1 / 16

E s p i r i t i s m o : U m a D o u t r i n a E c o l ó g i c a

E s p i r i t i s m o : U m a D o u t r i n a E c o l ó g i c a. Em “O Consolador”, Emmanuel, pela psicografia de Francisco C. Xavier, responde as seguintes questões: “Como devemos compreender a Natureza?”

jewell
Download Presentation

E s p i r i t i s m o : U m a D o u t r i n a E c o l ó g i c a

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. E s p i r i t i s m o : U m a D o u t r i n a E c o l ó g i c a

  2. Em “O Consolador”, Emmanuel, pela psicografia de Francisco C. Xavier, responde as seguintes questões: • “Como devemos compreender a Natureza?” • resposta de Emmanuel: “A Natureza é sempre o livro divino, onde a mão de Deus escreveu a história de sua sabedoria, livro da vida que constitui a escola de progresso espiritual do homem evoluindo constantemente com o esforço e a dedicação de seus discípulos”.

  3. “As manifestações de vida dos vários reinos da Natureza, abrangendo o Homem, significam a expressão do Verbo Divino, em escala gradativa nos processos de aperfeiçoamento da Terra?” • resposta de Emmanuel: “Sim em todos os reinos da Natureza palpita a vibração de Deus, como o Verbo Divino da Criação Infinita; e, no quadro sem-fim do trabalho de experiência, todos os princípios, como todos os indivíduos, catalogam os seus valores e aquisições sagradas para a vida imortal.”

  4. “O meio Ambiente influi no Espírito?” • resposta de Emmanuel: “O meio ambiente em que a alma renasceu, muitas vezes constitui a prova expiatória; com poderosas influências sobre a personalidade, faz-se indispensável que o coração esclarecido coopere na sua transformação para o bem, melhorando e elevando as condições materiais e morais de todos os que vivem na sua zona de influência”.

  5. O Universo existe por três grandes princípios: • DEUS • Causa Primeira, Inteligência Suprema, Criador e Lei do Universo • PRINCÍPIO MATERIAL • Dá origem a todas as manifestações e formas da matéria e da energia, em todos os planos • PRINCÍPIO INTELIGENTE • Tudo o que não é Deus e Matéria. Princípio que orienta a evolução da matéria e do qual é individualizado o Espírito

  6. Por que Deus criou o Universo ? • Deus criou o Universo por amor e para que suas criaturas evoluíssem até conseguir a verdadeira felicidade. • O objetivo maior do Universo, portanto, é a evolução, da criatura e da criação, incluso aí a natureza. • Não podemos nos esquecer, jamais, que todo o Universo evolui, Criatura e Criação, sob a égide do Princípio Inteligente.

  7. A ÉGIDE EVOLUCIONISTA DO PRINCÍPIO INTELIGENTE • O Princípio Inteligente evolui, apreendendo com a evolução da matéria e dos seres vivos; • O Princípio Inteligente estrutura a matéria e provoca sua evolução; • Do Princípio Inteligente evoluído, Deus individualiza o Espírito. ... do Átomo ao Arcanjo...

  8. Por que o Espiritismo é uma Doutrina Ecológica? • Por definição, o Espiritismo é uma doutrina filosófica, de cunho científico e conseqüências morais; • Como tal, considera Deus a causa primeira, Criador, Legislador e Lei do Universo; • No “Amar a Deus sobre todas as coisas”, está implícito no Espiritismo o respeito a toda a obra da Criação, incluso aí a natureza e as criaturas; • Na visão espírita de mundo, tudo se relaciona nas Leis Divinas ou Naturais, que regem o funcionamento do Universo como um todo;

  9. Na prática, o espiritismo foi pioneiro nas doutrinas holísticas e na consciência ecológica, pelo estudo e respeito as Leis Divinas ou Naturais. • A Ecologia, na visão Espírita , diz respeito à uma convicção profunda, consciência ecológica que deve vir do profundo respeito à qualquer forma de vida ou de manifestação da natureza, do respeito absoluto a Criatura e a Criação, que vem do “religare” espiritual, ou seja, da própria crença religiosa do Espiritismo.

  10. Amor, Educação, Espiritismo e Ecologia

  11. Existe um lindo axioma espírita, que nos foi deixado por Allan Kardec, que nos diz: “... Espíritas, amai-vos e instruí-vos ...”; • O Codificador da Doutrina, sob a orientação dos Espíritos de Luz, sempre insistiu nesse ponto, e se analisarmos com profundidade, veremos que toda a Doutrina Espírita e sua aplicação pode ser resumida nessa curta frase; • O Cristo já havia resumido a Lei Divina em “... Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo ...”, e se analisarmos a frase de Kardec concomitantemente com o ensino do Cristo, veremos sua profundidade e aplicabilidade prática;

  12. De fato, a Lei Maior é contida em “... amai-vos...”, pois para amar ao seu semelhante, verdadeira e irrestritamente, o indivíduo necessita, peremptóriamente, amar a Deus Criador e também a toda a sua Criação (quem não ama a Criação não consegue amar o Criador e vice-versa), o que inclui a natureza. • Quanto ao “... instruí-vos...”, Kardec discerniu com rara felicidade, o único instrumento capaz de habilitar o indivíduo para a construção de sua evolução e de sua felicidade, ou seja, o conhecimento, que municia o intelecto, a inteligência e a educação, que disciplina a razão e a lógica, que propicia o entendimento e o cumprimento da Lei Natural, incluindo o respeito ao semelhante, a toda a natureza e a toda a Criação.

  13. Para evoluir espiritualmente, o indivíduo deve buscar o conhecimento da “verdade”, ou seja, da compreensão do funcionamento das Leis Naturais que regem o Universo, incluso aí a Lei do Amor. “... conheceis a verdade e ela vos libertará... ; • Para tal, é importante que se desenvolva intelectualmente, é claro, pois o conhecimento intelectual embasa melhor o uso da lógica e do discernimento, permite o melhor entendimento dos fatos da vida, da natureza e da relação dos seres entre si e com toda a natureza (ecologia); • No entanto, se o indivíduo usa o seu conhecimento e a sua lógica sem um sólido critério ético e moral, não evolui, pois torna-se egoísta e comodista, incapaz de entender as relações sociais e com a natureza.

  14. É por isso que o espiritismo também é uma Doutrina Ecológica, pois só existe evolução e felicidade quando o ser humano entende sua missão no Universo, o que está fazendo aqui na terra, como funciona o Universo, o que é a Lei Natural, o que é Deus e qual a sua parte em tudo isso. • O respeito a tudo o que provém de Deus faz parte do respeitar-se a Deus. O amar a tudo o que vem do Pai Criador, é parte indissolúvel do “...Amar a Deus sobre todas as coisas...”.

  15. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA ANGELIS, Joana de. Após a Tempestade. Psicografia de Divaldo Pereira Franco. EMMANUEL. O Consolador. Psicografia de Francisco C. Xavier. GURGEL, Izabel. A Ecologia à luz do Espiritismo. (http://www.espirito.org.br/index.asp). PARCHEN, Carlos. Espiritismo e Ecologia. (www.parchen.hpg.ig.com.br). REVISTA de Espiritismo. Ecologia: Urgente e Necessária. Nr. 41, Outubro/Dezembro 1998.

More Related