slide1 l.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Coordenação Técnica no Futebol Uma Nova Proposta de Trabalho PowerPoint Presentation
Download Presentation
Coordenação Técnica no Futebol Uma Nova Proposta de Trabalho

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 13

Coordenação Técnica no Futebol Uma Nova Proposta de Trabalho - PowerPoint PPT Presentation


  • 144 Views
  • Uploaded on

Coordenação Técnica no Futebol Uma Nova Proposta de Trabalho. Cada vez sabemos mais sobre o futebol. O conhecimento humano se amplia a todo momento e, com ele o conhecimento sobre o futebol.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Coordenação Técnica no Futebol Uma Nova Proposta de Trabalho' - indivar


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

Coordenação Técnica no Futebol

Uma Nova Proposta de Trabalho

cada vez sabemos mais sobre o futebol
Cada vez sabemos mais sobre o futebol...
  • O conhecimento humano se amplia a todo momento e, com ele o conhecimento sobre o futebol.
  • Progressivamente vemos crescer o saber esportivo e, conseqüentemente, surgem as novas abordagens que balizam a performance do atleta.
do treinador faz tudo ao treinador orientador t tico
Do Treinador “faz tudo” ao Treinador “orientador tático”
  • O treinador, antes um eclético, um “faz-tudo”, hoje precisa de conhecimentos específicos cada vez mais apurados relacionados com as estratégias e táticas do futebol, tanto de sua equipe como dos adversários e equipes de destaque no cenário nacional e mundial.
  • Sem perder a noção do conjunto, da visão global, ele deve ter o apoio de especialistas em todas as áreas que, direta ou indiretamente, interferem na performance esportiva.
slide4

Especializações e equipe interdisciplinar...

  • Para se obter resultados expressivos no futebol profissional neste início de terceiro milênio vai exigir-se a atuação de uma equipe interdisciplinar ampla e complexa, com a participação de áreas especializadas como psicologia, nutrição, biomecânica, fisiologia, fisioterapia, serviço social, estatística, motricidade, pedagogia, computação etc., todas elas voltadas para o rendimento esportivo aplicado ao futebol.

Conhecimento “fragmentado” x Conhecimento integrado...

  • A simples presença de profissionais competentes em suas especialidades não vão mais garantir um ótimo rendimento sustentado das equipes de futebol. Estes profissionais devem possuir, entre si, unidade de valores e estarem profundamente envolvidos com a missão e metas de um trabalho comum a todos, de preferência balizados por um planejamento estratégico.
  • Para que isto ocorra é recomendável a presença, na equipe de trabalho, de um Coordenador Técnico, já que a integração de todas as áreas envolvidas na performance esportiva dificilmente dar-se-á de forma espontânea.
slide5

Coordenador Técnico e Treinador...

Organograma do Departamento de Futebol e o Poder do Treinador...

É preciso que se defina e se delimite o campo de ação de cada profissional participante da equipe interdisciplinar, e, fundamentalmente, do coordenador técnico em relação ao treinador. Este último deve estar afinado com as diretrizes definidas pela direção e sistematizadas tecnicamente pela coordenação.

Isto, entretanto, não pode e não deve tirar a autonomia do treinador para participar das decisões de escolha de atletas, definição do elenco e, sobretudo, escalação da equipe e decisões estratégicas antes, durante e depois dos jogos.

Todo o conjunto de conhecimentos necessários à busca da performance ótima deve ser coordenado por um profissional que não pode mais ser o treinador. Este deverá ter outras atribuições, voltadas para os aspectos técnico-estratégicos e táticos, de relação humana e, sobretudo, liderança para comandar o trabalho de campo e os jogadores diretamente.

Numa nova estrutura de trabalho, as funções de supervisionar, fiscalizar, organizar, integrar e, enfim, coordenar toda a equipe técnica de trabalho no futebol, antes exercida pelo treinador, deve ser desempenhada pelo COORDENADOR TÉCNICO.

slide6

Definindo o que é Coordenação Técnica...

Coordenação Técnica

é a função capaz de facilitar e fazer funcionar, na forma e no conteúdo, cada aspecto do trabalho técnico esportivo de modo integrado, com uniformização de diretrizes e princípios, estimulando o desempenho e a produtividade de todos os envolvidos no complexo processo de funcionamento de um departamento de futebol, através de seus setores técnico e administrativo, facilitando o alcance de um rendimento ótimo sustentado e criando-se um canal de comunicação mais estreito entre direção, comissões técnicas, funcionários e atletas de todas as categorias.

slide7

O Perfil do Coordenador Técnico...

