Uso do computador para ensino de cálculo cientifico; UFRGS ? Software para ensino de física; UNICAMP ? Primeiro documento sobre informática nas escolas de segundo grau; Uso da linguagem logo, pela UFRGS, para trabalhar o raciocínio lógico matemático.

    5. Primeiros Subsídios Primeiro seminário de informática na educação (1981); Origem do projeto EDUCOM Segundo seminário de informática na educação (1982); Recomendação do computador como recurso; Propôs o uso nas séries iniciais não só no 2º grau.

    6. Primeiros Subsídios A partir de março/84 MEC assume o Projeto EDUCOM; A parti de 1985 Problemas políticos levaram a uma diminuição da ajuda financeira ao projeto; Em 1987 a secretaria de informática do MEC volta a ter recursos para conduzir o projeto EDUCOM; Neste período foi implementado o projeto FORMAR: Cursos de especialização em Informática; Criação do CIEd Criação do PRONINFE

    7. Principais projetos EDUCOM Centros-piloto; Pesquisas e formação de recursos humanos nas universidades; FORMAR Destinado a capacitação de professores da rede pública; Centros de informática educativa para atender escolas de 1º e 2º gruas da rede públidas e as escolas técnicas federais; Criação de CIEd

    8. Principais projetos PRONINFE (1989) Desenvolver a informática no Brasil; Projetos e atividades com fundamentação pedagógica; Assegurar unidade política, técnica e científica; Abrangendo 1º, 2º, 3º e educação especial; Criação de núcleos distribuídos geograficamente pelo país; Envolvimento das três esferas do poder público.

    9. Principais projetos PROINFO (1997) Praticamente uma releitura do PRONINFE; Teve mais apoio financeiro; Maior abrangência; Capacita professores da rede pública; Trabalha com computadores distribuídos em escolas publicas estaduais e municipais; Uso da internet como recurso de comunicação.

    10. O passado contribuindo para o presente

    11. Base Legal da Informática na Educação Leia a lei na íntegra http://www.proinfo.gov.br/ Portaria de criação

    12. PROINFO O Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria N. 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio.

    14. No Brasil REGIÃO e número de NTEs CENTRO-OESTE 41 NORDESTE 95 NORTE 31 SUDESTE 146 SUL 81    Total: 394

    15. No ES Qtd de NTES no estado: 5 Qtd de escolas atendidas pelo Programa do Estado:125 Qtd de micros distribuídos para o Estado:5.619 Qtd de Alunos atendidos pelo Programa no Estado:1.642.549 Qtd de Professores capacitados pelo Programa:1.579 Qtd de Técnicos de Suporte capacitados pelo Programa no Estado:8 Qtd de Alunos Monitores capacitados pelo Programa no Estado:377 Qtd de Multiplicadores formados pelo Programa no Estado:27 Qtd de Escolas estaduais atendidas:88 Qtd de micros em escolas estaduais:1.177 Qtd de professores atendidos nas escolas estaduais:5.426 Qtd de alunos de ensino médio, atendidos em escolas estaduais:59.946 Qtd de alunos de ensino fundamental, atendidos em escolas estaduais:38.235 Qtd de Escolas municipais atendidas:37 Qtd de micros em escolas municipais:470 Qtd de professores atendidos nas escolas municipais:1.184 Qtd de alunos de ensino médio, atendidos em escolas municipais:349 Qtd de alunos de ensino fundamental, atendidos em escolas municipais:24.555

    16. Bibliografia ALMEIDA, Maria Elizabete. Informática e Formação de Professores. Vol 1 e 2. Brasília: PROINFO, Série de Estudos: Ed. à distância, MEC, Secretaria de Educação a distância. 2000. ARANHA, M. L. de A. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996. CYRANEK, G. A visão da Unesco sobre a sociedade da informação. Informática Pública, maio 2001.  DOWBOR, Ladislau. Tecnologias Do Conhecimento: Os Desafios Da Educação. http://www.dowbor.org em Março De 2001. acessado em 15/08/2003 FERREIRA, Jairo. em http://penta.ufrgs.br/~jairo/1instru1.htm acessado em 26/08/2003 José Armando Valente - Mudanças na Sociedade, Mudanças na Educação: o Fazer e o Compreender MORAN, José Manoel. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias http://www.batina.com/moran/uber.htm acessado em 13/08/2003. Revista TiMaster, Crise de identidade, 3 de maio de 2001. SANCHO, Juana M. (Org.). Para uma Tecnologia Educacional. Porto Alegre; Artmed, 1998. TAKAHASHI, Tadao (Org.). Sociedade da Informação no Brasil: Livro Verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. TOFFLER, ALVIN - A TERCEIRA ONDA. São Paulo, Editora Record, 1995, 21a. edição, http://www.proinfo.gov.br/