1 / 14

A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS, NO MONTE TABOR

A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS, NO MONTE TABOR. Adaptado de Pe. Antonio G. Dalla Costa. O mundo de hoje está muito desfigurado com alguns sinais de morte. É possível TRANSFIGURÁ-LO , se cada um de nós assumir o compromisso de ser um sinal de Luz e de Esperança.

jonny
Download Presentation

A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS, NO MONTE TABOR

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS, NO MONTE TABOR Adaptado de Pe. Antonio G. Dalla Costa

  2. O mundo de hoje está muito desfigurado com alguns sinais de morte. É possível TRANSFIGURÁ-LO, se cada um de nós assumir o compromisso de ser um sinal de Luz e de Esperança. A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS, NO MONTE TABOR

  3. A 1ª Leitura fala-nos da FÉ DE ABRAÃO. Abraão estava velho, sem filhos, sem a terra que tinha sonhado, e a sua vida parecia condenada ao fracasso. Deus prometeu-lhe um pedaço de terra e uma descendência numerosa... Ele confiou totalmente em Deus e pôs-se ao serviço da vontade do Senhor… Os cristãos também são convidados a confiar plenamente em Deus. Ele não falha. É sempre fiel às suas promessas

  4. Na 2ª leitura, São PAULO fala da transfiguração de Jesus e acredita que o mundo também se irá transfigurar, apesar dos muitos males que nele existem: "Ele transformará nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso". A nossa transfiguração e a transformação do mundo atual exigem um processo contínuo de conversão e mudança.

  5. OEvangelhoapresenta a FÉ DOS APÓSTOLOS, fortalecida na MONTANHA pela Transfiguração de Jesus. (Lc 9,28b-36) Jesus estva a caminho de Jerusalém, com os Apóstolos. Durante a caminhada, Jesus fez o 1º anúncio da sua PAIXÃO e MORTE. Isto provocou nos discípulos uma crise profunda... Desmoronaram-se as suas esperanças messiâ-nicas, de um Cristo, rei daquela nação. Os Apóstolos, decepcionados, entraram em choque profundo.

  6. - Então Jesus recorreu à oração, na MONTANHA, para dar ânimo aos seus colaboradores, mais próximos… A MONTANHA, mais perto do Céu, era então um lugar sagrado por excelência: o lugar ideal para encontro do homem com o mundo divino.

  7. Neste contato pessoal com Deus, perto do Céu, aconteceu a transfiguração, que fez brilhar no rosto de Jesus, a glória de Deus. O Seu rosto brilhava como o sol e as suas vestes tornaram-se brancas

  8. - Apareceram Moisés e Elias: os grandes Profetas do Antigo Testamento. • - Os três discípulos dormiam… • - Pedro desejava permanecer naquele lugar a contemplar toda aquela cena… • - Uma nuvem escondeu o corpo de Jesus e dos dois profetas. • - Da nuvem saiu uma VOZ: • "Este é meu Filho, ESCUTAI-O". • - No fim, "Jesus ficou sozinho": • Moisés e Elias desaparecem... • Isto queria dizer que o Antigo Testamento já cumprira a sua tarefa.

  9. Ao descerem do monte, uma nova energia inundava o coração dos apóstolos, para continuarem a marcha para Jerusalém… Estavam decididos!... Também nós temos de viver decididos… não podemos viver acomodados!... Precisamos de agir e enfrentar os conflitos da nossa caminhada.

  10. OS TRÊS DISCÍPULOS: - Gostaram da experiência da transfiguração, mas recusaramm-se a aceitar que o triunfo de Cristo passasse pelo sofrimento e pela cruz; - parecia não terem muita vontade de enfrentarem o mundo e os problemas dos homens; - Os discípulos representam os que vivem de olhos postos no céu, mas alheados da realidade do mundo, sem vontade de intervir para o renovar e transformar.

  11. E nós?... - Nós, como os apóstolos, deparamo-nos com as nossas dificuldades… as nossas cruzes... E a primeira reação costuma ser a mesma dos apóstolos: fugir delas. Aceitamos a felicidade do monte Tabor... mas temos dificuldade em aceitar o Calvário.

  12. A nossa fé deve ser vivida não apenas no bons momentos, como no TABOR, mas também no CALVÁRIO... nas duras realidades de todos os dias... A TRANSFIGURAÇÃO aconteceu oito dias depois de Jesus ter anunciado a sua Paixão e Morte… Para os cristãos, o 8º Dia é o "Dia do Senhor", o Domingo no qual a comunidade se reúne para escutar a Palavra e para partir o Pão.

  13. Todos os domingos, devemos SUBIR a Montanha para ESCUTARMOS Cristo transfigurado (ressuscitado). E depois de transfigurados, DESCER novamente a Montanha (sair da igreja) para continuarmos a nossa caminhada, dispostos a enfrentar o mundo e os seus problemas... Igreja construída no Monte Tabor

  14. Agora, site dedicado para que você possa desfrutar, à hora que quiser, destas Mensagens; acesse este endereço: http://www.buscandonovasaguas.com Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

More Related