brasil estrutura geol gica n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
BRASIL - ESTRUTURA GEOLÓGICA PowerPoint Presentation
Download Presentation
BRASIL - ESTRUTURA GEOLÓGICA

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 11

BRASIL - ESTRUTURA GEOLÓGICA - PowerPoint PPT Presentation


  • 148 Views
  • Uploaded on

O território brasileiro fica sobre a placa tectônica sul-americana e tem estrutura rochosa antiga e estável, livre de tremores intensos. Embora apresente estrutura geológica diversificada, não conta com dobramentos modernos em suas terras. BRASIL - ESTRUTURA GEOLÓGICA. Estruturas brasileiras.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'BRASIL - ESTRUTURA GEOLÓGICA' - jeremy-caldwell


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
brasil estrutura geol gica

O território brasileiro fica sobre a placa tectônica sul-americana e tem estrutura rochosa antiga e estável, livre de tremores intensos. Embora apresente estrutura geológica diversificada, não conta com dobramentos modernos em suas terras.

BRASIL - ESTRUTURA GEOLÓGICA
estruturas brasileiras
Estruturas brasileiras
  • O Brasil apresenta uma enorme extensão territorial, e por conta disso, ele apresenta três tipos de estruturas geológicas distintas, que são: Bacias Sedimentares, Escudos Cristalinos (Maciços Antigos) e Terrenos Vulcânicos.
slide3
Escudos Cristalinos: corresponde a cerca de 36% de todo o território brasileiro e são áreas em que suas estruturas foram constituídas no período Pré-Cambriano, onde predominam o processo de desgaste do relevo. Nessas áreas podem ser encontradas vários tipos de rochas, especialmente o granito e as metamórficas, que são onde se formam alguns minerais como o manganês e o ferro.
slide4
Bacias Sedimentares: correspondem a cerca de 58% do território brasileiro e são estruturas mais recentes que os Escudos Cristalinos, onde predominam os processos de sedimentação. Nas áreas em que o terreno foi constituído na era Paleozoica, podem ser encontradas jazidas carboníferas. Já nos terrenos formados na era Mesozoica, o petróleo é abundante. Nos terrenos da era Cenozoica acontece um processo de sedimentação bem intenso, correspondentes às planícies.
slide5
Terrenos Vulcânicos: ocupam apenas 8% do território brasileiro, ocorreu durante a era Mesozoica. Como o próprio nome já diz, esses terrenos foram submetidos a derrames vulcânicos, onde a lava originou as rochas de diabásio e basalto. Esse último é o grande responsável pela formação do tipo de solo mais fértil do nosso país, a tão conhecida “terra roxa”. No Brasil podemos encontrar estas estruturas geológicas na Bacia do Paraná.
slide6
Apesar de não possuir um tectonismo orogênico, o Brasil apresenta o tipo epirogênico, que são caracterizados por movimentos verticais, que ocorrem há mais de 70 milhões de anos, desde o período Cenozoico. São esses movimentos que explicam a existência de planaltos formados em bacias sedimentares aqui no Brasil. Além disso, eles também são a explicação para as depressões.
slide8
No mapa anterior, desconsidere a legenda.

Adote esta:

Bacias sedimentares (amarelo)

Escudos Cristalinos (verde)