grandes eventos copa do mundo fifa 2014 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Grandes Eventos: Copa do Mundo FIFA 2014 PowerPoint Presentation
Download Presentation
Grandes Eventos: Copa do Mundo FIFA 2014

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 16
jerome-paul

Grandes Eventos: Copa do Mundo FIFA 2014 - PowerPoint PPT Presentation

76 Views
Download Presentation
Grandes Eventos: Copa do Mundo FIFA 2014
An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Grandes Eventos:Copa do Mundo FIFA 2014 Rafael Braga – Coordenador de Comunicação e Monitoramento de Mídia do Ministério da Defesa

  2. Governança para a Segurança PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA GSI / ABIN Coordenação de Inteligência COL FIFA Coordenação Local MINISTÉRIO DA DEFESA EMCFA (MD) COORDENADOR DE DEFESA DE ÁREA CASA CIVIL (Presidência) COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA CIVIL SESGE (MJ) MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Seg Local COL FIFA ABIN Regional

  3. Segurança: Áreas Específicas de Interesse Defesa Nacional Segurança Pública Defesa Aeroespacial e Controle do Espaço Aéreo Centros de Treinamento Estádios “Fan Fest” Defesa Estruturas Estratégicas Fiscalização de Explosivos Defesa Marítima e Fluvial Locais de Exibição Pública Cooperação nas Fronteiras Segurança e Defesa Cibernética Portos Aeroportos Rede Hoteleira Emprego Helicópteros Defesa QBRN Fronteiras Força de Contingência Estradas Escolta de Delegações Prevenção e Combate ao Terrorismo Pontos Turísticos

  4. Defesa de Estruturas Estratégicas • Caberá ao Coordenador do Centro de Defesa de Área (CCDA) definir as estruturas estratégicas que receberão a proteção das Forças Armadas. • As estruturas são monitoradas pelas MB, FAB e EB e podem ser ocupadas de acordo com as avaliações de risco feitas pela Abin, por intermédio de dados de inteligência devidamente coordenados com os órgãos responsáveis pelas respectivas estruturas estratégicas. • Essas estruturas escolhidas serão aquelas que, se total ou parcialmente comprometidas, colocariam em risco a realização da competição. Implicarão os setores de comunicações, petróleo, energia elétrica, abastecimento de água e transporte.

  5. Defesa Aeroespacial e Controle do Espaço Aéreo • Este eixo específico estará sob a responsabilidade do COMDABRA e DECEA, respectivamente. Nos dias de realização de jogos, o espaço aéreo será limitado para voos comerciais e privados com janela de restrição: uma hora antes da partida e quatro horas após o início do jogo. • Qualquer autorização de sobrevoos na região do estádio será submetida ao COMDABRA, inclusive as aeronaves das Forças de Segurança. A Fifa terá uma aeronave para as transmissões aéreas do estádio. • Obs.: Para a copa do mundo Fifa 2014 é possível que esse eixo sofra modificação sobre o horário de limitação para os sobrevoos (Questão polêmica na Mídia)

  6. Defesa Marítima e Fluvial • A cargo do Distrito Naval, a área nas imediações do estádio será patrulhada no sentido de impedir qualquer entrada de embarcação suspeita. • A Marinha também poderá realizar operação na região portuária de modo a permitir a segurança do local.

  7. Cooperação nas Fronteiras • O Brasil tem uma fronteira de 16,8 mil quilômetros com os dez países da América do Sul. Periodicamente, as Forças Armadas realizam as operações Ágata com o objetivo de combater ilícitos transfronteiriços. • ASCOM/MD e Centros de Comunicação preparam divulgação da megaoperação que será às vésperas da Copa do Mundo.

  8. Fiscalização de Explosivos • O Exército é quem tem a missão de fiscalizar o comércio de explosivos. A entrada e saída desses produtos são motivo de vistoria minuciosa nas empresas autorizadas. Por se tratar de um grande evento, 290 organizações militares foram envolvidas nesse processo de fiscalização, em todo o território nacional, para vistoriar depósitos e pontos de comercialização. • Para a Copa das Confederações Fifa 2013 foram utilizados 900 militares para a fiscalização nas respectivas áreas. Efetivo será reforçado para Copa do Mundo FIFA 2014.

  9. Segurança e Defesa Cibernética • Outro eixo a cargo do Exército. Por meio do Centro de Defesa Cibernética (CDCiber), os militares fazem o monitoramento na rede mundial de computadores tentando identificar possíveis ações que coloquem em risco qualquer estrutura operada por computadores. • O CDCiber não se dispõe a monitorar empresas privadas, mas a atuar na defesa contra “invasores” cuja as ações poderiam provocar danos, por exemplo, ocasionando incidentes graves ao evento.

  10. Defesa QBRN • Militares especializados em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear realizarão a vistoria/varredura nos estádios, centros de treinamento das seleções, campos oficiais de treinamento, hotéis oficiais, aeroportos, bases aéreas e comboios das delegações. • A operação tem por objetivo certificar se nos locais não há qualquer um desses produtos nocivos.

  11. Emprego de Helicópteros • As Forças Armadas têm por missão o emprego de helicópteros para a defesa aeroespacial, em apoio as operações terrestres, e as ações de contraterrorismo que poderão contar com câmeras (olho de águia) no patrulhamento dos locais de interesse.

  12. Prevenção e Combate ao Terrorismo • A missão, que é coordenada pelo Comando de Operações Especiais do Exército, conta com a participação de diversos especialistas neste tipo de operação, com destaque para o Exército, a Marinha, o Departamento de Polícia Federal e as Polícias Militar e Civil. • Todas as ações estão fundamentadas em protocolos de incidentes devidamente elaborados visando este grande evento.

  13. Força de Contingência • Como a segurança dentro dos estádios é privada e por conta da Fifa, as imediações dos campos ficarão por conta da segurança pública, ou seja, policiais federais e militares, além do Corpo de Bombeiros. • Caberá às Forças Armadas manter um efetivo aquartelado para ser empregado em caso de grande contingência, como por exemplo, falência das tropas de segurança pública.

  14. Cidades Sede Manaus Fortaleza Natal Recife Salvador Brasília Cuiabá Belo Horizonte Rio de Janeiro São Paulo Curitiba Porto Alegre

  15. Estádio Maracanã