html5-img
1 / 15

Desenho Técnico

Desenho Técnico. Prof. MSc . Eng. Houari Cobas Gomez. Atividade 4 Noções Básicas do Desenho Sumario. Passos para: Construção de duas retas paralelas. Construção do ponto médio de uma reta. Construção de reta perpendicular. Divisão de um ângulo em dois iguais.

Download Presentation

Desenho Técnico

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Desenho Técnico Prof. MSc. Eng. HouariCobas Gomez

  2. Atividade 4 Noções Básicas do DesenhoSumario Passos para: • Construção de duas retas paralelas. • Construção do ponto médio de uma reta. • Construção de reta perpendicular. • Divisão de um ângulo em dois iguais. • Divisão de um ângulo em três iguais. • Tangentes. • Concordar duas retas por um arco de raio R. • Escalas recomendadas. • Exercícios.

  3. Construção de duas retas paralelas Passos: Traçar uma reta FE. Marcar com compasso a distância da segunda reta paralela, define o ponto C. Colocar ponta seca do compasso em C e traçar um arco cortando em E. Com a mesma abertura, colocar ponta seca do compasso em E e traçar um arco cortando em F. Desde ponto E e com abertura igual à corda CF, traçar arco para obter D. Traçar reta ligando pontos C e D.

  4. Construção do ponto médio de uma reta Passos: Partindo da reta AB. Centrado em A, traçar um arco com raio igual à medida do segmento AB. Com a mesma abertura e centrados em B traçamos outro arco. A união dos pontos de interseção dos arcos definem uma reta que divide á metade o segmento AB.

  5. Construção de reta perpendicular I Passos: Partindo da reta e um ponto P fora dela. Centrado em P, traçar um arco com raio do que a distância de P à reta e marcar os pontos A e B. Centrado em A traçar um arco com raio igual à medida do segmento AB. Centrado em B traçar um arco com raio igual à medida do segmento AB. Interseção dos arcos define o ponto C e reta CP vai ser perpendicular a AB.

  6. Construção de reta perpendicular II Passos: Partindo da reta e um ponto P nela. Centrado em P, traçar circulo. Interseção do circulo com a reta define os pontos A e B. Centrado em A traçar um arco com raio igual à medida do segmento AB. Centrado em B traçar um arco com raio igual à medida do segmento AB. Interseção dos arcos define o ponto C e reta CP vai ser perpendicular a AB.

  7. Divisão de um ângulo em dois iguais I Passos: Partimos de um ângulo BOA. Centrado no vértice O traçar um arco com raio qualquer. Se definem os pontos P2 em OB e P3 em AO. Centrado em P2, traçar um arco com raio igual à distancia P2P3. Centrado em P3, traçar um arco com raio igual à distancia P2P3. Interseção dos arcos define o ponto P1. Reta OP1 divide BOA em dois iguais (Bissetriz).

  8. Divisão de um ângulo em dois iguais II Passos: Partimos de duas retas que formam um ângulo mas não se courtam. Marcar ponto M em uma reta e ponto N na outra reta e traçar reta MN. Na direita desta reta serão formados dois ângulos, assim como na esquerda. Traçar bissetrizes dos 4 ângulos formados. As bissetrizes dos ângulos da direita serão intersectadas no ponto T e aquelas dos ângulos da esquerda no ponto S. A reta ST é a bissetriz do ângulo inicial.

  9. Divisão de um ângulo em três iguais I Passos: Partimos de um ângulo reto com vértice em O. Centrado no vértice traçar arco para definir pontos A e B. Centrado em A traçar arco com mesmo raio do anterior, interseção define ponto Q. Centrado em B traçar arco com mesmo raio do anterior, interseção com primeiro arco define ponto R. Retas OQ e OR dividem ângulo inicial em três iguais.

  10. Divisão de um ângulo em três iguais II Passos: Partimos de um ângulo BOA qualquer com suas extensões. Centrado no vértice traçar circunferência de qualquer raio. Se definem os pontos A, B, R, S. e formam os ângulos iguais BOA e ROS. Traçar bissetriz do ângulo BOA e na interseção com circunferência inicial marcar ponto S1. Centrado em S1 traçar arco com raio OS1 e definir ponto T na sua interseção com a bissetriz. Ligar ponto T a R e R, se definem os pontos U e V e os três ângulos iguais BOU, UOV e VOA .

  11. Tangentes I Passos: Partimos de um ponto P externo a uma circunferência com centro em O. Unir ponto P ao centro O da circunferência. Definir ponto médio M da reta OP. Centrado em M traçar arco com raio OM. Na interseção com circunferência se define o ponto de tangência T. Unir pontos P e T para formar reta tangente PT.

  12. Tangentes II Passos (Externa a duas circunferências): Partimos de duas circunferências de raio R1 e R2. Unir com uma reta os centros O1 e O2 das circunferências. E definir ponto médio M da reta O1O2. Centrado em O1, traçar circunferência auxiliar com raio (R1 - R2). Centrado em M traçar arco com raio O1M. Na interseção com circunferência auxiliar se define o ponto de T. Ligar T com O1 e prolongar até perímetro da circunferência. Interseção define ponto de tangencia A. Centrado em A traçar arco com raio O2T. Interseção com circunferência de centro O2 define ponto de tangencia B. AB tangente externa desejada.

  13. Tangentes III Passos (Interna a duas circunferências): Partimos de duas circunferências de raio R1 e R2. Unir com uma reta os centros O1 e O2 das circunferências. E definir ponto médio M da reta O1O2. Centrado em O1, traçar circunferência auxiliar com raio (R1 + R2). Centrado em M traçar arco com raio O1M. Na interseção com circunferência auxiliar se define o ponto de T. Ligar T com O1. Interseção com circunferência define ponto de tangencia A. Traçar tangente do ponto A à circunferência de centro O2 com ás técnicas explicadas com anterioridade.

  14. Concordar duas retas por um arco de raio R I Passos: Partimos de duas retas perpendiculares com interseção em O. Centrado em O traçar arco que corte as retas em T1 e T2. Centrado em T1 traçar arco com mesmo raio. Repetir procedimento centrado em T2. Interseção dos arcos define ponto C. Centrado em C traçar arco com mesmo raio, que deve concordar com as duas retas.

  15. Exercícios DESENHAR A FIGURA NA ESCALA 1:2

More Related