1 / 28

Voice of the People™ - End of the Year Survey

Voice of the People™ - End of the Year Survey. Barômetro Global de Otimismo. Objetivo e metodologia. Objetivo.

jetta
Download Presentation

Voice of the People™ - End of the Year Survey

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Voice of the People™ - End of the Year Survey Barômetro Global de Otimismo

  2. Objetivo e metodologia

  3. Objetivo A WIN é uma associação que reúne as maiores empresas independentes de Pesquisa de Mercado do mundo. É uma plataforma global para intercâmbio de negócios internacionais entre mais de 70 países, presentes em todos os continentes. Um de seus objetivos é divulgar a opinião pública sobre grandes temas em discussão no mundo, momento em que seus membros realizam juntos pesquisas globais de caráter social. O Barômetro Global de Otimismo “Voiceofthepeople – Endoftheyearsurvey”tem o objetivo de medir a expectativa da população mundial para o ano seguinte, através dos indices de esperança e descrença. O estudo oferece uma visão de longo prazo, tendo sido realizado em diversos momentos críticos na história, desde 1977.

  4. Metodologia A pesquisa foi realizada em 65 países. Foram66.806 entrevistas,representando mais de 75% da população adulta global. As entrevistas foram realizadas pelas empresas de pesquisa em seus respectivos países, do G7, do BRIC, do Mundo Árabe e outros países espalhados por todos continentes Ásia, África, Américas, Europa e Austrália.

  5. Metodologia Global UNIVERSO População adulta de cada país AMOSTRAS Métodos amostrais foram aplicados em cada país, em geral, amostras estratificadas, selecionadas em multi-estágios. As margens de erro estão em torno de +/- 3,5 pontos percentuais, considerando um nível de confiança de 95%. COLETA DE DADOS Diversos métodos de coleta de dados foram utilizados, dependendo do contexto de cada pais: entrevistas pessoais (32 países), entrevistas por telefone (11 países) e entrevistas online (22 países). As entrevistas foram realizadas no período de outubro a dezembro de 2013. Mais detalhes poderão ser fornecidos mediante solicitação.

  6. Metodologia Brasil A pesquisa brasileira foi realizada por meio do IBOPE Bus, que utiliza uma amostra probabilística, representativa da população brasileira. • Margem de erro: O erro de amostragem é de no máximo 2 p.p., com 95% de intervalo de confiança. Os dados podem ser projetados para o total da população. • Coleta de dados: as entrevistas IBOPE Bus são pessoais e domiciliares, realizadas em dias úteis, diurno e noturno e nos finais de semana. Isto é importante para cobrir a presença do público alvo em casa. • Amostra:Foram realizadas 2.002 entrevistas domiciliares em âmbito nacional, no mês de dezembro de 2012, com: • - Homens e Mulheres • - de 16 anos ou mais • das classes socioeconômicas A, B, C, D e E (Critério Brasil). • em todas as regiões do Brasil

  7. RESULTADOS BRASIL

  8. Perfil da Amostra (%) Porte do Município (nº habitantes) Condição do município Região Base amostra: (2002)

  9. Perfil da Amostra (%) Sexo Classe Idade Base amostra: (2002)

  10. Perfil da Amostra (%) Escolaridade Renda Familiar (salário mínimo) Base amostra: (2002)

  11. EXPECTATIVAS PARA 2014

  12. A expectativa brasileira é de que 2014 seja melhor que 2013 (%) O próximo ano será melhor ou pior que ano que passou? • Desde de dezembro de 2008, a perspectiva dos Brasileiros para o ano seguinte permaneceu otimista, no patamarde 73%. • Pela 1ª vez, a proporção de otimistas sofre uma queda significativa: 57% • Aumenta a parcela que acha que 2014 será igual a 2013 (24%) e pior (15%).

  13. Observando a série histórica, a proporção de otimistas havia dobrado em 30 anos! Mas agora, retornamos ao patamar de 1997. O próximo ano será melhor ou pior que ano que passou? (%)

  14. Homens e mulheres tem a mesma crença em relação a 2014. No entanto, quanto mais elevada a classe social e a idade, menor o otimismo. A população do Sudeste é, de longe, mais pessimista que as demais regiões. O ano de 2014 será melhor ou pior que 2013?

  15. O próximo ano será melhor ou pior que ano que passou? Top 10 MaisOtimistas Top 10 “2014 = 2103” Top 10 MaisPessimistas

  16. Mais da metade dos brasileiros acredita que 2014 será um ano de maior prosperidade econômica em comparação a 2013 O ano que vem será um ano de maior prosperidade econômica, maior dificuldade econômica ou será igual ao ano que passou? (%) • Apesar da queda no otimismo relativo a economia do Brasil em relação a 2013, o otimismo brasileiro continua superior à média global : 32% da população mundial acredita que o ano de 2013 será de prosperidade econômica (vs 49% dos Brasileiros)

  17. Os mais otimistas com relação à prosperidade econômica no Brasil em 2014: classes DE e regiões norte/centro-oeste e nordeste Os menos otimistas: classes AB e regiões Sudeste e Sul. 2014 será um ano de maior prosperidade econômica, maior dificuldade econômica ou será igual à 2013?

  18. Embora tenha diminuído em relação ao resultado do ano passado, América Latina, Países Árabes e Ásia são as regiões mais otimistas com relação a economia. A Europa, tanto ocidental quanto oriental, permanece com índices de otimismo muito baixos. O ano que vem será um ano de maior prosperidade econômica, maior dificuldade econômica ou será igual ao ano que passou?  (%)

  19. O barômetro global de felicidade indica que 60% da população mundial está feliz, surpreendentemente maior do que nos últimos 2 anos.No Brasil, este índice é ainda maior: 71% dos brasileiros estão satisfeitos com suas vidas. Sentimento em relação a própria vida (%) Como você se sente em relação a sua vida atualmente?

  20. Sentimento em relação a própria vida: MAIS FELIZES DO MUNDO MAIS INFELIZES DO MUNDO

  21. As classes mais baixas apresentam índice menor de felicidade; quanto a menor a renda menor o índice. Sentimento em relação a própria vida

  22. Dentre os mais felizes no Brasil, encontram-se os moradores de municípios menores; quanto maior o município menor o índice de felicidade. Sentimento em relação a própria vida

  23. Falta de otimismo não necessariamente significa infelicidade. Na Europa ocidental há somente 11% de otimistas, mas, ainda assim 45% se declaram felizes. Destaque para a felicidade latino-americana! Sentimento em relação a própria vida  (%)

  24. A maior parte dos Brasileiros, se pudesse, não mudaria para outros países. O mesmo não acontece com o resultado global: principalmente europeus e asiáticos declaram que se mudariam para outros países. Os países mais atraentes são USA, Austrália e Canadá. Em qual país do mundo você gostaria de morar se não existisse nenhum tipo de barreiras ou impedimentos?  (%) Países preferidos

  25. Qual país você acredita ser a maior ameaça à paz no mundo hoje em dia?

  26. Aparentemente, não existe uma visão machista de que a mulher não pode ser líder de uma nação. Se os políticos fossem em sua maioria mulheres, o mundo seria um lugar melhor, pior ou igual?  (%)

  27. Percepção dos Brasileiros sobre os países da América do Norte e da América do Sul, de modo geral + EU – União Européia (%) LatAm Argentina Brasil Chile Colômbia Costa Rica Equador México Panamá Peru Venezuela Canadá EUA UE Base CONECTAí – 1000 internautas

  28. Contato: inteligencia@ibope.com

More Related