1 / 15

O estudo da natureza.

FÍSICA. O estudo da natureza. Professor Peixinho. FÍSICA. O estudo da natureza. Ciência das coisas naturais (do grego physiké ); seu objetivo é o estabelecimento de Leis que regem os fenômenos da natureza, estudando as propriedades da matéria e da energia. Professor Peixinho.

jada
Download Presentation

O estudo da natureza.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FÍSICA O estudo da natureza. Professor Peixinho.

  2. FÍSICA O estudo da natureza. Ciência das coisas naturais (do grego physiké); seu objetivo é o estabelecimento de Leis que regem os fenômenos da natureza, estudando as propriedades da matéria e da energia. Professor Peixinho.

  3. Definições importantes 1. FENÔMENO: Significa acontecimento ou transformação, não possuindo o sentido de fato extraordinário ou algo incomum. Os fenômenos que ocorrem com os corpos recebem a seguinte classificação: 1a. FENÔMENO FÍSICO: Não altera a natureza dos corpos; Ex: Quando cortamos uma folha de papel, o papel continua sendo papel; não ocorre alteração em sua natureza. 1b. FENÔMENO QUÍMICO: Altera a natureza dos corpos; Ex: Quando colocamos fogo em uma folha de papel, o papel deixa de ser papel; ocorre alteração em sua natureza . Professor Peixinho.

  4. Divisões da Física MECÂNICA: Estuda os movimentos, relacionando três grandezas fundamentais: comprimento, tempo e massa; está subdividida em: Cinemática, Dinâmica, Estática, Gravitação e Hidrostática. TERMOLOGIA: Estuda os fenômenos térmicos; está subdividida em: Termometria, Calorimetria, Termodinâmica, Estudo dos gases e Estudo das dilatações térmicas. ÓPTICA: Estuda os fenômenos luminosos, sendo subdividida em: Óptica geométrica e Óptica física. ONDULATÓRIA: Estuda os fenômenos envolvendo ondas. A Acústica faz parte deste segmento da Física. ELETRICIDADE: Estuda os fenômenos elétricos, fundamentados nas propriedades das cargas elétricas; é subdividida em: Eletrostática, Eletrodinâmica e Eletromagnetismo. Professor Peixinho.

  5. Algumas unidades de medida: Exemplos 1 km = 1.103 m 1 Gm = 1.109 m 5 TA = 5.1012 A 123 MV = 123.106 V 2 ZL = 2.1021 L 8 Ym = 8.1024 m Professor Peixinho.

  6. Algumas unidades de medida: Exemplos 1 dm = 1.10-1 m 1 mm = 1.10-3 m 5 µA = 5.10-6 A 123 nV = 123.10-9 V 2 pL = 2.10-12 L 8 fm = 8.10-15 m Professor Peixinho.

  7. Mais algumas definições: PONTO MATERIAL: Um corpo é considerado ponto material quando suas dimensões são desprezíveis em relação às distâncias envolvidas na análise do movimento. Exemplos: 1. Um elefante movimentando-se no deserto do Saara. 2. A Terra em seu movimento de translação em torno do Sol. A Terra em seu movimento de translação. CORPO EXTENSO: Um corpo é considerado corpo extenso quando suas dimensões não podem ser consideradas desprezíveis em relação às distâncias envolvidas na análise do movimento. Exemplos: 1. Um elefante movimentando-se no picadeiro de um circo. 2. A Terra em seu movimento de rotação. A Terra em seu movimento de rotação. O carro estacionando é considerado um ponto material. Professor Peixinho.

  8. Mais algumas definições: TRAJETÓRIA: traçado geométrico formado pela união das sucessivas posições do corpo. A trajetória depende do referencial. Trajetória parabólica de certo corpo Trajetória de fogos de artifício Trajetória é uma grandeza relativa, depende do referencial. Observe que a trajetória da bola depende da posição do observador. Trajetória de descargas elétricas atmosféricas Professor Peixinho.

  9. Mais algumas definições: ESPAÇO (S): É posição de um corpo em relação a determinado ponto considerado como origem, ou seja, espaço nulo. ESPAÇO INICIAL (SO ): É a posição no instante inicial, ou seja, no instante t = 0 s. Notas:  * O espaço indica o local onde está o objeto; * O espaço não mostra a distância que o corpo percorreu; * O espaço pode ser considerado positivo, negativo ou até mesmo nulo; * Quando falamos que o espaço é nulo, quer dizer que naquele momento o corpo está passando pela origem dos espaços, ou seja, s = 0. Professor Peixinho.

