1 / 5

Perguntas?

Perguntas?. Jacó responde!. Thiago - O grupo começou quando, por quem?

jasper-roy
Download Presentation

Perguntas?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Perguntas? Jacó responde!

  2. Thiago - O grupo começou quando, por quem? Jacó- O grupo é fundado por mim, Jacó do Nascimento, Carlandreia Ribeiro, desde 1987. Começamos a desenvolver um trabalho de pesquisa sobre Palhaço (Clown) e daí surgiu as oficinas com os menores, as oficininhas, que tinham na época e apresentadas por Luiz Carlos Cardoso, que nos passou uma técnica muito boa de Clown. Ai começamos a desenvolver isso que começou de uma paixão de conhecer um pouco mais, ai fomos para o lado do teatro, fizemos oficinas durante um período e em 89 nos já estreamos com o nosso primeiro espetáculo de rua e em 90 já entramos no primeiro festival internacional de teatro, aqui de BH, que na época era montado pelo grupo Galpão. E o grupo Circo e Teatro Olho da Rua tem essa coisa de pesquisar e repassar linguagens e montamos um espetáculo meio surreal, com uma linguagem meio alternativa, hoje o povo trabalha muito em função da performance, tipo um cênico musical, é onde a ausência de linguagem, o verbo mesmo, a palavra é inexistente, com muitos sons, músicas e imagens. E isso despertou muito interesse já no nosso segundo festival em 92.

  3. Thiago - Existe alguma instituição que apadrinhou o grupo? Jacó - Atualmente não existe uma que apadrinha o grupo, mas sim que apadrinha os serviços que o grupo presta, mas não na produção só de teatro e sim no projeto Arte e Educação que é executado com a ajuda da lei de incentivo e temos o patrocínio da Holcim, que a matriz dela é em Barroso/MG, essa parceria já faz cinco anos. Que é um trabalho que a gente vem desenvolvendo com a produção teatral, ou seja, formar grupos de teatro, dar subsídios para esses grupos existirem independente da gente. Thiago - Como é feita a divulgação do trabalho? Jacó - A gente deixa materiais nas regionais, saímos distribuindo em lugares estratégicos, próximos ao tipo de público que a gente quer, próximo à escolas publicas de ensino fundamental e médio, crianças acima de 14 anos, que é um publico ótimo para se trabalhar. Temos também um trabalho voltado para a terceira idade, que já vem sendo desenvolvido a mais tempo, temos muito contato com as senhoras da região, fizemos um trabalho fantástico em São João Del Rei e agora queremos fazer esse trabalho fantástico aqui também.

  4. Thiago - E esses materiais são vocês mesmo que produzem? Jacó - Geralmente sim, eu faço a parte de imagem, alguns cartazes, um pouco do designe gráfico. A gente teve que se virar para dar conta de fazer as coisas. A gente não terceiriza muito, o grupo mesmo produz o conteúdo, alguns atores são músicos, por exemplo, e eles são responsáveis pela sonoplastia. Só não fazemos mesmo o que não é possível. Thiago - Qual o público alvo do grupo? Jacó - Começou com o adolescente e o adulto, mas depois ele ampliou demais, como a gente trabalha com circo e o circo pega as crianças de zero a oitenta anos, por isso não existe um público definido. Mas o maior grupo que nos acompanha são os jovens adultos e a terceira idade. Thiago - Como funciona a rotina de ensaios e espetáculos? Jacó - Geralmente é escolhido um texto, então esse texto e o autor que o escreveu é estudado, por exemplo, fizemos um espetáculo de O Auto da Barca do Inferno ficamos ensaiando quatro meses, num total de 72 ensaios de 6 horas cada, ou seja, é puxado, se for preciso ensaiar domingo tem que ensaiar domingo, além disso tudo tem prova de figurino, tem que correr atrás de cenografia, uma série de coisas.

  5. Thiago - Qual a maior dificuldade de hoje enfrentada pelo teatro de rua? Jacó -É o patrocínio, é o apoio financeiro. É teatro de rua, o publico não é obrigado a pagar, caso ele goste ele paga, mas isso não é certo. Thiago - Qual é o sonho atual do grupo? Jacó - É que nos ternemos uma espécie de grupo galpão, para que possamos viver e nos dedicar exclusivamente ao teatro, e não preocupar em ir para o escritório, ser bancário, professor. É viver do teatro, trabalhando com teatro.

More Related