1 / 5

Francisco C aeiro

MárioMobil. Francisco C aeiro. Escola Básica Integrada Mário Beirão. Beja/ Beja. 4+2. 7º/9º CFQ/Carpintaria.

jabari
Download Presentation

Francisco C aeiro

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MárioMobil Francisco Caeiro Escola Básica Integrada Mário Beirão Beja/Beja 4+2 7º/9º CFQ/Carpintaria

  2. O nosso protótipo começou com a ideia de conseguir um chassis a partir de materiais reciclados (garrafão de plástico), e procurar materiais para conseguir as partes do motor e engrenagens, em impressoras velhas que existiam na escola. AINDA ESTÁ A PRECISAR DE ALGUNS AJUSTES QUE ESTARÃO PRONTOS EM BREVE.

  3. A construção começou pelo chassis. A ideia em utilizar um garrafão partiu de um aluno. O grupo analisou a ideia e decidiu que seria viável. O kit fotovoltaico que nos chegou permitiu fazer ensaios iniciais para percebermos que teríamos que utilizar mais placas fotovoltaicas e conseguir outro motor. A escola adquiriu mais placas fotovoltaicas e cedeu-nos duas impressoras velhas para podermos desmontar e conseguir materiais (motor e engrenagem). Motor e engrenagens de umaimpressora O iniciodaconstrução Montagem das P. Fotovoltaicas

  4. Os alunos, como já se disse anteriormente, procuraram uma solução para o chassis do MarioMobil e, a partir daqui, têm conseguido, com a ajuda dos professores ultrapassar dificuldades que vão surgindo. As maiores dificuldades são na gestão do tempo dos alunos do 9º ano. Estes estão na parte final do ano e têm a sua preocupação com os exames, testes, etc e, por vezes, não têm conseguido juntar-se para trabalhar no carro. O aluno do 7º ano tem revelado muito interesse e está mais disponível porque tem um currículo específico próprio de estudos. Na aula de carpintaria tem conseguido mostrar destreza no manuseamento dos materiais e ferramentas utilizadas na construção do carrinho. Fontes consultadas: http://prod031.sandi.net/energy/ http://www.pdfqueen.com/pdf/so/solar-car-construction/ http://www.builditsolar.com/Projects/Educational/educational.htm#Projects http://www.cienciaviva.pt/home/ Alunos a construir o protótipo.

  5. A nossa preocupação ainda não passou por uma eventual comercialização. Os alunos têm adquirido a noção que a energia solar fotovoltaica, tanto falada na nossa região, é de facto uma realidade muito próxima e que poderá ser muito mais utilizada, não só em larga escala mas também em pequenas utilizações do dia-a-dia. Os alunos já tinham noções de grandezas físicas eléctricas adquiridas nas aulas de CFQ, na componente de electricidade que faz parte do currículo. Os professores envolvidos estão a preparar um clube de energia solar para começar no próximo ano lectivo que poderá envolver ainda mais a escola e os fazer a inclusão do tema nos próprios currículos das disciplinas. O projecto foi divulgado em Conselho Pedagógico e teve grande aceitação no 2º ciclo por parte dos alunos. Como é o primeiro ano que estamos envolvidos pensamos que, após este “pontapé de saída”, nas próximas participações poderemos envolver muito mais a nossa escola.

More Related