1 / 13

REFLETINDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE DADOS EDUCACIONAIS E O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

REFLETINDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE DADOS EDUCACIONAIS E O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa Profª Priscila Larocca CGE. DADOS DE UMA ESCOLA. O que estes dados nos dizem sobre o processo ensino-aprendizagem?.

kagami
Download Presentation

REFLETINDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE DADOS EDUCACIONAIS E O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. REFLETINDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE DADOS EDUCACIONAIS E O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM Núcleo Regional de Educação de Ponta GrossaProfª Priscila Larocca CGE

  2. DADOS DE UMA ESCOLA

  3. O que estes dados nos dizem sobre o processo ensino-aprendizagem?

  4. ENSINO ⇆ APRENDIZAGEMO processo ensino aprendizagem não é dicotômico.Deve ser entendido como uma unidade dialética.

  5. Algumas premissas importantes • 1. O processo ensino aprendizagem é o objeto primordial da educação escolar • A instituição escolar e a profissão docente só existem em função do processo ensino aprendizagem. • A qualidade do ensino é a principal mediação para a aprendizagem. • O bom ensino exige que o professor conheça e considere como o aluno aprende e como desenvolve suas funções cognitivas.

  6. “Não é possível ensinar nada sem partir de uma idéia de como as aprendizagens se produzem. […] Por trás de qualquer prática educativa sempre há uma resposta a por que ensinamos e como se aprende.” ( Zabala, 1998. A prática educativa, p. 33).

  7. 2. O processo ensino aprendizagem é bem sucedido quando leva em conta a diversidade/ heterogeneidade existentes nas classes de alunos. • Os níveis de desenvolvimento cognitivo não são iguais; • Os alunos possuem estilos cognitivos e de aprendizagem diferentes; • Os conhecimentos prévios são diferentes • As condições materiais, culturais, sociais são diferentes; ENTRETANTO...

  8. … as atividades de ensino são iguais para todos; • … as avaliações da aprendizagem são feitas considerando os mesmos critérios, os mesmos conteúdos, a mesma forma; • ⇊ • Ensino Uniformizador / Homogenizador • (Recuperação também)

  9. CORRIDA DE OBSTÁCULOShttp://xpock.com.br/ta-pensando-que-corrida-com-obstaculos-e-brincadeira

  10. 3. O processo ensino aprendizagem tende a ser bem sucedido quando o professor tem uma visão positiva do erro. • É preciso considerar o erro como pista/ sinal/ revelação de como está se processando o raciocínio do aluno. Importante que nos questionemos: - Qual a concepção de erro que temos? - Será que consideramos que o erro faz parte dos processos de desenvolvimento e aprendizagem do educando?

  11. É preciso romper com a idéia de que a aprendizagem sempre implica “acerto” de respostas esperadas. Errar ǂ Não-aprender Acertar ǂ Aprender A verdadeira aprendizagem (significativa) implica elaboração conceitual (formação de novos conceitos e/ou transformação dos conceitos já existentes).

  12. É preciso considerar que há diferentes tipos de erros. Por exemplo: - Erro Informativo - Erro Operatório - Erro Construtivo - Erro Sistemático • Todo erro precisa ser observável para o aluno. Portanto, não é suficiente dizer que ele errou. O professor deve dar elementos de compreensão sobre a qualidade dos erros cometidos.

  13. Síntese • “Tudo quanto fazemos em aula, por menor que seja, incide em maior ou menor grau na formação de nossos alunos. A maneira de organizar a aula, o tipo de incentivos, as expectativas que depositamos, os materiais que utilizamos, cada uma destas decisões veicula determinadas experiências educativas, e é possível que nem sempre (estas) estejam em consonância com o pensamento que temos a respeito do sentido e do papel que hoje em dia tem a educação.” (Zabala, 1998, A prática educativa, p.29).

More Related