1 / 10

Física Geral e Experimental II Prof. Ms . Alysson Cristiano Beneti

Instituto Tecnológico do Sudoeste Paulista Faculdade de Engenharia Elétrica – FEE Bacharelado em Engenharia Elétrica. Física Geral e Experimental II Prof. Ms . Alysson Cristiano Beneti. Aula 10 Calor e Trabalho Mecânico, Primeira Lei Termodinâmica, Mecanismos de Transferência de Calor.

jaunie
Download Presentation

Física Geral e Experimental II Prof. Ms . Alysson Cristiano Beneti

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Instituto Tecnológico do Sudoeste Paulista Faculdade de Engenharia Elétrica – FEE Bacharelado em Engenharia Elétrica Física Geral e Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti Aula 10 Calor e Trabalho Mecânico, Primeira Lei Termodinâmica, Mecanismos de Transferência de Calor IPAUSSU-SP 2012

  2. Considere um cilindro com um êmbolo móvel e um gás confinado neste cilindro. A força para cima sobre o êmbolo devido à pressão do gás é igual ao peso das esferas de chumbo colocadas sobre o êmbolo. As paredes do cilindro são feitas de material isolante, que não permite a transferência de calor. A base do cilindro está sobre um reservatório térmico (uma placa quente) cuja temperatura pode ser controlada. O sistema (gás) parte de um estado inicial i, descrito por uma pressão pi, um volume Vi e uma temperatura Ti. Deseja-se levar o sistema a um estado final f, descrito por uma pressão pf, um volume Vf e uma temperatura Tf. Este preocesso é chamado processo termodinâmico.

  3. Durante este processo a energia pode ser transferida do reservatório térmico para o sistema (calor positivo) ou vice-versa (calor negativo). O sistema pode realizar trabalho levantando as esferas de chumbo (trabalho positivo), ou receber trabalho das esferas de chumbo (trabalho negativo). W>0 Propriedades do Gás W<0 Q<0 Q>0

  4. Suponha que algumas esferas de chumbo são removidas do êmbolo, permitindo que o gás empurre o êmbolo e as esferas restantes para cima com uma força F, que produz um deslocamento infinitesimal dS. Como o deslocamento é pequeno, podemos supor que F é constante durante o deslocamento. Nesse caso, o módulo de F é igual a p.A, onde p é a pressão e A é a área do êmbolo. O trabalho infinitesimal dW realizado pelo gás durante o deslocamento é dado por:

  5. Na prática existem muitas formas de levar o gás do estado i para o estado f. A área sombreada representa o trabalho W realizado por um sistema ao passar do estado inicial i para um estado inicial f. O trabalho é positivo porque o volume do sistema aumenta; W continua a ser positivo, mas agora é maior; W continua a ser positivo, mas agora é menor; W pode ser ainda menor (trajetória icdf) ou ainda maior (trajetória ighf); Neste caso, o sistema vai do estado f para o estado i quando o gás é comprimido por uma força externa e seu volume diminui, o trabalho realizado pelo sistema é negativo; O trabalho líquido Wliq realizado pelo sistema durante um ciclo completo é representado pela área sombreada.

  6. Experimentos mostram algo surpreendente! A grandeza QW é a mesma para todos os processos termodinâmicos. Ela depende apenas dos estados inicial e final e não depende da maneira como o sistema passou de um estado para outro. Esta diferença QW representa uma propriedade intrínseca do sistema, que é a energia interna (Eint). Assim: A energia interna (Eint) de um sistema tende a aumentar, se acrescemos energia na forma de calor (Q) , e a diminuir, se removemos energia na forma de trabalho realizado pelo sistema. Para uma variação infinitesimal:

  7. 1) Processo adiabático: não ocorre troca de calor entre o sistema (gás) e o ambiente. 2) Processo a volume constante: o sistema não realiza trabalho. 3) Processos cíclicos: Após certas trocas de calor e de trabalho, o sistema volta ao estado inicial. 3) Expansões livres: São processos adiabáticos nos quais nenhum trabalho é realizado.

  8. Resumindo:

  9. 1) (Halliday, p.199) Suponha que 1Kg de água a 100C é convertido em vapor a 100C à pressão atmosférica padrão (1atm=1,01.105Pa) no arranjo da figura abaixo. O volume da água varia de um valor inicial de 1.10-3m3 do líquido para 1,671m3 do vapor. (Dado: Lv=2256KJ/Kg) Qual é o trabalho realizado pelo sistema durante esse processo? Qual é a energia transferida em forma de calor durante o processo? Qual é a variação da energia interna do sistema durante o processo?

  10. 1) (Halliday, p.209) Um gás em uma câmara fechada passa pelo ciclo mostrado no diagrama p-v da figura. Calcule a energia líquida adicionada ao sistema em forma de calor durante um ciclo completo. 2) (Halliday, p.209) Um trabalho de 200J é realizado sobre um sistema, e uma quantidade de calor de 70cal é removida do sistema. Qual é o valor (incluindo o sinal) (a) de W, (b) de Q e (c) de Eint? (Obs: 4,18J=1cal)

More Related