100 likes | 236 Views
TRABALHO DE INGLÊS. NOME: ROBSON GONZALEZ SANTOS. N° 21. JANE AUSTEN.
E N D
TRABALHO DE INGLÊS NOME: ROBSON GONZALEZ SANTOS N° 21
Jane Austen(16 de dezembro de 1775- 28 de julho de1817) foi uma escritora inglesa proeminente, considerada por alguns como a segunda figura mais importante da literatura inglesa depois de Shakespeare. Ela representa um exemplo de uma escritora cuja vida sem grandes sobressaltos em nada reduziu a estatura da sua ficção.
Nasceu na casa da paróquia de Steventon, Hampshire Inglaterra, tendo o pai sido sacerdote e vivido a maior parte de sua vida nesta área. Ela teve seis irmãos e uma irmã mais velha, Cassandra, da qual era muito íntima.
Seu primeiro romance foi escrito aos 17 anos – Lady Susan – mas nunca tornou-se tão conhecido quanto “Orgulho e Preconceito” – escrito por ela em 1797 – o livro, num primeiro momento causou desconforto nos editores, o que causou mal estar no cenário literário que observava Jane Austen com desconfiança. Mas o romance alcançaria um sucesso curioso. • “Orgulho e Preconceito” (Pride & Prejudice) conta a história de mulheres no século XIX – uma história de um amor impossível que possui a pompa das produções sobre a vida das altas classes na Inglaterra vitoriana. Há por trás das questões sociais um bom humor, um charme e uma vitalidade cativante.
O livro acabou sendo adaptado para o cinema – mas como de costume, deixou a desejar. A produção acabou sendo classificada como sendo uma espécie de “Bridget Jones” no século XIX. • Jane Austen ainda publicou vários escritos com pseudônimos devido o preconceito atribuído a ela após a publicação de Orgulho e Preconceito. Depois, vieram outros grandes sucessos como Mansfield Park (1814) e Emma (1816) em um estilo menos ágil e humorístico, porém ganhando em serenidade e sabedoria, sem perda de sua típica ironia.
Jane morreu em Winchester, um ano antes de ser publicado Persuasion, no qual foi baseado o romance estrelado por Sandra Bullock e Keanu Reaves – A Casa do Lago. O Romance conta a história de duas pessoas que se conhecem e quase se apaixonam, só que não é o momento certo e elas se separam. Alguns anos depois elas se reencontram e tem a oportunidade de viver o quase amor novamente, mas elas se indagam sobre a espera e chegam a conclusão de que o tempo passou para ambos e já não há mais sinais daquele grande amor.
“Nunca houve dois corações mais abertos,Nem gostos mais semelhantes,Ou Sentimentos mais em sintonia!!!”Jane Austen (Persuasion) (1818)