slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
ITINERANTE 2010 – Professor, agora é sua vez! UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA Ministrante: Simone B PowerPoint Presentation
Download Presentation
ITINERANTE 2010 – Professor, agora é sua vez! UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA Ministrante: Simone B

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 17
irina

ITINERANTE 2010 – Professor, agora é sua vez! UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA Ministrante: Simone B - PowerPoint PPT Presentation

128 Views
Download Presentation
ITINERANTE 2010 – Professor, agora é sua vez! UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA Ministrante: Simone B
An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. ITINERANTE 2010 – Professor, agora é sua vez!UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICAMinistrante: Simone Braga da SilvaSetembro2010

  2. Introdução • Atualmente é de fundamental importância que o ensino de Química seja relevante ao estudante, isto é, que possa ser relacionado com o seu dia-a-dia, como assuntos que afetam a sua vida e a sociedade em que ele se insere( Chassot, 1990).

  3. Introdução • O dia-a-dia do professor é muito dinâmico e requer sempre a execução de trabalhos didáticos que estimulem o aprendizado. Esta é uma tarefa inerente ao trabalho docente que é comum em todos os níveis de ensino. Uma alternativa para a dinamização das aulas é variar as técnicas de ensino empregadas. O desenvolvimento de estratégias modernas e simples, utilizando experimentos, jogos e outros recursos didáticos, é recomendado para dinamizar o processo de aprendizagem em Química ( Soares, 2003).

  4. Introdução • Segundo Vygotsky, os jogos estimulam a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança aprimoram o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mentais e de concentração; e exercitam interações sociais e trabalho em equipe (VYGOTSKY, 1989).

  5. Introdução Do ponto de vista do professor, os jogos permitem identificar erros de aprendizagem e atitudes e dificuldades dos alunos. As dificuldades para a implementação dos jogos didáticos incluem a perda do caráter didático devido à má aplicação dos jogos; o sacrifício de outros conteúdos em função do tempo gasto com o jogo; a perda da característica lúdica da atividade pela interferência do professor; e dificuldades no acesso aos jogos e às informações que possam subsidiar o trabalho do docente (GRANDO, 2001).

  6. Memória no Laboratório • Memória no Laboratório: Utilização do lúdico facilitando a aprendizagem sobre Materiais de Laboratório no Ensino de Química. • AUTORES: SILVA, J.L. (IFPB) ; SILVA, H.F. (IFPB) ; VIEIRA, Y.L.D. (IFPB) ; SILVA, A.B.M. (IFPB

  7. Memória de laboratório • Este trabalho tem como objetivo a aplicação de um jogo didático como método facilitador do conhecimento à Química do Ensino Médio. Para isso, utilizou-se de um conteúdo químico ‘Materiais de Laboratório’ para a confecção do lúdico, tendo em vista o aprimoramento das aulas de Química, com os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Luiz Gonzaga Oliveira, João Pessoa - PB. A utilização do jogo possibilitou o desenvolvimento do raciocínio, argumentações a partir da metodologia lúdica, além de motivar o ensino-aprendizagem dos discentes

  8. Memória no Laboratório Figura 1: Memória no laboratório Figura 2: Alunos

  9. DOMINÓ DOS PLÁSTICOS • O dominó (Figura 1) foi desenvolvido a partir da classificação de reciclagem dos plásticos, com códigos que variam de 1 a 7 (Figura 2) e cada número representa uma determinada substância, no caso do número 7, ele engloba os plásticos que não estão incluídos nos outros números e os materiais que são produzidos a partir deles, o que proporciona ao aluno a aprendizagem da composição dos plásticos mais utilizados, a assimilação dos códigos da reciclagem, associando o número da classificação ao seu composto. O dominó possui o mesmo número de peças de um dominó tradicional (28 peças).

  10. DOMINÓ DOS PLÁSTICOS Figura 1 - Foto das peças do “Dominó Plásticos”.

  11. DOMINÓ DOS PLÁSTICOS Figura 2 - Simbologia utilizada para a identificação e separação de materiais plásticos em processos de reciclagem (ABNT/NBR 13230)

  12. Jogos didáticos como recurso facilitador da aprendizagem de algunsconteúdos de Química Orgânica para o Ensino Médio (MD) • Conceição de Fátima Alves Olguin1* (PQ), ÁlissonDadalt Fraporti1 (IC), Damaris Fidelis Furtado1 (IC), Francielle Silva da Costa1 (IC), Franciele Wolfart1 (IC), José Domingos Lopes Ferreira1 (IC). • Na disciplina de Projetos em Ensino de Química C, do 3º ano do curso de Química Licenciatura - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.- Campus Toledo. • Reconhecendo a resistência e a dificuldade dos alunos do ensino médio em aprender os conteúdos de Química, este trabalho teve como objetivo propor dois jogos didáticos contemplando os conteúdos de isomeria e nomenclatura de compostos orgânicos, como recursos capazes de contribuir para os processos de ensino e aprendizagem, facilitando a compreensão do conteúdo de forma motivante e divertida.

  13. Jogos didáticos como recurso facilitador da aprendizagem de algunsconteúdos de Química Orgânica para o Ensino Médio (MD) Nos livros didáticos do Ensino Médio, o conteúdo de isomeria é complexo, pois aborda muitos tipos de isomeria que o aluno tem que memorizar o jogo proposto, contempla 5 tipos de isomerias: de posição, de função, ótica, de cadeia, e geométrica (cis-trans). Ele é formado por 60 cartas organizadas em grupos de 5 cartas, onde cada grupo contempla 1 tipo de isomeria . Os jogadores devem formar trinca (conjunto de 3 cartas, duas com estruturas e 1 com o nome do tipo de isomeria entre elas).

  14. Jogos didáticos como recurso facilitador da aprendizagem de algunsconteúdos de Química Orgânica para o Ensino Médio (MD)

  15. Jogos didáticos como recurso facilitador da aprendizagem de algunsconteúdos de Química Orgânica para o Ensino Médio (MD) • O jogo de nomenclatura consiste em 48 cartas, divididas em 12 grupos de 4 cartas. Cada grupo corresponde a um tipo de grupo funcional. As cartas são distribuídas igualmente entre os jogadores (3, 4 ou 6) e ganha aquele que formar um maior número de quartetos (conjunto de 4 cartas do mesmo grupo funcional), conforme demonstrado na figura 2.

  16. Jogos didáticos como recurso facilitador da aprendizagem de algunsconteúdos de Química Orgânica para o Ensino Médio (MD)

  17. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CHASSOT, A.I.A educação no ensino de química. Ijuí: Editora da Unijuí, 1990. SOARES, M.H.F.B.; OKUMURA, F. e CAVALHEIRO, E.T.G. Proposta de um jogo didático para ensino do conceito de equilíbrio químico. Química Nova na Escola, n. 18, p. 13-17, 2003. VYGOTSKY, L.S.A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989. GRANDO, R.C.O jogo na educação: aspectos didático-metodológicos do jogo na educação matemática, 2001. Disponível em: http://www.cempem.fae.unicamp.br/lapemmec/cursos/el654/2001/jessica_e_paula/JOGO.doc Acesso em jul. 2007.