LIBERDADE
Download
1 / 13

LIBERDADE Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin - PowerPoint PPT Presentation


  • 89 Views
  • Uploaded on

LIBERDADE Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin. QUESTÕES FUNDAMENTAIS Podemos realmente ser livres? Liberdade é capacidade de fazer tudo o que se quer? Como somos livres, se não podemos fazer tudo o que queremos? A liberdade é sempre algo limitado? É possível ser livre com limites?

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'LIBERDADE Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin' - iolani


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
Liberdade adaptador por professor marcelo rocha contin

LIBERDADE

Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin


Liberdade adaptador por professor marcelo rocha contin

QUESTÕES FUNDAMENTAIS

  • Podemos realmente ser livres?

  • Liberdade é capacidade de fazer tudo o que se quer?

  • Como somos livres, se não podemos fazer tudo o que queremos?

  • A liberdade é sempre algo limitado?

  • É possível ser livre com limites?

  • Existe mesmo um destino para cada um?

  • Afinal, o que é liberdade?


O que a liberdade
O que é a liberdade?

  • Liberdade como faculdade de se determinar conscientemente em favor desta ou daquela escolha, sem constrangimento e em virtude apenas da sua vontade e de boas razões.



Vis es de liberdade determinismo
VISÕES DE LIBERDADEDeterminismo?

  • O Determinismo é uma corrente filosófica segundo a qual a ação humana é sempre provocada por causas anteriores. Assim, para os adeptos desta concepção, a liberdade não tem qualquer sentido.



Vis es de liberdade liberdade absoluta
VISÕES DE LIBERDADELiberdade Absoluta?

  • Liberdade Aboluta é uma corrente filosófica segundo a qual a ação humana possui condicionamentos que não são possíveis de serem superados, mas a vontade humana jamais pode ser condicionada, desta forma o homem é livre para fazer suas escolhas sem que haja constrangimentos para isto e ele deve arcar com as consequências de sua ação sem usar justificativas.


Vis es de liberdade o que o relativista
VISÕES DE LIBERDADEO que é o Relativista?

  • O relativismo é uma corrente filosófica segundo a qual a ação humana é livre, mas os fatores externos, incluindo a propria convivência coletiva impedem o ser humano de fazer o que deseja em absoluto, mas com a tomada de consciência da situação em que se encontra, permite ao Homem ser capaz de realizar-se nesta situação criando um meio termo emntre sua limitação física e social e sua capacidade de pensar.


Afinal somos realmente livres
AFINALSOMOS REALMENTE LIVRES?


Liberdade adaptador por professor marcelo rocha contin

Resposta determinista: a liberdade não existe, pois o homem é sempre determinado, seja por sua natureza biológica (necessidades, instintos), seja por sua natureza histórico-social (leis, normas, costumes). Nossas ações são sempre determinadas pelos fatores acima, portanto, a liberdade é uma mera ilusão.


Liberdade adaptador por professor marcelo rocha contin

Resposta existencialista (Absoluta): o homem é sempre livre. Embora existam determinismos sociais ou biológicos, o indivíduo possui uma liberdade moral que está acima dessas determinações. Ou seja, apesar de todos os fatores sociais e subjetivos que atuam sobre o indivíduo, ele sempre possui uma possibilidade de escolha e pode (e deve) agir livremente a partir de sua autodeterminação.


Liberdade adaptador por professor marcelo rocha contin

Resposta dialética (Relativista): o homem é determinado e livre ao mesmo tempo. Nessa perspectiva, não existe uma liberdade absoluta nem uma negação absoluta da liberdade. Embora nossa liberdade seja restringida por fatores que cercam a nossa existência concreta, podemos sempre tomar consciência (isto é, compreender) desses fatores e, a partir desta compreensão, é possível alargar nossas possibilidades de liberdade.


Os fil sofos e a liberdade
Os Filósofos e a Liberdade

  • Santo Agostinho e São Paulo: é possível querer o que não se pode fazer e é possível que se faça o que não se quer.

  • Hobbes: Liberdade e obrigação são incompatíveis.

  • Kant: Liberdade = liberdade de consciência (somente a conduta externa está sujeita a coibições).

  • Rousseau: liberdade = dever de obediência às próprias leis (vontade geral substitui a vontade individual) / A liberdade começou a existir com o surgimento do Estado.