  10. Exercícios: Professor Peixinho.

  11. Exercícios: A Anhangüera é uma importante rodovia do Estado de São Paulo. Aqui podemos ver representadas algumas cidades existentes ao longo dessa rodovia. Com base nessas informações, responda aos exercícios. 4 - Qual é o deslocamento escalar de um carro que vai, em cada trecho, sempre no mesmo sentido,             a) de São Paulo a Ribeirão Preto?             b) de Campinas a Pirassuminga?             c) de Ribeirão Preto a Campinas?             d) de Pirassuminga a São Paulo?             e) de Limeira a Ribeirão Preto e, em seguida, a Campinas? 5 - Qual é a distância percorrida em cada um dos trajetos indicados no exercício anterior? Professor Peixinho.

  12. Exercícios: 6 - Se um carro vai de Pirassununga a São Paulo e retoma a Pirassununga, qual é o deslocamento escalar e a distância percorrida por ele? 7 – Qual é a diferença entre distância percorrida e deslocamento escalar? 8 – Em que situação a distância percorrida é igual ao deslocamento escalar? 9 – Distância percorrida pode ser negativa? 10 – Deslocamento escalar pode ser negativa? Professor Peixinho.

  13. Respostas: 1 - Assinalar verdadeiro ou falso. 2 - Considere a seguinte situação. Um ônibus movendo-se numa estrada e duas pessoas: A sentada no ônibus e B parada na estrada. Ambas observam uma lâmpada fixa no teto do ônibus. A diz: "A lâmpada não se move em relação a mim, uma vez que a vejo sempre na mesma posição". B diz: "A lâmpada está se movimentando, uma vez que ela está se afastando de mim". Assinale a alternativa correta.             a) A está errada e B está certa.             b) A está certa e B está errada.             c) Ambas estão erradas. d) Cada uma, dentro do seu ponto de vista, está certa. O movimento depende o referencial             e) Não é possível determinar qual delas está certa. Professor Peixinho.

  14. Respostas: 3 - Qual é o espaço (posição)  de cada cidade mostrada na figura? São Paulo : S = 0 Campinas  : S = 90 km Limeira   : S = 150 km Pirassununga   : S = 210 km      Ribeirão Preto: S = 310 km 4 - Qual é o deslocamento escalar de um carro que vai, em cada trecho, sempre no mesmo sentido,             a) de São Paulo a Ribeirão Preto?   310 – 0 =310 km             b) de Campinas a Pirassuminga?  210 – 90 = 120 km             c) de Ribeirão Preto a Campinas? 90 – 310 = -220 km             d) de Pirassuminga a São Paulo? 0 – 210 =  -210 km             e) de Limeira a Ribeirão Preto e, em seguida, a Campinas? 90 – 150  = - 60 km 5 - Qual é a distância percorrida em cada um dos trajetos indicados no exercício anterior?             a) de São Paulo a Ribeirão Preto?   310 km             b) de Campinas a Pirassuminga?  120 km             c) de Ribeirão Preto a Campinas? 220 km             d) de Pirassuminga a São Paulo? 210 km             e) de Limeira a Ribeirão Preto e, em seguida, a Campinas? 380 km Professor Peixinho.

  15. Respostas: 6 - Se um carro vai de Pirassununga a São Paulo e retoma a Pirassununga, qual é o deslocamento      escalar e a distância percorrida por ele? Deslocamento escalar = 0   ( saiu e voltou para o mesmo lugar ) Distância percorrida = 420 km 7 – Qual é a diferença entre distância percorrida e deslocamento escalar? Deslocamento Escalar: É a diferença entre os pontos finais e iniciais de um espaço (trajetória). Para descobrir o valor do deslocamento, usa-se a equação: ∆s = s – s0 onde ∆s é s variação de espaço, s é a posição atual e s0 o ponto inicial (também chamado de origem) Distância Percorrida:É o valor da medida de todo o caminho feito por um objeto. 8 – Em que situação a distância percorrida é igual ao deslocamento escalar? Somente quando o móvel avança sem inverter o sentido de seu movimento na mesma trajetória. 9 – Distância percorrida pode ser negativa? Não, uma vez que indica o tamanho do caminho percorrido pelo móvel. 10 – Deslocamento escalar pode ser negativa? Sim, uma vez que indica a variação da posição. O sinal indica o sentido em que se variou a posição Professor Peixinho.

More Related