  • Para exercer esta função, nova e complexa, nos clubes de futebol (e mesmo na seleção nacional), o Coordenador Técnico deve possuir alguns conhecimentos e qualificações especiais.
  • Deve ter noções básicas a respeito de todas as áreas que coordena, sejam elas técnicas, de saúde ou de serviços, sem que precise ser um especialista em qualquer uma delas. Fundamental é que tenha uma vivência futebolística sólida, se possível uma formação de nível superior, e, sobretudo, que acompanhe permanentemente os avanços constantes das técnicas e ciências esportivas e administrativas.
  • Além disso é indispensável que este profissional tenha também liderança, capacidade de avaliar situações com ponderação e equilíbrio, objetividade, eficiência e eficácia no conjunto de suas ações, e capacidade de comunicação e de relacionamento.
slide8

Níveis de Atuação do Coordenador Técnico...

  • O trabalho da Coordenação Técnica, propriamente dito, envolve basicamente três níveis de atuação:
        • Planejamento das atividades voltadas para o alto rendimento esportivo.
        • Controle rigoroso, individual e coletivo, desse rendimento.
        • Melhoramento permanente dos processos que conduzem ao alto rendimento esportivo.
slide9

Pré-requisitos...

Para que este novo processo proposto possa se desenvolver adequadamente é indispensável que existam alguns pré-requisitos que viabilizem um trabalho desta natureza.

Em primeiro lugar é necessário que haja vontade política do clube, através de seus dirigentes, para que, de forma consciente e sistemática, apóiem e participem de sua implantação e implementação.

Em segundo lugar são necessários alguns investimentos, fundamentais quando se fala, hoje, em profissionalização no seu mais puro sentido.

E em terceiro, porém não menos importante, é preciso que haja competência técnica e, sobretudo, espírito de equipe de todos os membros que participam da construção coletiva do trabalho em busca do ótimo rendimento esportivo.

slide10

Como começar? // O Diagnóstico do Departamento de Futebol

Sem antes entender qual é a identidade futebolística do clube, o que pensam e querem os seus dirigentes e sua coletividade, qual o perfil dos membros das diferentes comissões técnicas que compõem o departamento de futebol, qual o grau de profissionalização dos diferentes setores que compõem o clube e o próprio departamento de futebol, entre tantos outros aspectos que determinam o seu “modus operandi”, não é possível iniciar um processo sério de reformulação e mudanças.

slide11

Conclusões...

Os resultados obtidos até agora começam a indicar um novo rumo para a atual estrutura do futebol, necessária à superação da fragmentação de conhecimentos que tomou conta do trabalho técnico nos diferentes e principais clubes, com muitos profissionais (muitas vezes até competentes individualmente), mas que não conseguem dar objetividade e unidade às suas ações enquanto equipe, incluindo-se aqui direção, comissões técnicas, funcionários e jogadores.

Assim, cremos que a introdução de uma Coordenação Técnica, com as características aqui definidas, seja um caminho a ser seguido e possa representar uma contribuição para que o futebol brasileiro continue avançando no sentido de manter a própria hegemonia do futebol mundial.

slide12

Atribuições da Coordenação Técnica (1)

  • Assessorar a direção na definição do modelo e da política de futebol que se pretende implantar;
  • Orientar a organização e administração do departamento de futebol;
  • Definir tecnicamente o perfil dos profissionais que comporão as Comissões Técnicas das equipes profissional e das categorias de base, coordenando o trabalho realizado pelas mesmas;
  • Coordenar o trabalho das equipes de apoio e de serviços;
  • Coordenar a implementação do Planejamento Estratégico do departamento de futebol, administrando a consecução de metas de curto, médio e longo prazos, bem como a elaboração e implementação dos Projetos e Programas de cada área interdisciplinar que compõe o trabalho;
slide13

Atribuições da Coordenação Técnica (2)

  • Avaliar o desempenho dos profissionais (comissões técnicas e funcionários) e dos atletas, individualmente e em equipe;
  • Representar publicamente o departamento de futebol, no impedimento de sua Direção;
  • Assessorar a diretoria na elaboração e execução orçamentária do departamento de futebol, requisitando os recursos materiais, financeiros e humanos necessários a execução do Planejamento;
  • Interagir com as áreas administrativas do clube, visando facilitar a execução das atividades técnicas do departamento de futebol;
  • Participar na elaboração do Planejamento Estratégico de Comunicação e Marketing do Clube, integrando-o com o Plano de Metas do Departamento de Futebol.