1 / 5

Lebenswelt

A Teoria da actividade comunicacional de Jürgen Habermas Proposta de síntese, ilustrada pelos textos “Tendências da juridicização” (H 1981) e “O conteúdo normativo da Modernidade” (H 1985). Lebenswelt. Actividade comunicacional. Raciocínio de base:

jui
Download Presentation

Lebenswelt

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Teoria da actividade comunicacional de Jürgen HabermasProposta de síntese, ilustrada pelos textos“Tendências da juridicização” (H 1981) e “O conteúdo normativo da Modernidade” (H 1985) Lebenswelt Actividade comunicacional Raciocínio de base: H 1985, p. 314: “É certo que a reprodução do mundo da vida se nutre de contribuições do agir comunicacional, enquanto que este depende por sua vez dos recursos do mundo da vida.” p. 320: “O significado do acto de fala singular não pode ser desacoplado do complexo horizonte semântico do mundo da vida; ele permanece entrelaçado com o saber de segundo plano, intuitivamente presente, dos participantes da interacção“

  2. A Teoria da actividade comunicacional de Jürgen HabermasProposta de síntese, ilustrada pelos textos“Tendências da juridicização” (H 1981) e “O conteúdo normativo da Modernidade” (H 1985) Lebenswelt Actividade comunicacional Desenvolvimento (I) : Análise da actividade comunicacional: pouco desenvolvida em H 1981 e 1985. Consiste num permanente negociar da validade do que é dito, validade pretendida por uma pessoa, e aceite ou rejeitada por outra. Importância central, neste modelo, do conceito de “Pretensão de validade” (“Geltungsanspruch”), que aparece em H 1985 p. 309, l. 11. Outras alusões: H 1985: p. 311: “No agir comunicacional, (formam uma síndroma) os momentos cognitivo-instrumentais, prático-morais, e expressivos (especializados na funções d)a exposição, da relação interpessoal e da expressão subjectiva.” p. 314 s.: “… dos actos de fala, ou seja das suas partes constituintes de carácter proposicional, ilocucional e intencional (…)” Para mais elementos, ver outros textos de Habermas: Para uma tabela que inclui as duas colunas aqui retomadas: “O que é a pragmática universal”, in Habermas (2002), Racionalidade e Comunicação, Lisboa, Edições 70 (texto de 1976), p. 102. Para uma tabela apresentando as quatro pretensões de validade, ver também “Teorias da Verdade” em Habermas (2009), Teoria da racionalidade e teoria da linguagem, Lisboa, Edições 70 (texto de 1984), p. 194.

  3. A Teoria da actividade comunicacional de Jürgen HabermasProposta de síntese, ilustrada pelos textos“Tendências da juridicização” (H 1981) e “O conteúdo normativo da Modernidade” (H 1985) Lebenswelt Actividade comunicacional Desenvolvimento (II) : H 1985, p. 314: “(…) O mundo da vida divide-se de acordo com as componentes ‘fornecidas’ dos actos de fala (…) em cultura, sociedade e pessoa.” P. 315: “Os núcleos estruturais do mundo da vida são, por seu lado, ‘tornados possíveis’ por meios de contributos do agir comunicacional. A reprodução cultural assegura (…) . A integração social assegura (…). A socialização dos membros, finalmente, (…).”

  4. A Teoria da actividade comunicacional de Jürgen HabermasProposta de síntese, ilustrada pelos textos“Tendências da juridicização” (H 1981) e “O conteúdo normativo da Modernidade” (H 1985) Lebenswelt Actividade comunicacional Diagnóstico da Modernidade (I) : H 1985, p. 311, fim da página: “(…) Na modernidade diferenciaram-se de cada um destes momentos ‘esferas de valores’, nomeadamente a arte (…) e por outro lado, discursos com a função de solucionar problemas, especializados em questões da verdade e da justiça (…). Estes sistemas do saber sobre a arte e a crítica, a ciência e a filosofia, o direito e a moral, separaram-se tanto mais da comunicação quotidiana, quanto mais estrita e unilateralmente eles [não ‘ela’; erro trad.] abordam uma função da linguagem e um aspecto de validade.”

  5. A Teoria da actividade comunicacional de Jürgen Habermas of Erving GoffmanProposta de síntese, ilustrada pelos textos“Tendências da juridicização” (H 1981) e “O conteúdo normativo da Modernidade” (H 1985) Lebenswelt Sistemas Actividade comunicacional Colonização (H 1985, p. 332) Medium decomunicação Economia Dinheiro Estado Poder Diagnóstico da Modernidade (II) : Difíceis relações entre sistemas e Lebenswelt. Abordadas emH 1985, nomeadamente p. 326 (“Os paradoxos da racionalização …”). São o tema principal de H 1981.

More Related