1 / 29

Janeiro de 2008 Fotos: Tania Pessanha Paula

Paraty 1ª parte. Janeiro de 2008 Fotos: Tania Pessanha Paula.

Download Presentation

Janeiro de 2008 Fotos: Tania Pessanha Paula

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Paraty 1ª parte Janeiro de 2008 Fotos: Tania Pessanha Paula

  2. Localizada a aproximadamente 400 quilômetros de Santos a cidade histórica de Parati, no litoral sul do Rio de Janeiro, reúne construções do século XVIII além de belas ilhas e praias. Desde 1999 parte da cidade é considerada como Patrimônio Histórico Nacional, não podendo mais ser alterada.

  3. No centro histórico o mais interessante a ser reparado é a disposição das ruas que, em sua maioria, não têm o seu trajeto reto. Isso se deve a duas histórias que são contadas para justificar este fator. Uma seria para em caso de uma invasão pirata na cidade eles se perderiam entre as ruas da parte histórica de Parati, já que não tem uma linha reta para se chegar ao outro lado da cidade que era conhecida por ser o caminho do ouro levado para Portugal.

  4. . A outra versão diz que a disposição das ruas é assim para que o vento não se canalizasse entre as ruas apagando os lampiões que iluminavam, já que não havia luz elétrica na época.

  5. Outra coisa a ser observada na cidade é as ruas que são de paralelepípedo com o caimento para a parte central, ao contrário das grandes cidades que têm o caimento para as laterais. Isto se deve para nos dias de chuva formar um canal para o escoamento da água, já que na área histórica é proibida a circulação de carros, visandopreservar a arquitetura antiga.

  6. O artesanato de Paraty.

More Related